Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SAIBA QUEM SÃO OS ESTUDANTES DE SALVADOR E MATA QUE VÃO PARA PORTUGAL

Viagem faz parte do projeto “Era Uma Vez...Brasil” que acontece simultaneamente em oito cidades brasileiras
20/08/2022 às 09:22
     1. Viajar a Portugal e refazer os caminhos da família real portuguesa até a sua chegada no Brasil, conhecendo momentos e lugares importantes que fazem parte das origens da História do nosso país. Essa será a oportunidade de 12 alunos das redes municipais de Salvador e Mata de São João selecionados para um intercâmbio de dez dias em Portugal pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil”. 

  2. Além deles, dois professores também farão a viagem. Em novembro, eles se juntam a um grupo de mais de 90 estudantes e professores de outras seis cidades brasileiras que embarcam juntos para a Europa.

  3. O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a História do Brasil, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Além de Salvador e Mata de São João, a iniciativa mobiliza, simultaneamente, professores de História e alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de outras sete cidades brasileiras: Jacobina (BA); Belo Jardim (PE); e Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana (SP).  

  4. Os nomes dos intercambistas soteropolitanos e matenses foram anunciados em um evento realizado neste sábado, 20 de agosto, no Subúrbio 360. De Mata de São João, a professora Jaimelita Rodrigues dos Santos fará a viagem com os alunos Michele dos Santos da Silva, João Vitor de Souza Conceição, Wesley Gabriel Santos de Almeida, Lara Evelyn Calmon Santana, Jaqueline Silva Sales.

 5. Já em Salvador,  os selecionados são os alunos Kauã Sousa Lopes, Ianna das Mercês Nascimento, Josias Bispo dos Santos Oliveira, Silas de Araújo Barbosa, Cauã Reis dos Santos, Pedro Santos de Jesus, Vitória Paim Gonçalves, além da professora Barbara Dias Vergas. 

 6. Além do anúncio, o evento foi marcado também pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a terceira etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens - do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

  7. Na região, a iniciativa conta com a importante parceria do Grupo Rodonaves, patrocinador do “Era Uma Vez…Brasil”, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Mata de São João.

  8. Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. 

  9. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2022 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs “O Outro lado da História”.
                                                   *****
  10. A PMBA realizou, na manhã de sexta-feira (19), o encerramento do 1° Seminário da Legislação Militar, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

  11. O evento, que contou com a participação do Subcomandante geral da PMBA, coronel Nilton Machado, trouxe palestras sobre a nova padronização estética e de uniforme na corporação, normas aplicadas a eventos institucionais e a atividade de cerimonial.

  12. No último dia do seminário, o major Ramalho, do Exército Brasileiro, falou sobre o Regulamento de Continência e o Manual de Campanha, e o capitão Hemo Lacerda, da PM, falou sobre a legislação militar aplicável à corporação.

  13. Policiais militares do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) prenderam em flagrante dois indivíduos suspeitos de roubos na manhã de sexta-feira em São Rafael.

  14. Os militares realizavam rondas pela Av. São Rafael, quando foram acionados por populares, que relataram que dois homens em uma pick up estariam cometendo assaltos na região. De posse das informações referentes aos criminosos e ao veículo utilizado na ação, rondas foram iniciadas e um carro, com dois suspeitos, foi encontrado e abordado. Durante a busca, uma pistola falsa e aparelhos celulares foram encontrados.

  15. Os indivíduos foram imediatamente presos e encaminhados, juntamente com todo o material apreendido, para a 1ª DT para o registro da ocorrência.

  16. Entre os anos de 2020 e 2021 da gestão de Jair Bolsonaro, houve uma queda de cerca de 50% no número de iniciativas públicas voltadas ao atendimento da juventude brasileira na esfera federal. É o que revela um estudo desenvolvido pela organização de juventudes Engajamundo, em parceria com o Instituto Cíclica e o Instituto Veredas, cujo lançamento acontece neste sábado (20/08), na Praia do Flamengo, em Salvador, às 14h30.

  17. Esse e outros resultados da pesquisa intitulada de “Cadê as juventudes na política pública federal?” serão discutidos no evento, que tem por objetivo chamar atenção para o agravamento da invisibilização dos jovens nas concepções de políticas e programas sociais no país. Para participar do evento de lançamento, os interessados devem se inscrever previamente pelo Instagram da organização (@engajamundo). Também será possível acompanhar o evento pela transmissão online na plataforma.

  18. Segundo dados do Atlas da Juventude de 2021, o Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens, o que representa quase ¼ de toda a população. O recorte inclui todos que têm de 15 a 29 anos. Apesar dessa proporção ser expressiva, os pesquisadores observam que desde 2013, quando foi sancionado o Estatuto da Juventude, até o ano de 2021, foram mapeadas apenas 385 iniciativas do Governo Federal específicas para esse público. 

  19. Durante as gestões de Dilma Rousseff, Michel Temer e o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (2013-2019), a quantidade de iniciativas manteve-se distribuída de forma equilibrada, sem variações significativas. Porém, entre 2020 e 2021, houve uma queda drástica no número de iniciativas. Enquanto em 2019 foram mapeadas 50 iniciativas,  em 2020 esse número caiu para 26.

  20. Além disso, os pesquisadores observam que os direitos voltados à segurança e justiça; diversidade e igualdade; território e mobilidade, que já vinham sendo atendidos em baixa frequência, foram interrompidos neste mesmo período.