Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR AVANÇOU NA VACINAÇÃO CONTRA COVID COM 6.612.975 IMUNIZANTES

No próximo sábado, dia 30, a partir das 7 horas, o Hospital Aristides Maltez (HAM), realiza um mutirão para selecionar 100 pacientes para tratamento de câncer de cabeça e pescoço.
26/07/2022 às 15:01
   1. Salvador faz parte do seleto grupo de menos de dez capitais brasileiras que avançaram na vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da 4º dose (de reforço) para pessoas com idades entre 35 e 39 anos. Somando todas as doses aplicadas até esta terça-feira (26), 6.612.975 imunizantes foram administrados em Salvador.

2. Conforme o Secretário Municipal da Saúde, Decio Martins, as doses de reforço são fundamentais para que haja aumento da quantidade de anticorpos no organismo, o que reduz consideravelmente a chance de agravamento dos casos de Covid-19. “Compreendendo a importância das doses de reforço, Salvador se adiantou e saiu na frente, ao lado de poucas capitais brasileiras, na imunização com a 4 ª dose de um público mais jovem. Precisamos que todos façam a sua parte para garantirmos a cidade cada vez mais livre da doença”, afirmou.

3. Somando todas as doses aplicadas até esta terça-feira (26), 6.612.975 imunizantes foram administrados em Salvador, sendo, 2.434.844 com a 1ª dose; 2.247.374 com a 2ª dose; 1.473.877 com a 3ª dose de reforço, e 456.800 com a 4ª dose de reforço. Esses resultados refletem em 98% de cobertura com a 1ª dose; 97% com a 2ª, e 69% com a 3ª dose de reforço. 56 % dos imunizados são do público feminino, enquanto 44% do masculino. 65%, ou seja, a maioria, são de pretos e pardos.
                                                                                                               *****
4. Integrantes da Corregedoria do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) participaram de todas as fases e acompanharam o desenvolvimento das investigações e a aceitação da denúncia pelo Judiciário após a Operação deflagrada pelo Ministério Público da Bahia sobre esquema fraudulento envolvendo ex-servidores e despachantes, em fatos ocorridos entre 2018 e 2019.

5. A denúncia, recebida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador, é um desdobramento da “Operação Fake Rent” e embasada na investigação sobre esquema de adulteração documental de cerca de 100 veículos de luxo pertencentes a 20 locadoras que funcionam em Porto Seguro, Ilhéus, Camaçari, Salvador e Lauro de Freitas.

6. A fraude consistia em apropriação indevida dos veículos com inserção de dados falsos no sistema do órgão para, em seguida, comercializá-los. Em fevereiro deste ano, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador e Lauro de Freitas na segunda fase da Operação, a partir do aprofundamento das investigações do MP-BA, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), após análise dos sigilos bancário, fiscal e material apreendidos durante as buscas na primeira fase da operação.

7. Os jovens talentos da comunidade de Coutos e adjacências terão, no próximo dia 11 de agosto, a grande oportunidade de mostrar os dons artísticos, talento e, quiçá, novas formas de expressar-se pela arte. Intitulada “Show de Talentos: Se Vira nos 360”, a iniciativa é promovida pelo Subúrbio 360 e está com inscrições abertas até sexta-feira (29), na própria instituição, que funciona na Rua da Paz, s/n, Coutos.

8. Essa é a primeira edição do festival e é aberta ao público em geral. Os menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsável. Cada apresentação deve ter no máximo cinco minutos de duração, com enfoque cultural e classificação livre. Na ocasião, os participantes vão, literalmente, “se virar” para conquistar o público.

9. A diretora do Subúrbio 360, Celma Vitória, destaca que o intuito é dar visibilidade ao talento dos jovens da região. “É uma forma de valorizar e incentivar a construção criativa e individual que cada um desenvolve na comunidade, independente de participar das oficinas promovidas aqui”.
Os fatos foram informados às autoridades competentes pela atual diretoria do órgão logo após conhecimento das irregularidades. Os servidores denunciados já estão exonerados. 

10. No próximo sábado, dia 30, a partir das 7 horas, o Hospital Aristides Maltez (HAM), realiza um mutirão para selecionar 100 pacientes para tratamento de câncer de cabeça e pescoço. A ação visa detectar novos casos da doença. Todos pacientes com algum problema confirmado serão matriculado e terão acompanhamento por profissionais especializados do HAM.

11. A triagem faz parte da programação do Julho Verde, criado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e  tem como objetivo divulgar e  promover medidas que ajudem na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Segundo o cirurgião Lucas Gomes Silva, chefe do departamento de Cabeça e Pescoço do HAM, este tipo de câncer  é a sexta maior causa de morte por câncer no país.

12. O mutirão vai envolver vários profissionais do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço,  Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Odontologia e Departamento de Psicologia e além de  selecionar até 150 pessoas que apresentarem problemas,  vai distribuir panfletos explicativos alertando a população sobre os riscos e a importância do cuidados preventivos.

13. O médico explicou que os  principais fatores riscos são: o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a associação desses fatores aumenta cerca de 20 vezes a chance de ter um câncer dessa região. Outras causas são: má higiene oral, refluxo gastro-esofágico, exposição solar (câncer de lábio) e infecções virais: o HPV (relacionado ao câncer de orofaringe- amidala e base de língua) e o Epstein-Barr (relacionado ao câncer de nasofaringe).

14. Alguns sintomas como feridas na boca, rouquidão, caroço no pescoço e dificuldade de engolir persistentes por mais de 15 dias devem servir de alerta e é importante procurar um médico porque o  diagnóstico precoce vai facilitar bastante no tratamento e cura.  

15. Consumo de bebidas alcoólicas,  o tabagismo e a exposição solar, além de uma boa higiene oral são fatores quem devem ser evitados.  Outro detalhe importante é relacionado ao vírus HPV como a prática de sexo oral só com  preservativo. Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes é também contribui  com a prevenção e  uma vida mais saudável.

16. A Prefeitura inicia nesta terça-feira (26), a partir das 10h, as inscrições para dois processos seletivos do Programa Municipal de Estágio em Ensino Superior. O processo é organizado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e são oferecidas 89 vagas para atuação na Defesa Civil de Salvador (Codesal) e para o programa Agentes de Empreendedorismo, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) em parceria com o Parque Social.

17. Os interessados devem se inscrever até as 17h da próxima sexta-feira (29), através do site www. ethosconcursos. com. br . A taxa de inscrição é de R$25.

18. Para a Codesal são destinadas 15 vagas. O candidato deve estar matriculado em instituição do ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e conveniada com o CIEE; ter concluído 50% da grade curricular do curso; estar cursando entre o 6º e 7º semestre dos cursos de Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária ou Engenharia civil, ou estar cursando entre o 5º e 6º semestre em Geologia ou Serviço Social.

19. Para o programa Agentes de Empreendedorismo são oferecidas 74 vagas, sendo 67 para ampla concorrência e sete para pessoas com deficiência. Para participar da seleção, o candidato deve estar matriculado em instituição de ensino superior no turno noturno ou na modalidade de Ensino à Distância (EAD), estar cursando entre o 2º e 6º semestre de Administração, Economia, Tecnologia em Gestão Financeira ou Tecnologia em Gestão Comercial, além de ter concluído 10% do curso.

20. O certame é composto por uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos que não forem aprovados dentro do número de vagas vão figurar no cadastro reserva, destinado a quem não obtiver classificação além do número de vagas oferecidas, e que alcançarem nota igual ou superior a cinco pontos no resultado final. O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, contados a partir da data de publicação do resultado final.