Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO DESTACA ANA COMO RECONHECIMENTO DAS MULHERES NA POLÍTICA

Neto ponderou que, nesse momento, o anúncio de uma pré-candidata ao Governo da Bahia se traduz como um chamado para que as mulheres ajudem a pensar o futuro do estado.
04/08/2022 às 08:12
   . Ao justificar a escolha de Ana Coelho para ser a candidata a vice-governadora, ACM Neto disse que 
"Nesses últimos meses todos acompanharam que muitas foram as conversas com os partidos que integram a nossa aliança. Ouvimos as nossas bancadas e conciliamos tudo isso com um perfil que pudesse atender às expectativa que as pessoas têm em relação ao nosso projeto”, explicou.

2. “Muitos me viram falar que a nossa pré-campanha tem sido marcada por uma presença muito forte das mulheres. Elas têm ido às ruas, se manifestado e levantado sua voz. As mulheres têm uma sensibilidade, principalmente, para enxergar o momento de mudança. Trazem uma esperança de um futuro melhor, de sonhar, e tudo isso se materializa no desejo de mudança, de um futuro melhor para a Bahia”, pontuou. “E eu já vinha dizendo que as mulheres teriam um lugar de grande destaque no nosso governo caso eu seja eleito em outubro deste ano”, acrescentou o pré-candidato.

3. Neto ponderou que, nesse momento, o anúncio de uma pré-candidata ao Governo da Bahia se traduz como um chamado para que as mulheres ajudem a pensar o futuro do estado.

4. “Esse é um reconhecimento da importância da presença das mulheres na política, e um chamado para que elas nos ajudem a pensar nessa Bahia que queremos para o nosso futuro.”, destacou. “Ana poderá ser a primeira vice-governadora do estado da Bahia. Com nossa chapa, estamos quebrando paradigmas e garantindo o peso e a importância da representação das mulheres na política baiana", salientou ACM Neto ao apresentar Ana Coelho em coletiva de imprensa.

5. “Isso é algo que sempre esteve nos meus planos, a possibilidade de apresentar para a Bahia uma chapa forte, que reúne densidade político eleitoral, mas também atende à expectativa dos baianos. A capacidade de olhar para o futuro e projetar uma Bahia melhor para toda a população”, enfatizou.

6. Ana Coelho ressaltou que se sente honrada com a oportunidade, e disse estar preparada para enfrentar a missão que avaliou como uma das maiores de sua vida.

7. “Essa escolha foi uma surpresa, e eu me sinto muito honrada com a decisão. Aqui eu me sinto em casa. Estou feliz e espero poder contribuir com esse projeto tão importante para o futuro da Bahia. Estou aqui para agregar. Entendo a importância dessa representatividade feminina e estou pronta para somar. A gente está fazendo isso por uma Bahia melhor. Cada um de nós tem que se doar um pouco", apontou.

8. “É um momento muito emocionante. Vou estar aqui de corpo e alma, me doando. A partir de agora, meu estudo e minha dedicação estarão voltados para o futuro da Bahia”, completou a pré-candidata a vice-governadora.

9. Quem é Ana Coelho: A pré-candidata a vice-governadora é publicitária, empreendedora, gestora, mãe de três filhos e foi a primeira mulher a assumir a Presidência da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP). CEO do Grupo Aratu, afiliada ao SBT na Bahia, criou e fundou o Scream – Salvador Creativity and Media Festival, maior evento de criatividade e mídia do Nordeste. Fundadora e conselheira da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia, Ana Coelho é especialista em liderança pela Stanford Business School, e, hoje, também ocupa a vice-presidência da Associação Comercial da Bahia. Ela é casada com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB).

10. O presidente do Solidariedade na Bahia e candidato a deputado estadual, Luciano Araujo, parabenizou ACM Neto pela escolha da empresária Ana Coelho como pré-candidata a vice-governadora. Ela é filiada ao partido Republicanos.

11. “O Solidariedade também aposta no empoderamento feminino”, disse Luciano Araujo. “As mulheres são 52 % da população brasileira e é preciso aumentar os espaços femininos no poder”, frisou. Segundo Araujo, a participação da mulher é muito importante para as mudanças necessárias na política brasileira.

12. Em 2021, em Paulo Afonso e Salvador o Solidariedade/Ba realizou o seminário “A Mulher que Lidera: Impactos da Pandemia no Universo da Mulher”.

13. Na palestra de abertura do evento, Luciano Araujo pontuou que “nas últimas eleições proporcionais de Salvador, o número de candidatas do Solidariedade foi maior do que o estabelecido pelas cotas, afinal o nosso partido acredita na força da mulher, e obviamente, não somente nos períodos eleitorais. O Solidariedade é um partido que luta em nível nacional e regional por direitos iguais para mulheres e homens”, disse.

