1. Com um texto marcado pela emoção postado em suas redes sociais, o pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) falou nesta quarta-feira (20) sobre a saudade do seu avô ACM, que morreu há exatos 15 anos. Mais importante líder político da história da Bahia, ACM foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Salvador, governador da Bahia (três vezes), senador e presidente do Congresso Nacional. Em mais de 50 anos de política, também ocupou outros cargos públicos relevantes.
2. "Quinze anos de saudade e não há um dia em que o nome de meu avô não seja lembrado. Foram 79 anos de vida que sempre ficarão marcados na história da Bahia e no coração dos baianos. Foi com ACM que aprendi a amar o nosso estado e a defender com unhas e dentes esse povo trabalhador, valente, generoso, solidário e talentoso. Não havia obstáculo que resistisse diante da vontade e da determinação que ele tinha de fazer a Bahia crescer e de colocar o nosso estado em lugar de destaque no cenário nacional. E é no exemplo de ACM que eu encontro a certeza de que a Bahia pode MUITO mais. Que orgulho que tenho de carregar esse nome, o nome do nosso maior líder político e daquele que deu régua e compasso para o que somos hoje", escreveu na publicação.
*****
3. possível aproveitar os serviços, ofertas das lojas, gastronomia, curtir as atrações de lazer e ainda trabalhar com conforto no Shopping Paralela. O centro de compras inaugurou o Paralela Coworking Experience, no piso L1, próximo ao LabChecap, com entrada gratuita, acesso livre à internet, 18 estações de trabalho, tomadas e capacidade para receber até 20 profissionais.
4. “A estrutura é perfeita para o anywhere office, que é uma tendência mundial. No coworking, uma empresa pode, por um dia, instalar seu escritório no local para finalizar um projeto ou marcar reuniões. Para aqueles que trabalham viajando, é uma ótima pedida, pois oferece em um único lugar, restaurantes, caixas eletrônicos, mercados, livraria e papelaria, além de atrações de lazer”, explica o coordenador de Marketing, Gabriel Araújo.
5. O pré-candidato ao Governo do Estado do time de Lula na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), garantiu que vai ampliar os investimentos em educação e assistência estudantil, a partir de 2023. Ex-secretário da Educação na segunda gestão do governador Rui Costa, Jerônimo foi responsável por executar o maior programa de infraestrutura escolar da história da Bahia, com mais de R$ 4 bilhões aplicados em novas escolas em todo o estado.
6. Nesta quarta-feira (20), o petista destacou outros números que comprovam a eficiência de sua gestão na pasta, a exemplo das mais de 100 mil vagas de educação profissional ofertadas e da universalização da coordenação pedagógica em todas as escolas da rede estadual. “Nós estamos fazendo muito e temos que fazer ainda mais”, afirmou em entrevista à Rádio Interativa FM, de Mutuípe.
7. O pré-candidato a governador, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), reforçou o compromisso de realizar um combate implacável à criminalidade que, durante as gestões do PT, ganhou solo fértil para se instalar na Bahia. "Quero que o bandido parta a mil da Bahia porque sabe que aqui não vai se criar. É isso que vai acontecer quando nós chegarmos ao Governo do Estado", disse João Roma, nesta quarta-feira (20), em entrevista à Rádio Diamantina, de Itaberaba.
8. ex-ministro da Cidadania disse que o Governo do Estado tem sido omisso e não dá respaldo para uma ação mais forte das forças policiais contra o crime organizado. "Aí o governador Rui Costa diz que a culpa pelo aumento da violência é do presidente Jair Bolsonaro por conta da política que permite ao cidadão de bem se armar", criticou o pré-candidato a governador pelo PL.
9. "O homem de bem tem o direito legítimo de se defender e defender sua família. Inclusive, sobre essa questão de violência, com todo esse aumento de arma de fogo nas mãos dos cidadãos de bem, no Brasil inteiro diminuiu o número de crimes. Por que somente na Bahia que está aumentando?", questionou João Roma.
10. Projeto polêmico que estava preocupando instituições baianas, gestores municipais e população, o projeto do Ofício Único está proibido de ser votado. É que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (19), pela suspensão e retirada de pauta da votação do TJBA, que aconteceria nesta quarta-feira (20).
11. Com a aprovação da medida 89% dos municípios baianos teriam apenas um único cartório para todos os serviços, desde certidão de nascimento, casamento até um registro de compra e venda de imóvel.
12. A proposta também não cumpre o que está previsto na Lei 8.935/94 e na Resolução 80 do CNJ, nas quais há vedação expressa da junção das atribuições de Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis.
13. A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) afirmou que as recentes pesquisas que apontam a liderança absoluta do pré-candidato a governador ACM Neto são um retrato da confiança que o povo da Bahia tem na capacidade de gestão e de mudança do ex-prefeito de Salvador. Nesta terça-feira (19), o instituto Séculus apontou a possibilidade de vitória de Neto ainda no primeiro turno. O levantamento mostra o ex-prefeito de Salvador com 61,6% dos votos.
14. “Os baianos têm convicção de quem é o candidato mais preparado para governar o nosso estado. ACM Neto mostrou isso na gestão que fez em Salvador. Foram oito anos consecutivos como o melhor prefeito do Brasil e nós vimos nossa capital se transformar completamente. Todos nós baianos temos a certeza que no Governo da Bahia não será diferente”, reforça.
15. A pré-candidata à reeleição lembra ainda que o ex-prefeito de Salvador liderou todas as pesquisas para o Governo da Bahia. "Só neste mês de julho, os três levantamentos sérios realizados apontaram Neto como vencedor no primeiro turno com uma porcentagem muito significativa das intenções de voto", expõe.
16. Ela se refere às pesquisas do Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial, que mostra Neto vencedor com 61% dos votos; da Exame/Ideia, em que o pré-candidato tem 51% das intenções de voto no primeiro turno; e do Paraná Pesquisas, que aponta Neto com 58% dos votos no 1º turno.
17. O vereador Átila do Congo se reuniu com o secretário municipal de Ordem Pública, Alessandro Lordêllo para definir a via exclusiva de motoristas por aplicativo no Aeroporto de Salvador, administrado pela Vinci AirPorts. O parlamentar destaca também a ausência de um bolsão de estacionamento para comportar os carros por aplicativo, como há em outros aeroportos do país.
18. Átila, que também preside o Sindicato de Motoristas por Aplicativo da Bahia, estima que mais de 70% das corridas dos passageiros locais e turistas sejam para os profissionais da categoria. “É inegável a contribuição dos motoristas por aplicativo para a mobilidade e rotatividade dessas pessoas entre o aeroporto e o destino final na capital baiana e na Região Metropolitana. Então, porque dificultar e não criar um espaço em que eles possam ter a tranquilidade de aguardar o cliente, sem se preocupar com possíveis multas ou perseguição por parte de outros motoristas não vinculados à categoria?”, questiona.
19. O parlamentar pede sensibilidade aos demais órgãos envolvidos para que esse passo possa ser conquistado. “Temos gestores dedicados na Prefeitura e cientes da importância desses trabalhadores que estão disponíveis a qualquer hora naquela região para prestar serviço a todos que precisam se deslocar da região do aeroporto, uma área mais distante da cidade. É preciso reconhecer e respeitar essa atividade que contribui para a roda da economia da cidade”, conclui.
20. Atualmente, mais de 24 mil motoristas por app são atuantes em todo o estado.