Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MAESTRO RUFINO REGE CORAL DO TE DEUM AO 2 DE JULHO HÁ 30 ANOS DESDE 92

Te Deum será presidido pelo cardeal dom Sérgio da Rocha
30/06/2022 às 15:42
   1. As comemorações em Salvador pelo 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia, começam nesta sexta-feira (1º) com a tradicional cerimônia do Te Deum, às 9h, na Igreja Rosário dos Pretos. Presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, a celebração contará com a presença de autoridades civis e militares, ao som do Coral da Irmandade do Senhor do Bonfim, regido pelo Maestro Francisco Rufino.

2. Para Rufino, é uma felicidade reger o coral no Te Deum há mais de 30 anos. “Depois de dois anos de pandemia, a alegria é ainda maior. A saudade estava enorme. Então, vamos fazer uma festa muito bonita! Agradecer a Deus por esse acontecimento tão marcante, não só para os baianos, como para os brasileiros. Porque aqui houve derramamento de sangue, a consolidação da independência do Brasil”.

3. O repertório para este ano de retomada, ressaltou o maestro, foi preparado com muito carinho. “Esperamos que muitas pessoas estejam presentes no Te Deum para reverenciar os heróis da independência, aqueles que lutaram para que nós tivéssemos a liberdade que temos hoje. Vamos fazer uma festa muito bonita para comemorar esses 199 anos de independência!”, disse, emocionado.

4. Te Deum – A cerimônia faz referência ao hino tradicional da liturgia católica, geralmente cantado em eventos solenes e sempre às vésperas da celebração da Independência da Bahia. Este hino foi composto por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, no ano de 387, por ocasião do batismo de Santo Agostinho. Logo na primeira estrofe é proclamado: "A Ti, Deus, louvamos, a Ti, Deus, cantamos. A ti, Eterno Pai, adora toda a terra".

5. Programação – Também nesta sexta-feira (1º), às 16h, acontece a cerimônia da chegada do Fogo Simbólico à capital baiana, no Largo de Pirajá. O evento contará com a presença da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e demais autoridades.

6. No sábado (2), ponto alto dos festejos, acontece a alvorada de fogos no Largo da Lapinha, a partir das 6h. Às 8h, acontece o hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil, e colocação de flores no Monumento ao General Labatut. Às 8h30, começa o cortejo cívico em direção à Praça Municipal.

7. À tarde, às 14h45, o cortejo é retomado da Praça Municipal em direção ao Campo Grande, com a presença de autoridades. Na Praça 2 de Julho, acontece a cerimônia de colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho e acendimento da pira do Fogo Simbólico pelo campeão olímpico de boxe Hebert Conceição.

8. Chegando à 199ª edição, a Independência do Brasil na Bahia tem como tema este ano “A construção da nossa história” e os festejos retornam às ruas depois de dois anos de suspensão, devido à pandemia de Covid-19. A programação prossegue até o dia 5 de julho e a lista de atrações pode ser conferida no site www. fgm. salvador. ba. gov. br.

9. A Academia de Ciências da Bahia (ACB) realiza nesta sexta-feira, 1º de julho, das 10 às 12h, o seu tradicional cortejo virtual “2 de Julho em Defesa da Ciência”, antecipando as celebrações pelas lutas de Independência do Brasil na Bahia. Acadêmicos, cientistas e lideranças de instituições científicas nacionais vão abordar a Memória & Significado do 2 de Julho e vão debater também sobre o financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação no país. Saiba mais sobre o evento: http://cienciasbahia.org.br/2dejulho. Acesse a transmissão pelo Youtube: https://youtu.be/jpIEKovKao0

10. “O 2 de Julho é uma data de grande importância para a Bahia e o Brasil. Simboliza a verdadeira Independência do país. A ACB vai, mais uma vez, liderar uma manifestação com o objetivo de despertar e reforçar na população o valor da ciência, bem como revelar o perigo que a atual situação orçamentária representa para o seu futuro”, afirma Jailson Bittencourt de Andrade, presidente da Academia de Ciências da Bahia e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências.

