Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PM PROMOVE JULHO DAS PRETAS NO SALÃO NOBRE DA VILA MILITAR DO BONFIM

Vacinação contra a Covid retorna na segunda. Lista dos locais será divulgada domingo.
15/07/2022 às 07:53
1. A Polícia Militar da Bahia realizou, na tarde desta quinta-feira (14), o evento "Julho das Pretas", no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa, na Vila Militar do Bonfim.

2. O evento contou com a presença de 18 policiais femininas de várias unidades. As palestrantes trouxeram estudos importantes acerca do processo histórico e da nossa identidade através dos nossos cabelos. As palestras, "Desconstruindo Cabeças" de Naira Gomes e "A estética do cabelo crespo e saúde capilar" de Luciana Araújo, emocionaram e divertiram muito as participantes.

3. Foi um momento de reflexão e catarses entre os participantes e palestrantes. Dentro das discussões foi coloado o quanto que ainda sofremos com discriminação racial e de como podemos orientar nossas próximas gerações ao empoderamento.

4. O deputado federal Bacelar (PV) comentou sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de manter a cassação do prefeito de Maiquinique, Jesulino Porto (DEM), e da vice, Marizene Gusmão (PMB). “A justiça foi feita. A população não merecia seguir com essa gestão”, disse o deputado.

5. Bacelar ainda classificou como ‘gravíssimo’ os erros cometidos pelos gestores da cidade. “A população deixou de receber investimentos importantes diante dos gravíssimos erros cometidos pelo prefeito e vice. Nós não tínhamos dúvidas de que a cassação seria mantida. A justiça tarda, mas não falha”, disse

6. Jesulino foi acusado de abuso de poder econômico, em ação movida pelo Podemos, partido já integrado por Bacelar, por causa de uma carreata na cidade, onde foram distribuídos combustíveis em um posto de gasolina de propriedade do gestor.

7. Com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, o processo transitou em julgado, ou seja, não é mais possível recorrer. Jesulino e Marizene serão afastados dos cargos e a cidade será governada pelo presidente da Câmara Municipal da cidade até a realização de novas eleições.

8.  Em sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (15), o Conselho Pleno da OAB da Bahia aprovou por unanimidade a adoção da equidade de gênero e cotas raciais como regras para a formação da lista sêxtupla do quinto constitucional. A convocação para a sessão extraordinária foi realizada na segunda-feira (11) pela presidente da Ordem na Bahia, Daniela Borges.

9. Após a aposentadoria do desembargador Lourival Trindade, a vaga no TJ-BA do quinto constitucional da advocacia foi aberta e a Seccional já recebeu o ofício do TJ-BA da abertura da vaga e vai iniciar o processo eleitoral para formação da lista sêxtupla com as novas regras desse processo.

10. Desde 2013, o processo de escolha da lista sêxtupla da advocacia é feita na OAB-BA por eleição direta, caminho que será mantido, para que seja formada a lista sêxtupla, que é encaminhada ao TJ-BA, onde se escolhe três nomes da lista e se encaminha para o governador do estado decidir quem ocupará a vaga de desembargador, mas diante das novas regras de inclusão. 

11. “É um passo fundamental e histórico, já estava na hora de se ver um sistema de justiça verdadeiramente democrático e plural. Parabenizo a OAB-BA por essa decisão. É preciso que se promova a inclusão racial e de gênero independente do viés político para que se tenha um país justo para todos. Parabéns OAB.” comentou Joceval Rodrigues.

12. A presidente da Federação das Santas Casas da Bahia( FESFBA),Dora Nunes, participou ,na manhã desta sexta (15) , do I Encontro da   Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor da OAB-BA , realizado em parceria com a Organização do Auxílio Fraterno (OAF). No evento, realizado no auditório da Organização de Auxílio Fraterno, na Lapinha,Dora Nunes fez palestra , quando ressaltou   a importância dos filantrópicos - integram o Terceiro Setor-  para a educação, saúde,assistência social. 
Mostrou os avanços do setor que tem seu trabalho reconhecido,mas falta   a valorização, porque " a remuneração corresponde  a 60%do valor dos serviços .Sem contar - pontuou- a falta de reajuste da tabela SUS há mais dez anos. 

13. Dos filantrópicos baianos, também participaram  e fizeram palestras , o presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer -  GACC Roberto Sá Menezes  e Sérgio Lopes,assessor corporativo  da OSID.( Obras Sociais Irmã Dulce) .

14. O bairro da Boca do Rio recebe, até domingo (17), o XI IÊ Berimbau Capoeira Festival. A atividade ocorre no Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E, localizado na Rua do Caxundé, 7, e é apoiada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

15. O festival tem o objetivo de promover ações esportivas e socioassistenciais, como a educação de crianças e adolescentes através da capoeira, intercâmbio internacional e a difusão da cultura afro-brasileira. Participam do evento capoeiristas, produtores culturais, arte-educadores, crianças e adolescentes e adultos de 5 a 60 anos, de ambos os sexos, e de famílias moradoras da Boca do Rio e comunidades vizinhas.

16. O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, salientou que a pasta vem trabalhando para promover ações transversais e intersetoriais que promovam a sustentabilidade, o turismo e a valorização cultural. “Ao apoiar a realização desse projeto, que incentiva e fomenta a capoeira, que é patrimônio cultural imaterial, o município promove a valorização da nossa história”.

17. A capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente, essa manifestação cultural é praticada em mais de 160 países, por pessoas de todas as idades.

18. As campanhas de vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe) estarão suspensas neste sábado (16) e domingo (17) em Salvador. As estratégias serão retomadas na próxima segunda-feira (18). Os locais de vacinação, público-alvo e horários da vacinação serão divulgados no domingo (17). 

19. O Parque São Brás, em Plataforma, recebeu desde sexta-feira (15) uma feira de serviços públicos, dentro da programação do Gabinete da Prefeitura em Ação (GPA), no Subúrbio. A atividade levou à população um verdadeiro mutirão de atendimentos em diversas áreas de interesse, como assistência social, saúde, entre outras iniciativas que são ofertadas diariamente pelas Prefeituras-Bairro e demais órgãos da gestão municipal.  

20. O prefeito Bruno Reis afirmou que um evento neste formato contribui para aproximar a gestão municipal dos soteropolitanos. "Aqui estão praticamente todos os serviços da Prefeitura. Estamos trazendo para mais próximo dos cidadãos para cumprir ainda melhor o nosso papel. Um dos desafios da nossa gestão é qualificar os nossos serviços e é isso que estamos fazendo", afirmou.

21. A gama de serviços de saúde realizados no parque incluiu aplicações de vacinas contra o coronavírus e Influenza (gripe), assim como testagem rápida para detecção de HIV, hepatite, sífilis e Covid-19. A programação envolveu, ainda, palestra com temas sobre saúde bucal, a presença do Castramóvel para vacinação de cães e gatos, além de aferição de pressão e glicemia. 

 22. Os interessados puderam ainda efetuar inscrição ou atualização no CadÚnico, banco de dados usado pelo governo federal para conceder benefícios sociais. Também foi colocado à disposição cadastro a programas como Casa Verde e Amarela (destinado a facilitar o acesso da população a uma moradia própria) e Primeiro Passo (auxílio financeiro da Prefeitura para que crianças sejam matriculadas em creches conveniadas).