Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

1.300,000 PESSOAS AINDA NÃO RECEBERAM DOSE REFORÇO CONTRA COVID EM SSA

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que está em andamento a pesquisa de Origem-Destino domiciliar que vai contribuir nos estudos de mobilidade
12/07/2022 às 07:49
   1. O número de cidadãos que ainda não se vacinou contra o coronavírus, ou que sequer foi a dos pontos de imunização, para receber a dose de reforço é preocupante em Salvador. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 1,3 milhão de pessoas, de diversas faixas etárias, não iniciaram ou completaram o ciclo vacinal.

2. Desde que a vacinação começou na capital baiana, em janeiro de 2021, a estratégia de imunização se mostrou a arma mais eficaz no enfrentamento à crise sanitária, provocada pelo Sars-Cov-2, reduzindo drasticamente internações e números de mortes.

3. "A vacina não impede que a pessoa contraia o vírus, mas protege bastante contra os casos graves. As pessoas que estiverem com o esquema vacinal incompleto correm mais riscos de internamento em UTI e de evoluir a óbito. Estar vacinado é uma condição essencial para conviver com a doença, visto que a Covid-19 não vai desaparecer da noite para o dia. O que precisamos evitar é que as pessoas adoeçam de forma grave", destaca Adielma Nizarala, infectologista da SMS.

4. Recorte – Na capital baiana, pelo menos 38 mil crianças, com idade entre 5 e 11 anos, cadastradas para tomar a primeira dose, ainda não foram vacinadas. Além disso, não tomaram a segunda dose 235 mil cidadãos, com idade superior a 5 anos.

5. Outros 669,5 mil indivíduos, com idade acima a 12 anos, estão atrasados para receber a terceira aplicação. No caso da 4ª dose, 429,4 mil ainda não compareceram aos pontos de vacinação para completar o ciclo vacinal.

6. Postos – Para facilitar o acesso das pessoas às doses da vacina contra o coronavírus, além dos 83 postos fixos, foram retomados quatro pontos de imunização na modalidade drive-thru, e reinstalados três pontos fixos nas estações da Lapa e Mussurunga, além do Home Center Ferreira Costa (Paralela). Também prossegue o serviço Vacina Express, de vacinação domiciliar para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, com agendamento através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br .

7. É realizada, ainda, a aplicação das doses para crianças e adolescentes em instituições de ensino de Salvador. O serviço funciona das 8h às 16h. A programação da vacinação contra a Covid-19 na cidade pode ser conferida diariamente nas redes sociais da Prefeitura ou site www. saude. salvador. ba.gov.br.

8. Imunizar seu animal de estimação contra dez doenças de forma totalmente gratuita. Esta proteção é possível através da vacina V10 que agora está disponível sem custo para toda população de Salvador tutora de animais, por iniciativa da protetora Marcelle Moraes, vereadora licenciada e secretária municipal de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador. Neste sábado, donos de cães poderão garantir sem custo a imunização dos seus animais bastando comparecer às 9h ao Mercado Municipal São Miguel (Barroquinha), para realizar o pré-cadastro do animal.

9. O mutirão será para INSCRIÇÃO do CACHORROS, portanto, não será necessário levar o animal neste primeiro momento. Para o pré-cadastro o cachorro deve ter entre 45 dias de vida e cinco anos; e o tutor deve apresentar o cartão de vacina do cão, além do seu RG, CPF e Cartão SUS. Será possível o cadastramento de dois cachorros por ficha. A aplicação do imunizante acontecerá numa segunda etapa cuja programação ainda será divulgada.

10. Marcelle Moraes destaca a importância da vacinação. “A vacina V10 é de extrema importância na vida de todos os cães porque é responsável por prevenir doenças que podem atingi-los em qualquer fase da vida. Os filhotes, por exemplo, mesmo recebendo uma boa quantidade de anticorpos durante a amamentação precisam fortalecer a imunidade para não serem acometidos por doenças perigosas; e a vacinação é o melhor caminho. Agora essa proteção está acessível de forma gratuita a toda população”, destacou. A vacina protege contra dez doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Parainfluenza, Hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose.

11. “Esse é um pleito nosso, de todos os protetores de Salvador, e torná-lo realidade mostra mais uma vez que a Prefeitura vem se comprometendo cada vez mais com políticas públicas voltadas para os animais, ampliando a oferta de serviços gratuitos que focam no bem-estar animal. Desta forma beneficia também, de forma direta, toda sua população”, finalizou Marcelle.

12. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que está em andamento a pesquisa de Origem-Destino domiciliar que vai contribuir nos estudos de mobilidade, e na melhoria das condições de vida nas cidades em relação ao transporte coletivo e à organização do tráfego. Neste mês de julho, as equipes estarão concentradas nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Inicialmente serão visitados 11 bairros de Salvador e 9 bairros de Feira de Santana, totalizando 1.050 domicílios.

13. - Em Salvador: Amaralina; Boca do Rio; Caminho das Árvores; Costa Azul; Itaigara e Alto do Itaigara; Jardim de Alah; Jardim Armação; Nordeste de amaralina; Pituba; Santa Cruz e Stiep
- Em Feira de Santana: Brasília; Capuchinhos; Caseb; Centro; Lagoa Grande; Parque Getúlio Vargas; Ponto Central; Queimadinha e Santa Mônica.

14. Além de colaborar para o mapeamento de informações do sistema de transporte que liga as duas regiões, os moradores também responderão questionamentos sobre outras diferentes áreas relacionadas com os aspectos sócio-econômicos e de adequado uso do solo. Os resultados dos estudos ajudarão na análise sobre a necessidade de intervenções referentes ao sistema de transporte coletivo e a organização do tráfego em ambas as regiões baianas. No trabalho de campo, os pesquisadores estarão devidamente identificados e uniformizados para entrevistar as pessoas nas suas residências.

15. A pesquisa é desenvolvida pelo estado em parceria com o Consórcio formado pelas empresas TRANSPLAN Planejamento e Projetos S/A, APPE Assessoria para Projetos Especiais Ltda, Certare Engenharia e Consultoria Ltda e Concremat Engenharia e Tecnologia S/A. Com previsão de conclusão em um ano, a pesquisa pretende visitar mais de 24 mil domicílios em 19 municípios baianos das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana.

16. Seguintes municípios: - Região Metropolitana de Salvador (13): Salvador; Camaçari; Lauro de Freitas; Simões Filho; Candeias; São Francisco do Conde; Dias D’Ávila; Vera Cruz; São Sebastião do Passé; Madre de Deus; Pojuca; Mata de São João e Itaparica. - Região Metropolitana de Feira de Santana (6): Feira de Santana; São Gonçalo dos Campos; Conceição do Jacuípe; Amélia Rodrigues; Conceição da Feira e Tanquinho.

17. Visando debater ações de valorização do sistema produtivo do cacau cabruca, da árvore e da semente à barra de chocolate (Tree e Bean to Bar), o I Simpósio Brasileiro de Cacau e Chocolate aconteceu nesta segunda-feira (11), em Ilhéus, no território Litoral Sul. Pela manhã, aconteceram as palestras com agricultores familiares, produtores, especialistas, representantes de instituições e iniciativas positivas que já estão em pleno funcionamento no estado.  

18. O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus e foi promovido pela Rede Cacau de Comunicação (TV Cacau) e o site Cacau e Chocolate, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jeandro Ribeiro. 

19. Foram debatidas mudanças positivas para os produtores de cacau e chocolate e foi definida uma pauta propositiva para o mercado de cacau, incluindo programas de sustentabilidade para a região, que é um centro produtor de cacau de qualidade e chocolate de origem, onde cerca de 80% dos estabelecimentos de cacau são da agricultura familiar, bem como para os cerca de dois milhões de agricultores e agricultoras familiares do estado. 

20. Também foram discutidas pautas como o fortalecimento do turismo ecológico, cultural e de negócios, como propulsores da economia do sul da Bahia. Também foram exibidos o vídeo do Ano I da TV Cacau, apresentação do Movimento Cacau Brasil, além de um show musical com Marcelo Ganem. 

21. Foram debatidas ainda experiências com as marcas de chocolate Benevides e Sagarana, Fazenda Yrerê e a Via Destinos, e soluções para a cacauicultura, através do comércio eletrônico de cacau, Armazéns Gerais e Políticas Públicas de Indicação Geográfica (IG). Também, na ocasião, a Faculdade de Ilhéus apresentou o Curso de Graduação e Pós-Graduação de Cacau e Chocolate.