11. Programação completa do cortejo virtual:
1º de julho (sexta-feira)
10:00h – 10:30h – Abertura & Memória & Significado do 2 de Julho 
Jailson Bittencourt de Andrade (ACB) e João José Reis (UFBA & ACB)
10:30h - 12:00h - Financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação 
Manoel Barral-Netto (ACB); Helena Bonciani Nader (ABC);
Renato Janine Ribeiro (SBPC) e Maria Zaira Turchi (CNPq)
12:00h – Encerramento: Jailson Bittencourt de Andrade (ACB

12. O pré-candidato a governador da Bahia pelo União Brasil.ACM Neto, vai participar do desfile ao 2 de Julho.

13. Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, desembarca em Salvador neste sábado (2) para participar de uma palestra sobre a indústria audiovisual no Brasil, na Faculdade Baiana de Direito, no Stiep. Na ocasião, os certificados de cursos realizados pela produtora Panela Filmes também serão entregues.

14. Durante os meses de abril e julho, Rio de Janeiro e Salvador foram palco da maior capacitação audiovisual realizada em 2022. O projeto da produtora contou com 170 inscritos nas duas capitais. As ações consistiram em 192 horas de treinamento, discussões e trocas de experiências, conduzidas por grandes especialistas do Brasil e de outros países.

15. O projeto contemplou duas áreas: curso artístico, com aulas de roteiro e direção, direção de arte, conjugada à montagem, malha sonora e fotografia, e curso de gestão de projetos, com aulas sobre Ancine, FSA, captação de recursos, propriedade intelectual, regulação, gestão empresarial e estruturação de negócios audiovisuais.

16. Para Fábio Campos, CEO da Panela Filmes, “o projeto é um divisor de águas na produção audiovisual brasileira, uma vez que capacita profissionais, habilitando-os a planejar, captar recursos,  executar, acompanhar e prestar contas, sobretudo dos projetos financiados por fundos públicos de financiamento. Quem participou desta capacitação histórica não terá a mesma visão de antes.”

17. "Quero te agradecer, Jerônimo, com certeza você está muito orgulhoso por ter liderado esse projeto de mudança do padrão, não só arquitetônico, estrutural [das escolas], mas de ensino e de autoestima da nossa juventude", afirmou o governador Rui Costa no início do seu discurso, na manhã desta quinta-feira (30), na inauguração da nova Escola Estadual da Vila Canária, em Salvador.

18. Presente na cerimônia de inauguração do novo complexo escolar da capital baiana, o pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, escolhido para suceder Rui Costa á frente da gestão do Estado, a partir de janeiro de 2023, assumiu em 2019 a Secretaria de Educação do Estado e é o responsável pela elaboração e execução do maior programa de infraestrutura escolar da história da Bahia.

19. O pré-candidato a governador, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), criticou a gestão do Governo do Estado do Aeroporto Governador João Durval, em Feira de Santana, que será o local de desembarque do presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (1º). "O Governo do Estado nunca deu atenção ao Aeroporto de Feira de Santana, a maior cidade do interior do nordeste brasileiro", disse João Roma, nesta quinta-feira (30), durante entrevista à Rádio Sociedade News, de Feira de Santana.

20. João Roma garantiu que, se eleito governador, não poupará esforços para entregar a Feira de Santana um aeroporto que esteja à altura do potencial da maior cidade do interior da Bahia. O pré-candidato do PL disse que o equipamento que é gerido pelo governo estadual carece de investimento, ampliação da pista e melhoria das vias de acesso.

21. "Estou vendo que o governo fez a concessão e até uma pequena obra para tentar melhorar o terminal de passageiros. Mas carece de um investimento maior em infraestrutura. Para chegar e sair do Aeroporto de Feira é uma complicação. Falta planejamento", destacou Roma.