Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS DO HGRS MUDA DIAS DE RETORNO

Deputado Isidório rebate acusações do Fantástico sobre a Fundação Dr Jesus
20/06/2022 às 15:09
  1. A central de marcação do ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) irá alterar, a partir do mês de julho, o processo de abertura de vagas para consultas de retorno. Anteriormente realizados duas vezes por mês, os agendamentos ocorrerão agora em todos os dias úteis, de forma escalonada por especialidade.

2. A iniciativa visa diluir o fluxo de ligações para, dessa forma, prestar um melhor serviço ao cidadão. Os pacientes atendidos no ambulatório poderão agendar suas consultas de retorno através do número 0800 071 3535, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na semana correspondente à especialidade desejada:
Semana 1: Urologia, Angiologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Geral;
Semana 2: Cardiologia, Neurocirurgia, Neurologia e Cirurgia Torácica;
Semana 3: Coloproctologia, Gastroenterologia, Hepatologia e Oftalmologia;
Semana 4: Pediatria, Pneumologia, Oncologia e Nefrologia.

3. Cabe ressaltar que o atendimento no ambulatório do HGRS é destinado a pacientes que já ingressaram na instituição. Pacientes externos devem ser encaminhados pelo município, por meio do Sistema Lista Única.

4. O deputado federal Sargento Pastor Isidório (Avante), criador da Fundação Dr. Jesus, afirmou que as denúncias de maus tratos mostradas pelo Fantástico no programa do último domingo (19) são fruto de denúncia de pessoas que frequentam o local e que não querem vencer o vício nas drogas e no álcool. 

5. “A comunidade terapêutica é para um gay vir, ficar de noite, de madrugada, querendo apalpar o outro, estuprar o outro? É para lésbica ficar querendo pegar pegar mulher de noite, apuço? Isso é amor? A gente tem obrigação de aceitar isso? Eles querendo dá facada, chega aqui querendo furar o outro de faca. Eles vem recuperar e quer trazer droga para aqui para dentro. Mulher querendo cortar a outra de gilete. Eu vou poder receber ajuda, como recebo desde o governo Wagner e Rui Costa; a gente tem dinheiro do povo aqui e como vou dizer que estou recuperando se isso aqui virar um brega, com os homens usando droga, mulher usando droga, um dando facada no outro? Isso é centro de recuperação?”, desabafou Isidório.

6. O pré-candidato a governador, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), defendeu a atuação das comunidades terapêuticas no tratamento de dependentes químicos. 

7. “A exceção não pode impor prejuízo a um regra de comunidades terapêuticas que já recuperaram mais de 50 mil drogados em todo o país”, destacou Roma ao ser questionado a respeito de denúncias que envolvem a Fundação Dr. Jesus, em Candeias, administrada pelo deputado federal Pastor Isidório (Avante). Na entrevista à Rádio Sociedade concedida na manhã desta segunda-feira (20), Roma estabeleceu um paralelo entre o aumento do número de dependentes químicos ao avanço, principalmente na Bahia, do tráfico de drogas e do crime organizado.

8. Sobre o trabalho das comunidades terapêuticas, Roma deu um testemunho pessoal. “Conheci de perto o trabalho das comunidades terapêuticas, inclusive fui lá em Guaratinguetá [no interior de São Paulo], dormi na Fazenda da Esperança, acompanhei de perto o trabalho, vi o critério”, declarou Roma. Ele ressaltou que verificar o drama das famílias é crucial. “Eles fazem um trabalho muito bonito. As mais de 50 mil famílias que tiveram pessoas que superaram o mundo das drogas sabem a importância das comunidades terapêuticas, o que não exclui também o trabalho dos centros psiquiátricos”, declarou.

9. O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) moção de pesar pela morte do ex-prefeito do município de Baixa Grande, Heraldo Alves Miranda, aos 74 anos. O parlamentar demonstrou consternação pela perda do político e médico, que tinha muitos serviços prestados na cidade e na região.

10. O município de Casa Nova celebrou mais um aniversário de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, 20 de Junho. A data mereceu registro e aplausos do deputado Luciano Simões Filho (UB) que, em moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), contou a história da cidade, que surgiu na primeira metade do século XIX a partir da descoberta e comercialização de sal em seu território.

11. A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou moção de pesar pela morte do defensor público Antônio Raul Borges Palmeira, ocorrido no dia 14 de junho deste ano. Palmeira morreu em Salvador, aos 66 anos de idade.

12. Para curtir o São João depois de dois anos de distanciamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, os servidores ativos e inativos da Prefeitura de Salvador terão o pagamento do salário de junho antecipado para esta quinta-feira (23). A medida foi anunciada nesta segunda-feira (20) pelo prefeito Bruno Reis, através das redes sociais. 

13. “Vamos manter a tradição do pagamento antecipado neste período, para que os servidores possam comprar o amendoim e a canjica, e pular a fogueira com alegria muito maior. Quero aproveitar para desejar um feliz São João a todos, afinal de contas são dois anos sem poder celebrar esta data”, declarou.  

14. O gestor também aproveitou para reforçar o pedido para que os cidadãos se imunizem contra o coronavírus. “Que todos possam colocar o ciclo vacinal em dia, principalmente quem vai viajar para o interior da Bahia”, pontuou Bruno Reis.  

15. O governador Rui Costa estará no município de Ichu, nesta terça-feira (21), às 9h, para entrega de obras e anúncio de novos projetos. Durante a viagem, ele vai inaugurar oficialmente a implantação de rede de distribuição de água e ligações domiciliares na comunidade rural de Calumbi, assim como a rede de distribuição de água do povoado do Umbuzeiro. As obras são resultado de parceria entre a Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), e a Prefeitura Municipal.

16. erá anunciada ainda a celebração de convênio entre a Conder e o município de Ichu para pavimentação das ruas Cedraz Carneiro, Antônio Carneiro, Nair Soares e Avenida A. O projeto inclui as ruas D, E, F, K, O e Q. Além disso, a Conder, órgão vinculado à secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, vai formalizar outro convênio para construção da Praça do Cemitério e pavimentação da Rua do Hospital.

17. Promover educação política para jovens das comunidades soteropolitanas. Esse é o objetivo do projeto Prefeito Mirim de Salvador. Na manhã desta segunda-feira (20), Pablo Leon, 13 anos - prefeito mirim; e Gabriel Reis, 12 anos - vice-prefeito mirim; ambos da localidade de Campinas de Pirajá realizaram uma visita ao gabinete do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania).

18. O intuito da visita foi mostrar para os jovens um pouco da rotina do legislativo e como funciona o processo de produção parlamentar. Os jovens também puderam apresentar as principais demandas da comunidade ao vereador.

19. “Quando investimos em educação política para juventude estamos gerando interesse desse público para o assunto e engajamento nas causas que envolvem a sociedade como um todo. Também é uma forma de construir quadros políticos dentro das comunidades. Acredito muito na força dos nossos jovens para fazer uma política de ainda mais qualidade em prol do bem-estar comum para a vida das pessoas”, explicou Joceval.

20. Para Gabriel Reis, exercer a função é uma oportunidade de ajudar na melhoria dos serviços públicos ofertados para comunidade onde está inserido. “De segunda a sexta, realizo vistorias no bairro onde moro. As pessoas nos procuram para falar de coisas que podem melhorar. Meu desejo é que um posto de saúde seja construído no bairro porque as duas unidades disponíveis para população ficam um pouco distante”, afirmou o vice-prefeito mirim.