Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO PARTICIPA DE MOTOCIATA EM ORLANDO NOS EUA COM SUCESSO

Imprensa antiga minimiza evento de Bolsonaro nos EUA
11/06/2022 às 15:25
   
1.  (FOLHA DO POVO) -  O presidente Jair Bolsonaro participou neste sábado (11) de uma motociata organizada pelo Grupo Yes Brasil USA em Orlando, na Flórida. O evento aconteceu após a inauguração de um vice-consulado do Brasil.

2. “Nós amamos a nossa pátria e temos um profundo respeito com os EUA, um país acolhedor e de oportunidades. Cada vez mais queremos interagir para o melhor dos nossos povos”, discursou ele durante os preparativos para a motociata, que durou cerca de 40 minutos.

3. Mais cedo, ao sair do hotel, o presidente lembrou que, nas eleições de 2018, cerca de 90% dos votos dos brasileiros na região foram para ele, segundo o jornal O Globo. "Esse pessoal que saiu do Brasil veio buscar melhores oportunidades. No fundo, acredito que todos queriam ficar no Brasil. E esse vice-consulado dá paz para registrar filhos, algum problema diplomático resolver aqui, interessa para o turista também".

  4. Nos EUA para a nona edição da Cúpulas das Américas, Bolsonaro ainda se encontrou com o presidente democrata norte-americano Joe Biden e declarou querer encontrar com o ex-presidente Donald Trump até o mês de agosto, antes das eleições brasileiras.  Bolsonaro deve voltar ao Brasil até o fim deste sábado.
                                                                                                          *****
  5. Na tarde deste sábado (11), policiais militares da 58ª CIPM apreenderam dois revólveres após trocar tiros com homens armados, na localidade conhecida como Pedrinhas, bairro do Luís Anselmo.

  6. As guarnições foram acionadas pelo Cicom para averiguar uma denúncia de um grupo de homens armados. Após incursão, os policiais foram recebidos a tiros pelos indivíduos. Houve o revide e, cessado os disparos foram encontrados dois suspeitos feridos. Eles foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram.

  7. Com eles foram encontrados dois revólveres calibre 38 e seis porções de maconha. A ocorrência foi apresentada na Corregedoria da Polícia Militar, onde todo material apreendido foi apresentado.

  8. A segunda edição do curso de atendimento pré-hospitalar para cães, idealizado e ministrado pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), até este sábado (11), no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, tem como objetivo formar em primeiros socorros o efetivo que já trabalha com cães policiais. As atividades desses animais na atuação junto à Polícia passam pela identificação de explosivos ou drogas, a busca por pessoas desaparecidas, suspeitas ou debaixo de escombros, além da abordagem terapêutica para crianças especiais (cinoterapia).

  9. Nessas tarefas, que muitas vezes são impossíveis para os humanos, os cães também colocam em risco a própria vida. A capitã Samanta Lacerda, comandante da Companhia de Operações com Cães (COC) da PMBA, explica a importância da capacitação. “Muitas vezes, em operação ou treinamento, a gente está distante do médico veterinário e não tem o suporte ideal de clínica e materiais. Então essa é uma preocupação com o nosso companheiro de quatro patas”.

  10. Assim como é o atendimento aos seres humanos, é preciso ter técnica para prestar os primeiros socorros ao animal ferido. Uma condução errada pode custar a vida ou os movimentos do cão. Por isso, o curso é ministrado por nomes renomados da área, incluindo médicos veterinários pertencentes à COC. “Essas técnicas foram desenvolvidas juntamente com médicos veterinários civis, pertencentes a universidades, clínicas e hospitais de Salvador”, destacou a comandante.

  11. O curso, pioneiro no Brasil, reúne 24 alunos da Polícia Militar da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, da Paraíba e do Paraná, além da Polícia Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e fuzileiros navais. Policial rodoviário federal, Pedro Galvão é um dos alunos do curso. “Eu trabalho no grupo de operação com cães, e essa iniciativa é de extrema importância para a gente que atua nessa área, para atender as eventuais ocorrências. Recebi o convite da PM da Bahia e vim para poder somar e agregar conhecimento na minha instituição”.

   12. A soldado Vera Lúcia da Silva é veterinária e uma das instrutoras do curso. “Existe uma relação de amor incondicional e de muita fidelidade do cão com o homem. Por isso, esperamos retribuir todo esse amor incondicional e a disponibilidade que o cão nos dá, que é o da própria vida. O mínimo que a gente pode fazer é retribuir”, pontuou.

13.Os animais da Companhia de Operações com Cães também passam por treinamentos diários e obtêm dietas balanceadas para atuar nas abordagens policiais. A matilha da PMBA é composta por animais das raças labrador, rotweiller, golden retriever, pastor alemão e pastor-belga-malinois. Em média, os animais atuam no Batalhão de Choque por cerca de oito anos e, após esse período, são aposentados e colocados para adoção.

  14. A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) afirmou nesta sexta-feira (10) que o Centro de Diagnóstico de Bioimagem (CDBI) vai reforçar ainda mais a saúde de Simões Filho. O equipamento foi inaugurado nesta terça pela Prefeitura, em solenidade que contou com a presença do prefeito Dinha Tolentino, além de secretários municipais, vereadores e autoridades. 

  15. A unidade de saúde foi construída pela Prefeitura com recursos próprios e vai contar com Tomógrafo, Mamógrafo, RX Digital, Ultrassom e equipamento de vídeo endoscópio. “Hoje é um dia histórico para Simões Filho. A inauguração do Centro de Bioimagem representa um salto na qualidade da saúde do município e vai realizar atendimento de baixa, média e alta complexidade, realizando exames de imagens com alta precisão”, afirmou. 

  16. Kátia Oliveira lembrou, ainda, que a gestão do prefeito Dinha tem feito investimentos robustos na saúde. Entre as entregas ela citou o Centro de Terapia Intensiva (UTI) – Ajurimar Tolentino Oliveira dos Santos, com 10 leitos, totalmente equipado e habilitado para o funcionamento, além da UTI Móvel e da Unidade Móvel Odontológica (UMO).

  17. “Quero aqui parabenizar a gestão do prefeito Dinha e toda a sua equipe por esse equipamento que vai melhorar, e muito, o atendimento à população. Nos últimos anos, o prefeito Dinha já tem trabalhado duro para reforçar a saúde em Simões Filho e, agora, com o centro de Bioimagem, esse atendimento vai melhorar ainda mais”, salientou.