Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CHUVAS ESFRIARAM A SEGUNDA NOITE DO SÃO JOÃO DO LARGO DO PELOURINHO PM

PM faz balanço das festas juninas na Bahia
25/06/2022 às 16:36
   
1. O segundo dia do São João da Bahia, no Pelourinho foi prejudicado pelas chuvas apesar das ruas, becos e praças do Centro Histórico estavam com bom público. A chuva esfriou. Tio Paulinho animou a criançada que compareceu em peso na Praça das Artes, a partir das 11 horas. Os jogos e as brincadeiras divertiram os pequenos. 

2. No Largo do Cruzeiro, a Sala de Reboco iniciou novamente com programação infantil. Por volta das 15h30, a banda Cabriola fez a alegria das crianças. Depois foi a vez do grupo Forró dos Vizin subir ao palco. Se apresentaram também Luh Monteiro, Mara Magalhães, Ska no Xote, Arame Liso e Jó Miranda. 

3. Já no Largo Tereza Batista, a banda Bagagem Arrumada abriu os trabalhos e animou o público no segundo dia de festa. Em seguida foi a vez da cantora Sarajane sacudir a plateia e mostrar como é que se faz um São João de sucesso. Os cantores Pablo Moraes, Marquinhos Navaes, a cantora Marcia Short, a banda Os Mortalhas e a dupla Alex e Camargo também passaram por lá hoje (24) e lotaram a praça. 

4. O Terreiro de Jesus serviu mais uma vez de concentração para as atrações itinerantes: Rural Elétrica, Garampiola, Rixô Elétrico e Furgão Elétrico que arrastaram uma multidão ao redor da praça. 

5. No Largo do Pelourinho, os cantores Genard, Junior Nunes, as bandas 20Xotear, Kimimo do Forró, o cantor Diego Moraes, DJ Preta Forró Sound e Marcondes Morais abrilhantaram a noite e animaram a plateia sedenta por uma festa, depois de dois anos sem um bom arrastapé.  

6.Na Praça Quincas Berro D'Água, a banda Cole Comigo, e os cantores Reynaldo Barbosa, Tenison Del Rey, Lucas Maia, Denise Correia, Gereba e Saulo Calmon agitaram o público que encheu o espaço. 

7. E o samba esteve presente por mais um dia no São João da Bahia no Pelô. No Samba Junino do Terreiro de Jesus, os grupos Samba de Roda Junino, Grupo Jaké, Samba Papelão, Os Bambas do Nordeste e Paroano Sai Milhó percorreram as ruas do Centro Histórico e não deixaram ninguém ficar parado. Afinal, quem não gosta de samba bom sujeito não é. 

8. A Praça Pedro Arcanjo recebeu a cantora Dammys Monteiro, o arrocha gostoso da banda Dois Amores, além dos cantores Zé de Tonha, Gutto Cabaré, e as bandas Forró do Chinelo, Forró De Da em Doido e Trio Resfulengo. O São João da Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

9. A tropa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) continua atuando nas ações preventivas durante as festas de São João da capital e interior. Na noite desta sexta-feira (24), no Pelourinho, na capital baiana, as guarnições atuaram fazendo inspeções em solo e em pontos elevados no perímetro da festa. No bairro de Paripe, em Salvador, os militares também estavam observando o público com olhos atentos para se anteciparem a alguma situação de urgência e emergência.  

10. “Estamos com uma quantidade grande de público tanto no Pelourinho, como em Paripe, porém,  com poucas ocorrências. As pessoas estão aproveitando a festa de forma tranquila e seguindo as nossas orientações, nossa meta é permanecer atuando de forma preventiva. Também seguimos com militares nos quartéis para atenderem as demandas ordinárias”, explicou a major Jamile Lutiane.

11.  Na noite de sexta, a oficial inspecionou as duas áreas sob seu comando e verificou de perto que, mesmo com a quantidade grande de público, a festa estava tranquila e sem grandes ocorrências que precisassem da intervenção dos bombeiros.
 
12.  A segunda noite de festa reuniu atrações de tirar o fôlego, no Parque de Exposições. Responsável pelo hit Facas, a dupla Diego e Victor Hugo apresentou canções do seu repertório que fizeram o público dançar sem parar. Músicas como O Alvo, Localiza Aí, A Culpa é do Meu Grau e Até Falar Chega estavam no repertório dos cantores e na boca da galera, que cantou junto. 

13. A noite foi marcada ainda pelo show do cantor Dan Valente, representante baiano do Piseiro. Dan cantou sucessos da carreira como Doente de Amor, Yasmin e Não Fico com Ex, além de hits da música nacional. 

14. “Tocar para o público de Salvador, sentir a felicidade nos olhos das pessoas e mostrar a minha música para o povo foi algo que não dá pra descrever”, disse o artista. 

15. A cantora Anna Catarina, natural de Aratuípe, interior da Bahia, faz parte da nova geração do arrocha. Para a apresentação, ela levou um repertório atualizado e repleto de sucessos, incluindo sua nova música de trabalho, Brinquedo. A artista baiana fez ainda uma homenagem ao cantor Cristiano Araújo.  

16. Encerrando a programação, quem se apresentou foi o cantor Nattan, revelação cearense do forró e atração que fez o povo não arredar o pé do espaço, mesmo já perto de amanhecer o dia com músicas no topo das mais pedidas como Morena, Confiei em Ti e Diferente das Diferentes. 

17. Mas a noite teve muita música no Parque de Exposições. Também se apresentaram por lá as duplas Jorge e Mateus e os cantores Danniel Vieira, Dorgival Dantas e Emely Rodrigues. A festa no Parque de Exposições de Salvador é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia.

18. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) apresentará, por meio de entrevista coletiva, o balanço da Operação São João 2022, na próxima segunda-feira (27), às 11h30. A coletiva acontecerá no Quartel do Comando Geral (QCG), na Praça Azpicueta Navarro, s/nº, no Largo dos Aflitos.

19. Com 30 mil postos de serviço a mais, a operação, que conta com R$ 6,1 milhões de investimento, é realizada em todos os 417 municípios baianos com o envolvimento de equipes dos comandos de policiamento regionais e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), sob a coordenação do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM).

20. O Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas, implementado pela Secretaria de Segurança Pública no São João da Bahia 2022, atua em conjunto com as ações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instrumentos pioneiros na festa junina, permitindo o monitoramento 24 horas das áreas de festas da capital e de mais 11 cidades do interior. A operação vem garantindo dias de diversão e tranquilidade nos festejos juninos realizados pelo Governo do Estado, que chega ao segundo dia nesta sexta-feira (24), sem ocorrências de situações de crime no Parque de Exposições, um dos espaços que reúne o maior número de pessoas na festa, em Salvador.