Lula diz que participará e Bolsonaro fará uma moticiata fora do circuito
1. As comemorações pelo 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia, sintetizam a força, a coragem e a resiliência do povo baiano. Para celebrar a data, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove uma cerimônia especial que marca o retorno e a ocupação das ruas da capital por esta festa popular, que chega à 199ª edição. Além do Cortejo Cívico, a programação inclui atividades artístico-culturais.
2. Com o tema “A construção da nossa história”, a edição de 2022 busca enaltecer o protagonismo dos baianos e baianas na conquista da independência do Brasil no estado. A programação terá início na quinta-feira (30) com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, que tem previsão de chegada a Salvador, no Largo de Pirajá, no dia seguinte, às 16h. No mesmo dia (1º), às 9h, acontece o Te Deum, na Igreja do Rosário dos Pretos.
3. No sábado (2), às 6h, acontece a tradicional alvorada de fogos no Largo da Lapinha, que marca a preparação do Cortejo Cívico. Na sequência, estão previstos o hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut. Às 9h, a primeira parte do Cortejo é iniciada em direção à Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), com homenagens aos heróis da independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
4. A partir das 14h, a segunda parte da caminhada segue em direção à Praça 2 de Julho, no Campo Grande. Nesta etapa do percurso, a pira do Fogo Simbólico será acesa por Hebert Conceição, campeão olímpico de boxe. O momento é acompanhado pelo hasteamento das bandeiras, a deposição de flores no Monumento ao 2 de Julho e a execução do hino nacional e do Estado da Bahia.
5. Arte e cultura entram no cortejo - Além da programação cívica, estão previstas diversas atrações artístico-culturais dentro das celebrações do 2 de julho. No sábado (2), às 9h, o grupo Encenação Museu Vivo na Cidade apresenta a intervenção “Heróis da Independência saúdam o Caboclo e a Cabocla”, na sacada da Casa do Benin. A proposta busca trazer as figuras históricas que marcaram a Independência do Brasil na Bahia durante a passagem do Cortejo Cívico.
6. Logo mais, às 12h, o espaço ainda promove o projeto “Culinária Musical”, em que o afrochef Jorge Washington prepara um cardápio especial e recebe o cantor Sinho Bernardo com participação da cantora Denise Correia. Na ocasião, acontece ainda a performance poética com Jocelia Fonseca e mais uma intervenção do Encenação Museu Vivo na Cidade.
7. Às 17h30, no Largo do Campo Grande, o público pode prestigiar o XXXI Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas. O tradicional evento musical congrega distintas filarmônicas da Bahia, em um momento de saudação ao 2 de Julho.
8. No domingo (3), às 17h, ainda no Campo Grande, o cantor Gerônimo apresenta um repertório especial em celebração a data. Na sequência, às 19h, a Orquestra do Maestro Fred Dantas promove o Baile da Independência, que promove uma ambiência dos tradicionais bailes com quermesse.
9.Por fim, na terça-feira (5), às 18h30, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla retornam ao Pavilhão, no trajeto que parte do Campo Grande à Lapinha. Estão previstas a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.
10. PROGRAMAÇÃO COMPLETA - DIA 30/6 (QUINTA-FEIRA)
7h30 – Saída do Fogo Simbólico da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador, conduzido pelos Soldados do Exército e Atletas Baianos.
11. DIA 1º/7 (SEXTA-FEIRA) - TURNO MATUTINO
9h - Celebração do Te Deum na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Salvador.
TURNO VESPERTINO
16h – Chegada do Fogo Simbólico – Largo de Pirajá.
Ø Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Policia Militar do Estado da Bahia.
Ø Brasil – Exmº. Senhor Bruno Reis - Prefeito de Salvador.
Ø Bahia – Exmº Senhor General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho
Ø Salvador – Exmº. Senhor Diógenes Tolentino Oliveira - Prefeito de Simões Filho.
12. Ø Acendimento da Pira
Ø Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, pelas autoridades presentes.
17h – Encerramento da Solenidade.
13. DIA 2/7 (SÁBADO) - TURNO MATUTINO
6h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.
7h – Organização do Cortejo Cívico.
8h30 – Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
14. Ø Brasil – Exmº Senhor Rui Costa - Governador da Bahia.
Ø Bahia – Exmº Senhor Deputado Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes - Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
Ø Salvador – Exmº Senhor Bruno Reis - Prefeito de Salvador.
Ø IGHBA – Exmº Senhor Joaci Góes – Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
8h40 - Colocação de Flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut pelo Governador, Prefeito, Presidente da Assembleia, Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e Comandantes Militares.
Ø Entrega dos Carros Emblemáticos – Discurso do Exmº Senhor Joaci Góes - Presidente do IGHBA
Ø Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
9h – Início do Cortejo Cívico.
Ø Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade.
Ø Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição.
Ø Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja.
11h30 – Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
15. TURNO VESPERTINO
14h30 – Organização do Cortejo Cívico.
15h – Início do Cortejo Cívico.
Ø Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
15h30 – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval
16h15 – Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.
Ø Hasteamento das bandeiras por Autoridades.
Ø Execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica.
Ø Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes. Governador, Prefeito, Presidente da Assembleia, Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e Comandantes Militares.
16. Ø Acendimento da Pira do Fogo Simbólico Pelo campeão olímpico de boxe Hebert Conceição
Ø Execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/Ba com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.
*******
17. O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), confirmou a presença do presidente Bolsonaro na Bahia nesta sexta-feira (01) e sábado (02).
18. “O presidente tem uma intensa agenda na Bahia a partir de sexta, em Feira de Santana, e, no sábado, em Salvador, na celebração ao 2 de Julho, participando da Segunda Motociata da Independência. No mesmo dia, também irá a Curaçá, no Norte da Bahia”, disse Roma em entrevista ao programa Bahia Notícias no ar, na rádio Salvador FM.
10, Segundo o ex-ministro da Cidadania, o presidente desembarca na sexta em Feira de Santana, onde assina a ordem de serviço para o início das obras do rodoanel que vai interligar quatro BRs na região. “Essa obra foi prometida pelo PT e nunca saiu do papel. Agora, com Bolsonaro, vai se tornar realidade”, afirmou.
20. No sábado, João Roma informou que a Motociata da Independência, em Salvador, partirá, às nove da manhã, do Dique do Tororó, nas proximidades da Fonte Nova, com destino ao Parque dos Ventos, na Boca do Rio.
21. “A expectativa é da participação de um grande número de motociclistas de toda a Bahia, acompanhando o presidente Bolsonaro na celebração aos heróis da Independência da Bahia”, disse Roma, que depois seguirá com o presidente para Curaçá onde marcarão presença na tradicional Festa do Vaqueiro pela tarde.