Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MAIS 1 SOLDADO DA PM É ASSASSINADO NA BAHIA E COMISSÃO DA ALBA SE CALA

Por que será que a Comissão de Direitos Humanos da ALBA nada comenta?
18/06/2022 às 15:06
   1. Um soldado da Polícia Militar, Eder dos Santos Nascimento, 39 anos de idade, foi assassinado na noite desta sexta-feira (17) na cidade de Conceição da Feira, na Região Metropolitana de Feira de Santana. O crime aconteceu dentro de um bar na rua da Liberdade.

2. Segundo informações da PM, uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi enviada ao local para realizar o socorro ao soldado. Ele foi levado para a Unidade Hospitalar Maria Teodora Leal do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

3. Equipes da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionadas e intensificaram o policiamento na região à procura de suspeitos. Ninguém foi preso até este sábado.

4. Em nota, o comando da PM destaca que:'É com profundo pesar que a Polícia Militar informa o falecimento do soldado Eder dos Santos Nascimento, na noite dessa sexta-feira (17), no município de Conceição da Feira. O policial integrava as fileiras da Corporação há seis anos e estava lotado na 40ª CIPM. Era casado e deixa um filho de 12 anos.

5. O sepultamento ocorrerá às 16h deste sábado (18), no Cemitério do Município de Conceição da Feira, onde o corpo também será velado.
                                                                                                     ******
6. Várias oficinas estão sendo oferecidas de forma gratuita a programação do São João do Centro Histórico. Confira o que vai ser realizado No Circuito “Prá lá de Bão” que é completamente gratuito:

7. Oficina Comentada de Flores de Papel – Monumento da Cruz Caída – Memorial das Baianas - dias 21, 22 de junho, às 10h e às 15h - Oficina idealizada pelo Museu da Misericórdia, que ensina a confecção de flores de papel e sua simbologia, realizada no Memorial das Baianas. Lotação:20 pessoas por turno ( a partir de 14 anos). Inscrições: lucia.barbara@santacasaba.org.br.

8. Oficina de Histórias Juninas para Crianças de 8 a 12 anos – Cruzeiro de São Francisco –dia 18 de junho, das 9h às 12h – Realizada na Associação Protetora dos Desvalidos – Largo do Cruzeiro de São Francisco, 17.

9. Colorindo o São João – Rua do Açouguinho – Museu Eugênio Teixeira Leal - dias 21 e 23 de junho, das 09h30 às 11h30 - Oficina para crianças de 6 a 10 anos, com atividades  para colorir e desenhos sobre a temática do São João.

10. Oficina Bolos Juninos na Cozinha Afetiva – Senac Pelourinho – dia 18 de junho, das 09h às 11h - Oficina gastronômica idealizada pelo Senac Pelourinho e realizada na sede da instituição. Capacidade: 30 alunos - Largo do Pelourinho, 13.

11. Oficina de Pratos Típicos do São João – Taboão - dia 18 de junho, às 11h, na Casa do Benin - O afrochef Jorge Washington ministra essa oficina gastronômica, que tem inscrições gratuitas pelo intagram @casadobenin - Baixa dos Sapateiros, 7 (entrada do Taboão).

12. Quem passar o São João na capital vai poder aproveitar o arrasta-pé no Centro Histórico de Salvador de 18 a 26 de junho. A folia vai acontecer desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio, resgatando a tradição dos festejos juninos na sua mais pura essência. O evento será realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada.

13. O São João do Centro Histórico tomará conta das ruas, largos, praças, dos casarões e instituições que existem no lugar oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Ao todo serão realizadas 165 ações gratuitas, 73 ações a preços populares, uma média de 27 eventos por dia, que envolverão 432 artistas.

14. A animação de sobra de centenas de pessoas que foram ao São João de Areia Branca, em Lauro de Freitas, na noite desta sexta-feira (17), transformou a Praça da Mangueira em um verdadeiro arraial. Quatro atrações musicais proporcionaram toda a agitação e alegria no primeiro dia da festa. Os festejos juninos na localidade seguem neste sábado (18) e domingo (19). 

15. O trio com o forrozeiro Jota Santana, que saiu da concentração próximo a Escola Edvaldo Boaventura até a Praça da Mangueira, abriu oficialmente os festejos em Areia Branca. No momento seguinte, no trio parado, foi a vez de Thiago Brava, dono do sucesso "Dona Maria", animar o São João do bairro. O forró tradicional sob o ritmo da banda Milk Shake com Pimenta também fez parte da festa. O fechamento da primeira noite coube a banda Sou Love. 

16. A prefeita Moema Gramacho não economizou nos passos do arrasta pé. Antes de aproveitar o festejo com a população, a gestora alertou o público sobre a necessidade de tomar todas as doses da vacina contra a Covid-19. “Foram dois anos sem poder fazer festa, mas agora, cautelosamente, estamos fazendo esse encontro gostoso. Espero que todos curtam com muita paz, segurança e amor. E não esqueçam, ainda estamos com reflexos da pandemia e precisamos nos cuidar”, disse. 

17. Dando início ao projeto de requalificação do Mercado Público Dona Alzira (Feira do Bueiro), no Centro, a Prefeitura de Eunápolis entregou cerca de 45 barracas novas para os feirantes na manhã desta sexta-feira (17), realizando um "sonho antigo desses profissionais". As estruturas são de metalon, material semelhante ao ferro, mais resistente à ação do tempo e com função portátil (monta e desmonta).

18. A entrega das barracas, que substituíram as de madeira,  envolveu a participação de diversas secretarias, que estão empenhadas no serviço de requalificação do espaço desde o início da semana, quando foi realizada intensificação de limpeza no mercado. Melhorias no telhado, banheiros, piso, portões e drenagem também estão previstas no projeto de requalificação.

19. "A ação de entrega das barracas foi muito importante para organização da feira e dos feirantes, que agora poderão trabalhar com segurança alimentar dos produtos que são comercializados, beneficiando assim, principalmente os consumidores", frisou a secretária de Agricultura, Eliane Menezes.

20. Para a prefeita Cordélia Torres (UB), o início da requalificação é resultado do compromisso firmado com os feirantes. "Há poucos dias nos reunimos para entender as necessidades dos comerciantes, e já começamos o processo de revitalização da feira, que é um ambiente tradicionalmente frequentado pelos eunapolitanos, e que agora será um espaço mais adequado e seguro para trabalhadores e consumidores", destacou a gestora.