Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GERALDO JR RASGA REGIMENTO DA CMS E DECRETA RECESSO, ACUSA VEREADOR

Vereador diz que presidente da CMS deu as costas a SSA e só quer fazer politica
09/07/2022 às 09:04
   
1. O vereador Kiki Bispo (União Brasil), vice-líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, criticou a medida do presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB), de decretar recesso parlamentar antes de votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que é proibido pelo Regimento Interno do Legislativo da capital baiana.

2. "Infelizmente, o presidente volta a rasgar o Regimento e demonstra total falta de compromisso com a cidade ao protelar a votação de uma matéria tão importante para o município como a LDO", criticou Kiki, ao lembrar que Geraldo é pré-candidato a vice-governador na chapa do PT.

3. "O que me parece é que o presidente deixou de lado os trabalhos legislativos na Câmara, deixou de lado seu papel institucional, para se dedicar à campanha. Ele precisa lembrar que foi eleito pelo povo de Salvador e que tem uma responsabilidade com as pessoas da capital. A LDO é fundamental para apontar as diretrizes dos investimentos realizados pelo Poder Executivo para os serviços públicos. Isso sim deve ser prioridade", salientou.

4.  Oartigo 5º do Regimento veda expressamente o recesso antes da votação da LDO. "O primeiro período legislativo de cada Sessão Legislativa Ordinária não será interrompido sem a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e sem a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual, correspondente ao segundo período", diz o inciso III da norma que rege a Casa.

5. Já o vereador Duda Sanches (União Brasil) fez duras críticas ao presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), que, devolveu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ao Executivo e, contrariando o Regimento Interno da Casa, decretou recesso parlamentar sem votar a matéria. Para Sanches, Geraldo decidiu “tirar férias para se dedicar à campanha, o que demonstra desprezo e desrespeito com o povo de Salvador”.

6. “O presidente, de forma reiterada, rasga o Regimento Interno da Câmara e devolve a LDO, de forma inédita, somente para tirar férias e se dedicar à sua campanha pelo interior do estado. É um completo desrespeito com a cidade, com o povo de Salvador. Com isso, ele demonstra seu desprezo com as pessoas e mostra que está preocupado apenas com seus interesses”, bradou o vereador. Geraldo é pré-candidato a vice-governador na chapa do PT.

7. Segundo o vereador, nunca houve devolução da LDO à Prefeitura. “Curiosamente, o presidente adota esta medida justamente num momento em que ele quer ir para o interior, virando as costas para a cidade e colocando em último plano a votação de uma matéria tão imp ortante para Salvador como a LDO. Fora que a devolução da LDO à Prefeitura aconteceu sem qualquer justificativa plausível, tanto que o Executivo mandou a matéria de volta para a Câmara no mesmo dia”, ressaltou.

8. Duda Sanches ainda salientou que o inciso III do artigo 5º veda expressamente que seja decretado recesso sem votar a LDO. “As atitudes do presidente envergonham a Casa. Precisamos deixar claro que a maioria esmagadora da Câmara sabe de suas obrigações e não concorda em decretar o recesso parlamentar sem votar a LDO. O presidente foge das suas responsabilidades para fazer campanha eleitoral, todos sabem que ele é candidato nessas eleições. A sociedade precisa saber que essas iniciativas condenáveis do presidente não condizem com a vontade da maioria dos colegas”, ressaltou.

9.O trecho do Regimento citado pelo vereador veda o recesso antes da votação da LDO: “O primeiro período legislativo de cada Sessão Legislativa Ordinária não será interrompido sem a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e sem a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual, correspondente ao segundo período”.

10. Com o objetivo de fomentar negócios e promover o turismo no município de Ipiaú, na Costa do Cacau, o 7° Festival Agro Chocolate foi aberto na noite de sexta-feira (8), na praça Álvaro Jardim. Realizado pela Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território do Médio Rio de Contas (Aproc) e pelo Sindicato Rural de Ipiaú, o evento acontece até domingo (10), com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento Rural  (SDR). 

11. No festival, a Setur-BA promove o destino Bahia, com ênfase no turismo rural. "Nossos técnicos fizeram o trabalho de mapeamento, capacitação e qualificação, em fazendas da região de Ipiaú, que estão prontas para receber turistas interessados em vivenciar as etapas da cultura do cacau, até a fabricação do chocolate, além de outras diversas experiências que o turismo no campo oferece", ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

12. O presidente da Aproc, Valnei Pestana, destacou o potencial turístico da região, associado à lavoura cacaueira. "Temos as belezas cênicas da Mata Atlântica, rios, cachoeiras e a área de proteção ambiental Boa Nova, própria para a observação de aves; e manifestações culturais, com destaque para o terno de reis. Tudo isso, envolvendo a história do cacau".

13. A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Choque, realizou na tarde desta sexta-feira (8), no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), no bairro de Pituaçu, a aula inaugural do VI Curso de Patrulhamento Tático Móvel - 2022.

14. O evento contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho, do comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Muniz, do comandante do Batalhão de Polícia de Choque, tenente coronel Wildon, e demais autoridades civis e militares.

15. O capitão Viroli, ex-comandante da Companhia de Patamo e coordenador da 4ª edição do curso, ministrou uma palestra sobre o tema “A importância do emprego doutrinário das tropas de Patamo na repressão qualificada às organizações criminosas. ”

16. O curso, que tem duração de 75 dias e neste ano está sendo realizado em sua 6ª edição, tem como objetivo capacitar policiais de forma teórica e prática, com base nas técnicas e táticas adotadas na doutrina de Patamo, é qualificado como um curso de natureza moderada ou intensa. É importante destacar que a companhia, que é uma subunidade pertencente ao orgânico do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), funciona como tropa de reação e combate ao crime organizado no estado. Ao todo, 40 policiais militares baianos participam do curso, sendo 38 homens e duas mulheres.

17. O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o Brasil enfrenta consequências econômicas decorrentes da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas afirmou que a economia do País já começa a se recuperar. O mandatário falou neste sábado, 9, no palco principal da Marcha para Jesus, na zona norte de São Paulo.

18. "Passamos por momentos difíceis, como a pandemia. Lamentamos as mortes. Consequências na nossa economia também por uma guerra lá fora. Mas essas questões são passageiras", disse. "A questão econômica vocês sabem que começa a ser superada. Não é um problema apenas do Brasil, é do mundo todo. Nós, os que menos sofremos neste momento com essa questão econômica e somos os primeiros a sair dessa situação."

19. O Bahia Chess Open – Festival Internacional de Xadrez, evento que acontece até o próximo dia 10 de julho, em Santo Antônio de Jesus, segue reunindo atletas profissionais, amadores e curiosos de todas as idades e de várias partes do mundo, em torno de seus cursos, palestras, simultâneas e torneios nas modalidades Magistral e Bahia Chess Open, que garantirá prêmios de mais de 20 mil Reais e 22 vagas para o Brasileiro de Xadrez.

20. Jorlene Silvério, do Macapá (AP), não joga xadrez, mas está acompanhando o seu filho, Vitor Silvério, de 15 anos, que tem o transtorno do espectro autista: “Nós fizemos questão de trazê-lo para incentivá-lo. Até agora, diante de duas rodadas em clássicas que já aconteceram, ele saiu vencedor da primeira e de um empate na segunda. Ele joga há menos de um ano, e a gente está sempre torcendo. Como ele não demonstra o que ele sente, as pessoas olham para mim e observam a minha expressão facial durante a partida, só que eu não entendo e fico olhando. Mãe é isso, é mostrar ao filho que, a partir das partidas que são perdidas as pessoas vão ganhando experiência e crescendo para a vida”.