Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DATAFOLHA APONTA LULA COM 47%; BOLSONARO 29% E CIRO 8%; TEBET 2%

Ciro Gomes se mantém como fiel da balança e 8% dos votos em 2022
28/07/2022 às 10:58
   1. Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) pelo jornal "Folha de S.Paulo" revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

2. A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

3. Foram apresentados como candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

4. Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno
Lula (PT): 47% (47% na pesquisa anterior, em junho)
Jair Bolsonaro (PL): 29% (28% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 8% (8% na pesquisa anterior)
Simone Tebet (MDB): 2% (1% na pesquisa anterior)
André Janones (Avante): 1% (2% na pesquisa anterior)
Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)
Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
Em branco/nulo/nenhum: 6% (7% na pesquisa anterior)
Não sabe: 3% (4% na pesquisa anterior)
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
                                                 *****
5. Após a chegada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o acusado de ser um dos líderes do tráfico de drogas se entregou e libertou a companheira que estava mantida como refém dentro da residência, na localidade de Casinhas, em Valéria, na tarde desta quinta-feira (28). Policiais da 31ª CIPM conseguiram libertar, pouco depois de chegar ao local, o filho do acusado, que estava dentro do imóvel. Com o homem foi apreendida uma arma de fogo.

6. As guarnições da unidade responsável pela área contaram com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp BTS, Operação Gêmeos, Graer e 18ª CIPM. Ao chegar ao local, os militares foram recebidos com disparos de arma de fogo por um grupo criminoso, houve intensa troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.  

7. Após manter a mulher como refém durante duas horas e se entregar, o acusado foi encaminhado para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) onde uma pistola apreendida com ele também foi apresentada.

8. Nesse momento os pms seguem no local realizando diligências. As equipes continuarão no bairro intensificando as ações contra a criminalidade, com o objetivo de manter a tranquilidade dos moradores.

9. A Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu, na manhã desta quinta-feira (28), uma palestra em homenagem ao Julho das Pretas. O evento reuniu guardas em formação, que ouviram palestras sobre racismo, proferidas pelos agentes Ângela Oliveira e Thiago Santos. A atividade foi mediada por profissionais do Núcleo Psicossocial (Nups) da GCM, composto por psicólogos e assistentes sociais.

10. "A intenção é mostrar a importância de saber lidar com o outro, reconhecendo as situações de racismo. É sempre bom reforçar essa abordagem, no cuidado com os colegas e com a população”, destacou Ângela, que também é psicóloga.

11. A guarda municipal Cleidiane Oliveira assistiu à palestra e elogiou a iniciativa. "Com certeza vai contribuir de forma positiva para o meu trabalho. Tudo que é trazido sobre a questão, principalmente algo que trata da nossa identidade, é fundamental. A palestra traz uma conscientização mais ampla sobre o porquê de cada comportamento e como combater práticas discriminatórias. Precisamos ser antirracistas", defendeu.

12. Colaborador da Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDHU), Roberto Santos afirmou que o evento é fundamental para o trabalho do guarda municipal. “Como agentes de segurança pública, devemos pensar no combate às opressões, como o machismo e o racismo. A conscientização nos ajuda a ter uma abordagem com base no direito de respeitar o cidadão, na sua diversidade”.

13. O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, atualmente sediado em Salvador, será transferido para Cachoeira, patrona da Enfermagem.

14. A prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) teve agenda ontem (27) na sede do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com a presidente Betânia Santos e representações de Conselhos Regionais de todo o país e defendeu a mudança do MuNEAN para o município.

15. Além da transferência do Museu Nacional, Cachoeira sediará o COREN Recôncavo, e ainda neste ano receberá Encontro dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, reunindo grandes lideranças e referências da Enfermagem e das práticas em saúde do Brasil.

16. O MuNEAN desenvolve um importante trabalho ao reunir e preservar a história da nobre profissão e dos conselhos, além de ser um espaço de salvaguarda dos valores da enfermagem, sendo um equipamento fundamental para todo o país. “Trazer o Museu para a Casa de Ana Nery é mais um passo na valorização da memória, é voltar ao ponto de origem da história da Enfermagem no Brasil”, diz Eliana Gonzaga.

17. Em Cachoeira, o MuNEAN poderá reunir, além do seu acervo, os restos mortais de Ana Nery, que estavam resguardados pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e foram cedidos ao município com a finalidade de enriquecer o acervo museológico, e uma ambientação que pretende promover uma viagem ao tempo, inserindo os visitantes em seu lugar de nascimento, infância e afeto.

18. Pedagogos, assistentes sociais e orientadores educacionais da Fundação Cidade Mãe (FCM) iniciaram nesta semana o curso de formação em Libras, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por meio da Diretoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência (DPCD). A capacitação dura em torno de seis meses e acontece na sede do órgão, no Engenho Velho de Brotas, todas as terças-feiras, das 9h às 11h.

19. O curso capacita os profissionais no uso da linguagem de sinais, para que crianças e adolescentes com perda auditiva possam ser beneficiadas pelos projetos da FCM. Cerca de 40 colaboradores do órgão participam da atividade e, durante a formação, os cursistas aprendem na prática como lidar com as principais necessidades envolvendo deficientes auditivos.

20. “Essa iniciativa busca promover a acessibilidade e assim proporcionar autonomia às pessoas com deficiência. Assim contribuímos para a superação de algumas barreiras e espaços acessíveis, para que as pessoas usufruam dos serviços públicos com maior segurança e em igualdade de oportunidades”, destacou o titular da Sempre, Daniel Ribeiro.

21. A pedagogia utiliza como base um método desenvolvido por um professor com perda auditiva, o que faz toda diferença na aprendizagem da língua. A capacitação é ministrada pelo instrutor de libras Divanildo Pereira. No primeiro momento, é feita uma triagem, a fim de reconhecer as necessidades, demandas e expectativas dos colaboradores, no sentido de planejar o curso de acordo com a realidade dos profissionais.