Arquiteto Ivan Smarcevscki é o responsável pela idealização da estética do mais novo centro gastronômico e comercial de Lauro de Freitas
1. O mar foi a inspiração para o projeto do Mercadão da Bahia, novo centro gastronômico e comercial de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), inaugurado neste sábado. À frente do projeto, o arquiteto Ivan Smarcevscki, do Escritório de Arquitetura Ivan Smarcevscki e Associados, conta como surgiu a concepção para a estética do empreendimento, que está em uma das regiões que mais cresce economicamente na Bahia, no centro de Lauro.
2. “Sem dúvida nenhuma, a inspiração para o Mercadão da Bahia veio do espírito do mar. Por conta disso, fizemos a cobertura com essa estética que remete a ondas e também aos veleiros”, afirma Smarcevscki, acrescentando que, ao ser convidado para o projeto, ficou “entusiasmado por poder conceber uma estrutura mista de concreto pré-moldado e aço que permitisse idealizar algo diferente de outras obras similares de mercados. E, graças a Deus, tem agradado aqueles que passam pelo local”.
3. Além do projeto único, o novo centro gastronômico e comercial de Lauro, que possui 200 boxes, nessa fase de inauguração, diferencia-se por ser um empreendimento privado que concentra, em único lugar, operações de diversos segmentos, como mercearia, empório, delicatessen, peixaria, boutiques de carnes, hortifruti, artesanato, bares, lanchonetes, restaurantes e salão de beleza.
4. Com acesso pela avenida Maria Izabel dos Santos, s/n, ao lado do Parque Shopping Bahia, o Mercadão da Bahia é gerido e comercializado pela Enashopp e funcionará de segunda a sábado, das 7h às 19h, e no domingo, das 7h às 15h. A praça de alimentação também operará de segunda a sábado, mas das 7h às 22h, e domingo, das 7h às 18h, oferecendo o tempo ideal para o lazer com os amigos e a família.
*****
5. O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, participou de mais uma edição do Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento, em Natal (RN). Com o objetivo de discutir ações e projetos para o desenvolvimento da região, o evento promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu os presidentes das associações municipalistas dos estados nordestinos.
6. Zé Cocá solicitou dos líderes municipalistas o apoio para mobilizar os deputados nordestinos, membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para aprovarem o relatório da PEC 14/2022, que reduz pela metade a alíquota patronal do INSS dos municípios. A proposta de autoria do deputado federal Cacá Leão foi relatada pelo deputado Paulo Azi, ambos da Bahia. A PEC está na pauta de votação da CCJ aguardando apreciação.
7. "Contamos com o importante apoio das associações na coleta de assinaturas para protocolar a PEC e agora, não tenho dúvidas de que juntos, vamos conseguir aprovar na CCJ a admissibilidade desta matéria essencial para o equilíbrio fiscal dos pequenos municípios brasileiros, sobretudo os do Nordeste. Nas últimas duas décadas, as prefeituras tiveram os serviços ampliados e precisaram aumentar o quadro de pessoal, mas as obrigações com a previdência vêm tirando a capacidade de investimento dos municípios. É um recurso que deixamos de investir no social e na infraestrutura para pagar uma alíquota incompatível com a realidade local", explica Zé Cocá.
8. O Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento também contou com representantes do DNOCS e Codevasf para discutir obras estruturantes para o Nordeste brasileiro e ações de combate à seca.
9. Cerca de 80 profissionais do Médicos pelo Brasil que atuarão em Salvador foram acolhidos, na manhã desta sexta-feira (15), pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia, na Avenida ACM, com as presenças do titular da pasta, Décio Martins; da subsecretária da Saúde, Edriene Barros; do coordenador da Atenção Primária, Abdon Brito e da coordenadora de Gestão de Pessoas, Socorro Tanuri.
10. Os novos profissionais vão compor o quadro de médicos nos postos de saúde da Atenção Primária no município, atuando diretamente com a população das comunidades da capital. O secretário da SMS destaca que o reforço vai assegurar a ampliação da oferta dos serviços na rede municipal.
11. “O atendimento preventivo da medicina da família garante que a população tenha uma vida saudável e, dentro da medida do possível, possa se cuidar para não chegar ao nível de urgência. Vimos aí, por exemplo, que a pandemia de Covid-19 não permitiu que as pessoas pudessem se cuidar durante os dois últimos anos, aumentando o número de casos de problemas vasculares, pé diabético e agravamento do câncer”.
12. Durante o encontro, foram apresentados aos médicos do programa os desafios e potencialidades da rede de Atenção Primária da capital. De acordo com Abdon Brito, foi possível mostrar a estrutura e especificidades da rede soteropolitana aos médicos que atuarão nos postos de saúde. “Eles puderam conhecer as estratégias traçadas pela gestão para garantir maior resolutividade dos serviços básicos, bem como as expectativas que temos para atuação dos profissionais”, destacou.
13. Na próxima segunda-feira (18), os profissionais do Médicos pelo Brasil passarão por outra rodada de acolhimento para conhecimento da rede pública soteropolitana.
14. Devido a uma obra na via marginal da Avenida Oceânica, o trânsito na via principal passou a ser sentido duplo no trecho entre o Ondina Apart Hotel e o Largo do Camarão, em Ondina (pouco antes da Prefeitura da Aeronáutica). A alteração, iniciada nesta sexta-feira (15), deve permanecer até a finalização das intervenções.
15. A estratégia é necessária para desafogar o fluxo na via marginal, no sentido Barra, que permanece com apenas uma faixa liberada. Neste período, a sinalização será reforçada e a atuação dos agentes de trânsito intensificada para melhor orientar condutores, pedestres e passageiros. A obra é de responsabilidade da Coelba e englobará toda a extensão da via marginal.
16. Com o objetivo de gerar negócios, ampliar o alcance de novos mercados, além de fomentar a sustentabilidade e independência financeira de negócios liderados por mulheres negras de Salvador e região metropolitana, o Sebrae em Salvador, por meio do Programa Sebrae Delas, realizará a 1ª Feira das Pretas, em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha.
17. O evento acontece no dia 30 de julho, a partir das 9h, na Agência Sebrae Costa Azul. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do link https://bit.ly/feiradaspretassebrae.
18. Além da feira e exposição de produtos e serviços, na programação está prevista, a partir das 10h, dinâmica com dança circular; palestra sobre acesso a novos mercados; talk show com cases de sucesso; momento para network e visitação à exposição de produtos e serviços.
19. “O Sebrae Bahia já possui ações dentro do programa Sebrae Delas que tem como principais objetivos a promoção do empreendedorismo feminino, aumento da competitividade dos pequenos negócios liderados por mulheres e o aprendizado e disseminação de boas práticas para apoiar mulheres. Por isso, entendemos que este evento está em total acordo com a missão da instituição”, afirma Taiane Almeida, especialista em pequenos negócios e gestora do Sebrae Delas na regional Salvador.
20. Para ter acesso a esta atividade, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, que deverá conter, no mínimo, duas doses. Não será permitido o acesso de pessoas com sintomas gripais como: tosse, coriza, espirros e febre.