Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PARQUE SOCIAL PROMOVE NOVO CICLO AFRO-MODA EM REDE; INSCRIÇÕES ATÉ 22

O Afro-Moda em Rede ofertará as aulas gratuitas ao vivo e on-line.
10/08/2022 às 19:57
     1. O Parque Social vai promover um novo ciclo do Afro-Moda em Rede, projeto que visa contribuir na formação de mulheres para que possam transformar suas ideias em projetos de negócio no formato digital. As inscrições deverão ser efetuadas através do link  https:// bit.ly/ afroinscricaoparticipantes e devem ser realizadas até o próximo dia 22.

 2. A rodada de entrevistas on-line que vai selecionar as integrantes deste ciclo do projeto vai acontecer até o dia 24 de agosto e o resultado com as selecionadas será divulgado no dia 26 de agosto. O projeto, que ocorre em parceria com a Fundação Banco do Brasil, já concluiu quatro turmas entre janeiro e junho deste ano. O Afro-Moda em Rede ofertará as aulas gratuitas ao vivo e on-line.

 3. De acordo com a coordenadora do projeto, Vilma Neres, a atividade pretende contribuir tanto para as empreendedoras que estão na fase inicial dos seus negócios quanto para quem já empreende. Além disso, ela destacou que através da iniciativa o Parque Social contribui para emancipação social de jovens e mulheres soteropolitanas.

 4. "A proposta é que as participantes adquiram habilidade com o uso de ferramentas digitais e segurança ao buscarem transformar uma ideia em um projeto de negócio na área de moda afro ou, ainda, queiram melhorar uma atividade comercial já existente", explicou.

 5. Serão formadas duas turmas, sendo uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. A carga horária prevista é de 50 horas. As aulas terão início no dia 5 de setembro e seguirão até 28 de outubro. Cada participante receberá um kit didático, um chip com pacote de dados móveis para acesso à internet durante o curso e será convidada a participar de um ensaio fotográfico de branding, ou seja, marca pessoal.  

 6. Requisitos e conteúdos – Para concorrer a uma vaga do Projeto Afro-Moda em Rede, a candidata precisa ser mulher, ter idade a partir de 16 anos, residir em Salvador e cursar, ou já ter concluído, o Ensino Médio. Além disso, ela precisa querer transformar uma ideia em um projeto de negócio digital na área de moda afro e que contribua para o bem-estar da comunidade em que o negócio será inserido.

 7. O Projeto Afro-Moda em Rede prepara cada participante para uma atuação empreendedora autônoma em todas as etapas de construção do negócio. Ou seja, a grade curricular envolve conteúdos relacionados ao fortalecimento da autoestima da participante, compreensão e prática do conceito de empreendedorismo social, fotografia digital, redação publicitária, informática, monetização e e-commerce, marketing de negócios e pessoal.

 8. Com esta formação, ao final do projeto as participantes estarão aptas para redigir um projeto de negócio além de adquirir segurança para planejar as finanças do empreendimento, criar e gerenciar conteúdos digitais direcionados à promoção da atividade comercial.
                                                         *****
 9. O Governo da Bahia disponibilizou, nesta quarta-feira (10), um novo crédito do Bolsa Presença para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica e que estão cadastradas no CadÚnico, conforme calendário anual do programa. O crédito é de R$ 150 por família e acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado.

10. O programa tem como objetivo assegurar que os estudantes permaneçam na escola. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

  11. Há exatamente 83.707 documentos guardados entre 80 postos fixos da Rede SAC no Estado da Bahia. São 43.700 carteiras de identidade, 37.196 carteiras de habilitação (CNH) e 2.811 passaportes que precisam ser apenas retirados pelos proprietários. Para buscar o documento o procedimento é simples. Basta ir à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio.  

  12. Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (6.036), incluindo 758 passaportes, seguido pelo Barra (5.926) e Salvador Shopping (3.920). Nas unidades do interior da Bahia, o maior número de documentos represados cabe ao posto Feira II, que fica ao lado da rodoviária da cidade, com 4.294, sendo 326 passaportes. Há ainda outros 697 passaportes entre os postos Barreiras, Conquista II e Ilhéus. 

  13. O RG, após seis meses nos postos SAC é devolvido ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) para incineração. A CNH fica no SAC até se esgotar o prazo de validade do documento. Após isso, é devolvido ao Detran para descarte. 

 14. A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, destaca que esse montante acarreta problemas de armazenamento nos postos. "É preciso criar espaços nas unidades para guardar esses documentos, além de alocar funcionários para fazer a guarda e organizar. Então, é fundamental que o cidadão vá ao posto buscar o seu documento", salientou.  

  15. Para ter acesso aos postos SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo doses de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

  16. As diversidades, potências e iniciativas periféricas soteropolitanas são pauta principal do coletivo Entre Becos, que nasce produzindo uma newsletter quinzenal com reportagens contrapondo as narrativas violentas e estereotipadas sobre esses bairros. O grupo é formado por jornalistas, cientistas sociais e agentes culturais periféricos, sob a coordenação de quatro mulheres: Brenda Gomes, Bruna Rocha, Rosana Silva e Gabrielle Guido. 

  17. Lançada no dia 03 de agosto de 2022, a edição 0 da newsletter apresenta a proposta do boletim e conta a trajetória do coletivo que, por meio do jornalismo, vem buscando espaços para contar as histórias vindas dos becos e vielas da cidade. A publicação está disponível no link da plataforma https://entrebecos.substack.com/ .  

  18. A diversidade e o olhar aguçado desses correspondentes moradores de  diferentes endereços de Salvador é o diferencial do jornalismo proposto pela equipe. 

  19. Diversas ações na área de saúde serão oferecidas gratuitamente à população na Feira Social do Mané Dendê, a ser realizada no próximo sábado (12), das 9h às 16h, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, em Rio Sena. Na ocasião, os cidadãos terão acesso a atendimento médico – serão disponibilizadas 50 senhas -, orientação sobre planejamento familiar e pré-natal e aferição de pressão arterial e glicemia.

  20. Serão promovidos, ainda, serviços de odontologia, distribuição de preservativos, imunização contra Covid-19 e gripe (Influenza), com oferta de 200 doses para cada imunizante, e vacinação de cães e gatos. Para os atendimentos, os interessados devem apresentar documento de identificação, Cartão SUS e carteira de vacinação.

 21. Além dos serviços em saúde, a Feira Social do Mané Dendê também terá iniciativas nas áreas social e de educação, como inclusão e atualização cadastral do Cadastro Único (CadÚnico) e cadastramento de crianças para vagas no Ensino Infantil da rede pública. Haverá oficinas do Simm Prepara, acesso a informações sobre o CredSalvador e cadastro para banco de dados do programa Treinar para Empregar, Afrobiz e Afroestima.