Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR AMPLIA LIBEROU GERAL PARA 4ª DOSES DE PESSOAS COM 18+ DIA 25

Depois da entrevista no JN, a tendência de Bolsonaro é crescer ainda mais nas pesquisas, dizem especialistas
24/08/2022 às 15:40
     1. Salvador aplicará a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, através da estratégia “Liberou Geral”, nesta quinta-feira (25). Com isso, todas as quatro doses passam a ser disponibilizadas aos cidadãos adultos, mesmo que não sejam residentes na capital baiana.  O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

  2. A 4ª dose para imunossuprimidos com 12 anos ou mais e os cidadãos dos demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Segue ainda a vacinação para crianças de 3 a 11 anos em instituições de ensino da capital baiana.

  3. A imunização também continua para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022, do Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de 4 meses estarão aptas para receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose).

 4. Os postos funcionam das 8h às 16h.

 5. DOCUMENTOS: Pessoas com 18 anos ou mais – “Liberou Geral”: Se morador de alguma cidade da Bahia, é necessário ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado e apresentar o cartão de vacina físico ou digital (ConectSUS) atualizado, além de original e cópia do documento de identificação com foto e do comprovante de residência. Os residentes em Salvador devem levar carteira de identidade e cartão de vacinação.

 6. Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

 7. Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

 8. Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

 9. APRAZAMENTOS DESTA QUINTA (25):

*CORONAVAC - 2ª DOSE: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 17 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 29/7/2022
*PFIZER PEDIÁTRICA - 2ª DOSE: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 1º/7/2022
*2ª DOSE – CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 25/08/2022 – LIBEROU GERAL
*2ª DOSE – JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 24/6/2022
*2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 20/9/2022
*2ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 20/9/2022 – LIBEROU GERAL
*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 20/9/2022
*3ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 26/4/2022
*3ª DOSE: ADULTOS DE 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 26/4/2022 – LIBEROU GERAL
*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 29/6/2022
*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 23/3/2022
*4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 27/4/2022 - LIBEROU GERAL
*4ª DOSE: PESSOAS IMUNOSSUPRIMIDAS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 27/4/2022

 10. POSTOS:
1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS E 2ª DOSE DA PFIZER PEDIÁTRICA DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)
Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane (Itapuã), CSU Pernambués, Multicentro Liberdade, USF Curralinho, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 11. OBS: De acordo com a Nota Técnica Nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, que trata sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, as crianças com 11 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina Pfizer pediátrica, mas que, entre a primeira e a segunda dose, completaram 12 anos, deverão completar o esquema com o imunizante da Pfizer pediátrica.

 12. CORONAVAC PEDIÁTRICA - 1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS E 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

 13. Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Curralinho, UBS Cosme de Farias, UBS Manoel Victorino (Brotas), CSU Pernambués, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Joanes Centro Oeste, USF Jardim das Margaridas, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, UBS José Mariane (Itapuã), UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Luiz Braga (Pirajá), UBS Sergio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos I, USF São João do Cabrito, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 14. VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES - 08 ÀS 16 HORAS Drive-thru exclusivo para 3ª dose de adolescentes de 12 a 17 anos; 4ª dose de adultos de 18 anos ou mais; 4ª dose de trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais: Vila Militar (Dendezeiros), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris) 

  15. Pontos fixos exclusivos para 3ª e 4ª doses: Home Center Ferreira Costa e Estação Mussurunga (8h às 16h); Estação da Lapa e Shopping Bela Vista (9h às 16h).

  16. Postos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Santa Cruz (8h às 14h30), USF Federação, USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Sussuarana I, USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF Km 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF Santa Mônica, USF San Martim I, USF IAPI, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF Vila Nova de Pituaçu, USF Nova Brasília, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Recanto da Lagoa II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF San Martin II, USF Alto do Cabrito, USF Alto do Peru, USF Boa Vista São Caetano, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.
                                                *****
  17. Visando assegurar a aprovação do Projeto de Lei nº 23.030/2019, que garante à pessoa com surdez unilateral ter direito à reserva percentual de vagas em concursos e seleções públicas, o autor da proposta, deputado estadual Leo Prates (PDT), reuniu-se nesta semana com o colega parlamentar Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que firmou o compromisso de colaborar na com a união de esforços para que matéria alcance êxito na Casa, beneficiando toda a comunidade surda da Bahia.

  18. A proposta foi protocolada por Prates na Alba logo que assumiu o mandato estadual, em 2019, e estabelece que qualquer pessoa com deficiência possa ingressar em cargos públicos através da lei de cotas, da mesma maneira das que possuem a surdez bilateral.

  19. O deputado, que disputará a ascensão para o Congresso nacional nas próximas eleições de outubro, considera que a atual legislação precisa ser revista, visando a ampliação da acessibilidade, com a inclusão para as pessoas com surdez unilateral, que atualmente enfrentam dificuldade para ingressar no mercado de trabalho.

  20. O Quilombo Educacional Gbesa, pré-vestibular on-line e gratuito voltado para estudantes pretes de todo Brasil, está com inscrições abertas. Até 5 de setembro (segunda), é possível se inscrever por meio do formulário online a seguir, disponível também na bio do instagram do Quilombo Gbesa @Quilomboeducacionalgbesa. 


Formulário de inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTBF_FTBVVZ3e_4rF5LFAPn6HLInjCOAp8uYYn4AdVtSkl3g/viewform

 21. As aulas do pré-vestibular acontecem na plataforma Zoom, de segunda a sexta-feira, entre 18h30 e 21h. Além das aulas preparatórias para o vestibular, o GBESA oferece também acompanhamentos coletivos de percursos pedagógicos, aulões interdisciplinares e materiais pedagógicos para potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos/as estudantes e garantir um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio. Para se inscrever é preciso ser autodecladado/a negro/a, oriundo/a ou egresso/a de escola pública e com renda familiar de até 3 salários mínimos (R$3.300).