Mais mil e duzentas câmeras inteligentes passam a operar em Salvador, nesta terça-feira (14), 9h, unindo-se às demais 300 que já funcionam na capital baiana.
1. Mais mil e duzentas câmeras inteligentes passam a operar em Salvador, nesta terça-feira (14), 9h, unindo-se às demais 300 que já funcionam na capital baiana. Além disso, 160 terminais de comunicação móvel (smartphones especiais destinados para uso policial) serão entregues às unidades operacionais de Salvador e Região Metropolitana. O governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública Ricardo Mandarino participam do ato simbólico, que será realizado no Centro de Operações e Inteligência, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
2. Os terminais substituem os tradicionais Hand Talks (HTs), como também são conhecidos os aparelhos de comunicação via rádio. A partir de agora, os policiais poderão, através desses novos aparelhos, acessar, produzir e compartilhar informações em formato de áudios, vídeos e fotos em tempo real, entre outras funcionalidades. Neste primeiro momento, os terminais serão destinados às unidades operacionais de Salvador e Região Metropolitana.
3. A ações integram a primeira etapa da expansão do projeto Video-Polícia, que amplia o parque tecnológico e representa o maior investimento na história da Segurança Pública da Bahia em um único projeto. A expansão prevê a instalação de mais de quatro mil câmeras inteligentes na Bahia e a ampliação dos pontos com reconhecimento facial e de placas veiculares; além disso, passa a oferecer a modalidade de análises de situações e comportamentos realizadas através de softwares.
4. O PIB do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 22,7 bilhões no primeiro trimestre de 2022, representando 24,3% do PIB estadual para o período. Essa participação é superior à verificada no mesmo trimestre de 2021 quando era equivalente a 24% do PIB total baiano; ou seja, entre os dois períodos o agronegócio baiano aponta trajetória de aumento de participação na economia.
5. Apesar da ampliação da participação no total da economia, o PIB do agronegócio registrou recuo de 0,7% no primeiro trimestre de 2022 quando comparado ao primeiro trimestre de 2021. Neste período, o agregado I (produção de insumos) e agregado III (processamento dos produtos agropecuários) aumentaram as participações no PIB da Bahia, passando de 1,65% para 1,77% e 3,57% para 6,59%, respectivamente.
6. João Paulo Caetano, coordenador de Contas Regionais da SEI, explica porque mesmo com taxa de crescimento negativa, o Agronegócio ganhou participação: “Quando analisamos a participação de um segmento no PIB, estamos considerando, além das variações em termos reais, as variações em termos de preços.
7. Nesse sentido, podemos ter, por exemplo, uma queda em termos reais, mas ainda assim a possibilidade de aumento de participação em decorrência de uma oscilação nos preços superior à queda calculada em termos reais. Como os preços agrícolas apresentaram alta, esse efeito se verificou na economia baiana”.
8. É importante salientar que o primeiro trimestre, apesar da relevância pela ocorrência de algumas importantes safras, não é o principal para o agronegócio haja visto que a maior parte da produção agropecuária baiana se desenvolve no segundo trimestre e isso caracteriza impactos positivos tanto no próprio segmento agropecuário (agregado II) quanto nos demais segmentos, especialmente nos segmentos de transporte e comercialização que compõem o agregado IV. Segundo Caetano, “considerando essa especificidade e com base em alguns indicadores mais atualizados relativos à produção agrícola baiana, a expectativa é que no segundo trimestre se tenha um desempenho mais favorável para o segmento do agronegócio baiano”.
9. O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Leonardo Bandeira, analisou que “determinadas sazonalidades no setor do agronegócio são normais e até esperadas. Mas, o que nos chama atenção nos novos números oferecidos pela SEI é que o setor se consolida como responsável por uma grande fatia das riquezas geradas pela Bahia.
10. O agronegócio vem, já há muito, sendo responsável por cerca de ¼ (um quarto) do PIB do estado, e repetimos a performance nessa parcial. Tudo isso é fruto de uma política acertada, muito trabalho e a dedicação daqueles que empreendem e trabalham no campo”.
11. O atendimento na policlínica em Narandiba é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. O cidadão que reside em Salvador poderá acessar o serviço por meio de agendamento, via SAC Digital (pelo site www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo), e pelo 0800 071 5353, a partir de demanda espontânea.
12. A unidade também atenderá por meio da regulação de pacientes já cadastrados, que aguardam por cirurgias eletivas, para a realização de consultas complementares e exames pré-operatórios.
13. “A Policlínica oferece uma forma bastante democrática de acesso. Está disponível para assistir às pessoas que moram no município de Salvador, através de duas formas de acesso: para quem já está na lista única dos hospitais do Estado para a realização de cirurgia eletiva, adiantaremos os exames e consultas deste paciente. Outra forma de acesso é para quem tem uma requisição de consulta ou exame, estes podem agendar atendimentos pelos nossos canais digitais e por telefone”, reforçou a secretaria estadual da Saúde, Adélia Pinheiro.
14. O equipamento atenderá cidadãos que estão à espera de procedimentos como plástica mamária feminina não estética, tiroidectomia, colecistectomia, hernioplastia, fistulectomia anal, hemorroidectomia, tratamento de varizes de MMII, além de histerectomia, miomectomia, colpoperineoplastia e laqueadura tubária.
15. Também podem procurar o serviço para a realização de consultas e exames complementares aqueles pacientes encaminhados para os procedimentos de ooforectomia, instalação ou retirada de cateter de Duplo J, nefrolitotomia e pielolitotomia, nefrectomia, prostatectomia e RTU de próstata, além de tratamento cirúrgico de hidrocele, varicocele e vasectomia.
16. Troca de titularidade, ligação nova e pedido de tarifa social. Esses são alguns dos serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que já estão disponíveis na Rede SAC na Bahia. A novidade é que o cidadão pode solicitar os serviços através de vídeoatendimento, sem precisar se deslocar a um posto SAC presencialmente. O agendamento deve ser feito previamente através do aplicativo SAC Digital ou pelo portal www.sacdigital.ba.gov.br.
17. Ao acessar o SAC Digital, o cidadão escolhe a data disponível e agenda o horário de preferência. Após isso, será enviada uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para o atendimento por vídeo. Vale lembrar que é necessário ter computador ou celular com acesso à internet para realizar o atendimento. Além da Embasa, o SAC oferece vídeoatendimento também para o Procon, Ceprev, Planserv e SineBahia.
18. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza também o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
19. Você sabe como funciona a integração entre o metrô e os ônibus metropolitanos e urbanos? E que existe um setor de Achados e Perdidos no metrô? A partir desta terça-feira (14), os clientes podem obter essas e outras informações sobre o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas utilizando o ChatBot, um atendimento virtual por meio do WhatsApp, que permite o acesso a informações de maneira rápida e fácil.
20. O contato pode ser feito por meio do número (71) 9688-0714 (via celulares, tablets, IPad, notebooks e computadores de mesa). Basta salvar em sua lista de contatos e acessar informações importantes da concessionária, tais como horário de funcionamento das Estações e Terminais, transporte de animais e objetos de grandes volumes, achados e perdidos e também oportunidades de emprego.
21. “Esta é mais uma ferramenta que pode aproximar o cliente da CCR Metrô Bahia, respondendo às dúvidas mais comuns, e com isso, proporcionamos uma melhor experiência para quem utiliza o metrô. Como uma empresa de gente que cuida de gente, prestar um atendimento de excelência é nosso compromisso”, explica Jocelyn Cárdenas, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.