Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CONSELHO DA COMUNIDADE NEGRA TEM SEDE REVITALIZADA NO PELOURINHO

Está confirmada a realização da 2ª edição do Bahia Surf Festival, competição que integra o Circuito Baiano de Surf. Em agosto, setembro e novembro, as praias de Ipitanga, Itacimirim e Imbassaí
05/08/2022 às 08:14
     1. Com 35 anos de atuação na Bahia, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) teve sua sede revitalizada pelo Estado da Bahia, no Centro Histórico de Salvador. A entrega do equipamento acontece nesta segunda-feira (8), às 14:30h, compondo o “Agosto da Igualdade”, calendário em alusão à Revolta dos Búzios, um dos maiores levantes negros e populares registrados no país. 

  2. O espaço, que fica na Rua do Passo, nº 42, no Pelourinho, contou com investimento na ordem de R$ 310 mil, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

  3. A requalificação incluiu reforma estrutural, pintura, aquisição de equipamentos e mobiliário, paisagismo, dentre outras intervenções. A partir da inauguração do espaço, as salas do casarão passam a receber os nomes de lideranças históricas da luta antirracista, a exemplo de Jônatas Conceição, Makota Valdina Pinto e Alaíde do Feijão, além de galeria de presidentes do colegiado.

  4. O CDCN também tem passado por um processo de ampliação, agora com maior representatividade, democratização e dinamização do seu funcionamento. Através de decretos estaduais, foram criados assentos para os segmentos LGBTQIA+, da juventude negra e população em situação de rua, por exemplo, além de inserir outras secretarias estaduais na composição do órgão. Outro avanço histórico é a alternância entre poder público e sociedade civil na presidência do colegiado.
                                                                  *****
  5.Está confirmada a realização da 2ª edição do Bahia Surf Festival, competição que integra o Circuito Baiano de Surf. Em agosto, setembro e novembro, as praias de Ipitanga, Itacimirim e Imbassaí serão as capitais brasileiras do surfe. O presidente da Federação Baiana de Surf, Marcelo Barros, celebra a chegada do torneio, de um dos esportes que mais crescem no Brasil.

  6. “A primeira edição foi um sucesso. Por isso, não havia motivos para a não realização da competição. Esperamos nessa nova edição um engajamento ainda maior, seja do número de participantes, mídia e público que estará no local prestigiando”, declara.

  7. Além do surf tradicional, o Bahia Surf Festival também terá modalidade longboard, praticado com pranchas mais longas. “Mesmo sendo uma competição para atletas amadores, os atletas que pontuarem vão entrar para o ranking baiano”, completa o presidente.

  8. Interessados em participar da competição precisam acessar os sites https://www.bahiasurffestival.com.br  www.ticketsports.com.br e realizar inscrição.

  9. O evento será realizado pela Federação Baiana de Surf (FBSurf), entidade que representa e organiza o surf baiano desde 1976, e tem o apoio do Governo da Bahia através da Superintendência do Desporto do Estado da Bahia - Sudesb / SETRE e a Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer -SETREL/Prefeitura de Lauro de Freitas.

  10. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) aumentou, no início deste mês, a capacidade de senhas diárias para agendamento de atendimentos nos postos da Rede SAC. A partir de agora, a quantidade de senhas disponibilizadas, diariamente, para agendamento passa de 320 para 650, elevando em 103% a capacidade de atendimento.

 11. A medida foi tomada após resultados da pesquisa de satisfação do contribuinte. Com isso, a pasta revisou os números e ampliou a oferta de guichês espalhados pela cidade, oferecendo mais qualidade no atendimento ao soteropolitano.

 12. A ampliação contempla os postos instalados nas unidades localizadas em Cajazeiras, Comércio, Periperi e na estação de metrô de Pituaçu, além dos shoppings Barra e Bela Vista. De acordo com a secretária Giovanna Victer, a intenção é promover uma maior descentralização do atendimento, disponibilizando acesso mais fácil ao contribuinte.

 13.“Estamos trabalhando para melhorar a maneira que nos relacionamos com o cidadão e humanizar os serviços oferecidos pela pasta. A ampliação permitirá a disseminação das demandas, do posto central para outras unidades espalhadas pela cidade, qualificando nosso atendimento e oferecendo mais celeridade na realização de serviços”, apontou.

 14. Acesso – Os atendimentos na rede SAC são realizados através de agendamento e demanda espontânea. As unidades dos shoppings Barra e Bela Vista funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Já nos postos do Comércio, Cajazeiras e Pituaçu, o funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 16h. No SAC Periperi, o atendimento é das 8h às 17h, também de segunda a sexta.

 15. Além disso, o contribuinte pode optar pelos guichês instalados nas Prefeituras-Bairro da Barra/Pituba, Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio e Valéria, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Outra opção é o balcão situado no SAC do Empreendedor, localizado na Baixa dos Sapateiros, que funciona exclusivamente através de agendamento.

 16. Serviços on-line – A Sefaz também ampliou para 38 o número de serviços disponibilizados, no Formulário de Atendimento Virtual (FAS), incluindo o resgate enfiteuse, restituição de foro e laudêmio, contestação de foro, certidão de autorização de transferência, transferência de domínio útil, cancelamento de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e baixa de débito de ISS no sistema Nota Salvador.

 17.Com o acréscimo, a pasta atingiu a marca de 85 procedimentos digitais, contando os serviços disponibilizados através do site institucional (www. sefaz. salvador. ba. gov. br) e da ferramenta de atendimento virtual (fas. sefaz. salvador. ba. gov. br).

 18.  Dois bairros que são marcos da experiência de vida, histórica e contemporânea, em Salvador foram os escolhidos para receberem as ações de encerramento do Programa de Curadoria para Arte no Espaço Público do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Nos dias 10 e 11 de agosto, quarta e quinta-feira, a partir das 20h30, a fachada principal da Igreja da Senhora de Sant’Ana, no coração do Rio Vermelho, receberá projeções de videomapping criadas em parceria com o VJ Gabiru.

 19. Já no bairro do Comércio, a ação se concentrará no dia 10 de agosto, numa programação que se estenderá das 13h às 17h, com a participação de diversos artistas e coletivos. As atividades do dia vão se concentrar na Praça Marechal Deodoro, onde fica o Monumento das Nações: 1) intervenção sonora, com auxílio da comunicação popular de carrinhos de café, bicicleta e moto de som; 2) uma instalação temporária, em formato de tenda, com oficina de lambe-lambe e rodas de conversas; 3) exposição de fotografias em lambe-lambe; 4) além de instalação de esculturas na praça.

20. Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, reforça a importância de os grupos refletirem sobre pontos que pairam no imaginário popular como expressões da Bahia. “É uma maneira de dialogar com o espaço físico de Salvador, em toda sua vivacidade e movimento, pensando nas questões que atingem a cidade no momento presente, traçando outras ideias para possíveis futuros”, completa.