14. Gilmária Santos, secretária municipal de Educação e secretária estadual da Mulher pelo Solidariedade, afirmou que “o nosso presidente, Luciano Araújo, realmente abre espaços para nós mulheres, não somente para serem candidatas. Pois trabalhamos em prol do empoderamento das mulheres em todos os setores da sociedade”, pontuou.

15. Intitulada “Personagens da Independência do Brasil na Bahia: estética e representação nos selos brasileiros”, a palestra faz parte da exposição comemorativa do Bicentenário da Independência. O evento acontece no Cineteatro  Góes Calmon, localizado no Museu Eugênio Teixeira Leal, no dia 18 de agosto, às 15h. A entrada é gratuita. 

16. A partir deste mês, todas as empresas com inscrição estadual na Bahia vinculadas às Diretorias de Administração Tributária das Regiões Norte (DAT Norte) e Sul (DAT Sul) deverão realizar as entregas de defesa de auto de infração e de notificação fiscal por meio dos Correios, via Sedex, para o endereço do Conselho da Fazenda Estadual (Consef): protocolo do prédio sede da Sefaz-Ba, 2ª Avenida, nº 260, térreo, Centro Administrativo da Bahia (CAB), CEP 41745-003, Salvador/BA.

17. O procedimento antigo, via e-mail, foi desativado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba). Todas as informações sobre os documentos necessários e forma de envio podem ser consultadas na Carta de Serviços ao Cidadão, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br.

18. Até o próximo dia 13, o Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim) está em festa para celebrar a data litúrgica da primeira santa brasileira. Um dos destaques da programação é o Domingo da Providência, que no próximo domingo (7) irá dedicar um dia inteiro à solidariedade, virtude que Santa Dulce nos ensina tão bem com seu gesto de amor ao próximo. 

19. Várias ações estão programadas para os turnos da manhã e da tarde, a exemplo do drive-thru da fé, montado no estacionamento do Santuário. Os motoristas e ocupantes dos carros que passarem no local, entre 11h e 16h, receberão uma bênção especial dos frades capuchinhos.

20. Programa para toda a família, o Domingo da Providência terá ainda apresentações musicais e a entrega da feijoada, vendida antecipadamente na secretaria da igreja (kits esgotados). Também no estacionamento do Santuário, será realizada a quermesse com a venda de produtos alimentícios e artigos religiosos. 

21. Após este domingo, a quermesse voltará a funcionar nos dias 12 e 13 de agosto. No Domingo da Providência, o público poderá demonstrar sua solidariedade, doando alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza ou recursos financeiros que ajudem na manutenção e ações sociais do Santuário.

22. Com o mesmo espírito solidário, os devotos e admiradores da primeira santa brasileira poderão ainda dirigir suas orações às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição fundada por Santa Dulce e que hoje enfrenta a pior crise financeira da sua história – cenário esse que ameaça a continuidade do acolhimento prestado a quase 3 milhões de pessoas por ano na Bahia.

23. Para ajudar a OSID a continuar atendendo o pobre, o doente, o mais necessitado, doações podem ser feitas através da chave PIX amigos@irmadulce.org.br, ou ligando para a Central de Relacionamento com o Doador (CRD), no telefone (71) 3316-8899.

24. Trezena, missas e procissão – Com o tema “A mulher que muito amou”, a Festa de Santa Dulce dos Pobres teve início no último dia 1º de agosto com a tradicional Trezena dedicada ao Anjo Bom do Brasil, que segue até o dia 12, sempre às 8h30 e às 16h. A culminância das homenagens será no dia 13 de agosto, quando milhares de fiéis de todo o país chegam ao Santuário para comemorar a data litúrgica de sua santa de devoção.

25. Além da Trezena, o Santuário contará ainda com uma grade de missas em diversos horários. Até o dia 12 de agosto, as cerimônias irão acontecer às 7h, 8h30,12h e 16h. Já no dia 13, a agenda de celebrações será expandida, com a inclusão de novos horários: 7h, 8h30, 10h30, 12h, 14h, 16h e 18h. 

26. Também no dia 13, a missa das 8h30 será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha; e após a missa das 18h acontecerá a Procissão Luminosa, que percorrerá o Caminho da Fé (do Santuário à Baixa do Bonfim) com a imagem de Santa Dulce no andor.

27. Para o público que for acompanhar a programação online, a Festa de Santa Dulce dos Pobres 2022 terá uma agenda especial com transmissão pelo canal YouTube do Santuário: www.youtube.com/santuariosantadulcedospobres.