Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE BOLSONARO DIZ QUE FORÇAS ARMADAS SEMPRE DECIDIRAM PELO BEM

Fala de Bolsonaro preocupa setores que defendem a democracia plena
09/06/2022 às 14:28
  1. O Brasil vive um momento difícil e de decisão e as Forças Armadas sempre estiveram presentes e decidiram pelo lado do bem nos momentos de dificuldade do país, disse nesta quarta-feira, 8, o presidente Jair Bolsonaro, ao acrescentar que os militares são guardiões da Constituição e garantidores da democracia e da liberdade.

  2. "Militares das Forças Armadas, um exemplo ao longo de toda história do Brasil, nos momentos mais difíceis sempre estivemos presentes e decidimos pelo lado do bem", disse.

  3. "Forças Armadas, guardiãs da nossa Constituição; Forças Armadas, respeitadas e garantidoras da nossa democracia e da nossa liberdade", reforçou ele, durante a Formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento no Rio de Janeiro.

  5. Em uma fala recheada de insinuações num momento em que dobra a aposta em seu confronto com o Judiciário e amplia os questionamentos ao sistema eleitoral sem apresentar evidências das suspeitas, Bolsonaro - um ex-capitão do Exército - disse que, apesar dos momentos difíceis, não se pode lamuriar por isso, muito pelo contrário.

  6. "Devemos dar graças a Deus porque por nós hoje aqui presente, todos nós, o futuro da nossa pátria e a nós caberá a decisão mais cedo ou mais tarde, porque temos realmente um futuro pela frente, mas não o nosso, o dos nossos filhos e nossos netos", afirmou.
                                                                                                              *****
  7. As consequências negativas no mundo da invasão russa na Ucrânia estão se agravando, afetando 1,6 bilhão de pessoas, disse quarta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, apresentando um 2º relatório da Organização sobre suas repercussões internacionais. “O impacto da guerra na segurança alimentar, energia e finanças é sistêmico, severo e acelerado ”, disse ele.

  8.  "Para as pessoas em todo o mundo, a guerra ameaça desencadear uma onda sem precedentes de fome e miséria, deixando o caos social e econômico em seu rastro ", alertou o chefe da ONU.

  9. (Le Monde) Poucas horas antes da votação, a Nova União Econômica e Social Popular (Nupes) não conhece trégua legal. Terça-feira, 7 de junho, o Conselho de Estado deu-lhe razão contra o Ministério do Interior, considerando -o "uma nuance política única" para as duas voltas das eleições legislativas (12 e 19 de junho). Por outro lado, no mesmo dia, o tribunal de Créteil, apreendido sumariamente, pôs em causa o processo que levou o Partido Socialista (PS) a aderir ao Nupes. Estes são quatro ativistas socialistas, sem responsabilidades dentro do partido, que tomaram medidas legais.

  10. Segundo o acórdão, a direcção do PS deveria ter organizado uma convenção nacional, incluindo os militantes, e não se contentar com uma votação do conselho nacional, o "  parlamento  " do PS, a 6 de Maio, para endossar - com 62 % dos votos – este acordo entre o PS, La France insoumise (LFI), o Partido Comunista (PC) e a Europe Ecologie-Les Verts (EELV). O juiz ordenou ao PS que organizasse uma convenção nacional no prazo de um mês, sob pena de uma sanção pecuniária de 500 euros por dia.

  11. O primeiro turno das eleições legislativas acntece domingo próximo.

  12. Neste mês de junho, os clientes do Shopping Center Lapa podem fazer as suas compras para o Dia dos Namorados e São João e ganhar um kit especial da campanha de Namorados “Amor de Cinema”.

  13. Para participar da promoção, o cliente deve realizar compras a partir de R$ 250 e já garantir um par de ingressos para o Cine Imperial. Além dos ingressos, o Center Lapa e Cine Imperial presentearão os clientes com um combo de pipoca grande e dois refrigerantes para filmes que estão em cartaz como Jurassic World: Domínio, Top Gun: Maverick e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. A promoção é válida para compras realizadas até o dia 22 de junho. A troca do cupom da promoção deve ser feita no 3º piso, ao lado da loja Cacau Show, com apresentação das notas fiscais. Será permitida apenas uma troca por CPF.

  14. O turismo rural da Bahia será destaque na Origem Week, feira de negócios que começa nesta quinta-feira (9), às 14h, no Centro de Convenções de Salvador. O evento vai divulgar produtos gourmet genuinamente baianos, associados às 13 zonas turísticas do estado.

  15. Durante a feira, irão acontecer também o Festival Internacional Chocolat Salvador e o Salão do Café. A Origem Week tem o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), do Desenvolvimento Rural (SDR), da Agricultura (Seagri) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

  16. A Câmara Municipal de Salvador vai colocar em pauta para votação o projeto de lei que regulariza a obrigatoriedade de estabelecimentos fixarem postos de coleta para descarte de resíduos acumuladores de energia como pilhas, lâmpadas, baterias e outros. A medida visa intensificar a consciência de coleta seletiva para preservar o meio ambiente, segundo o autor do PL, o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania).

  17. De acordo com a proposta, os estabelecimentos que comercializam esses produtos ficam obrigados a manter postos de coleta para o recebimento após inutilização ou esgotamento energético de tais resíduos. A destinação final deverá ser realizada conforme disposições contidas nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente e na legislação ambiental estadual vigente.

  18. O parlamentar explica que o município precisa dar exemplo e regularizar a situação para que todos os cidadãos tenham o compromisso de referenciar o hábito sustentável e reduzir os impactos ao meio ambiente. “A responsabilidade com o nosso maior patrimônio, o planeta, deve ser compartilhada entre empresas, sociedade e poder público, afinal de contas, todos somos afetados com as mudanças negativas da natureza, independente de classe social. 

  19. A capital baiana, que se destaca com inúmeras iniciativas sustentáveis, pode e deve sair na frente com mais essa ação para reforçar a destinação correta dos não recicláveis.", comentou Joceval.

  20. A declaração do governador da Bahia foi dada em audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta quarta-feira (8/6), em Brasília. Rui avalia que a proposta do presidente da República, Jair Bolsonaro, para diminuir o preço dos combustíveis "quebrará" os estados, se aprovada pelo Congresso Nacional, e que se trata de uma artimanha com fins eleitoreiros.

  21. No início desta semana (6/6), o presidente Bolsonaro anunciou que espera a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que autoriza os estados a zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o óleo diesel e o gás de cozinha (GLP) e aguarda ainda a aprovação do projeto de lei que limita a alíquota do ICMS sobre combustíveis, energia, gás natural, comunicações e transportes coletivos. Esse projeto (PLP18), já aprovado pela Câmara e recém-chegado ao Senado, prevê que a alíquota do ICMS para os setores mencionados, como combustíveis, seja fixada em um patamar máximo de 17%.

  22. Avanço do número de casos confirmados de Covid na Assembleia preocupa ao presidente em exercício deputado Paulo Rangel (PT). O Serviço Médico da Alba recomenda a utilização de máscaras, o uso contínuo de álcool em gel, e que se evite aglomerações, bem como a continuidade da vacinação – providências que ele endossa como “absolutamente necessárias”, até que a Mesa Diretora, em sua próxima reunião, adote mecanismos de controle mais eficientes.https://www.al.ba.gov.br/midia-center/noticias/55261

  23. Produtos orgânicos como frutas, legumes, doces, geleias, compotas, óleos, azeites, mel, sequilhos, cachaça e cerveja artesanais, dentre outros, são alguns dos itens encontrados na Feira Agroecológica e Solidária da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que teve início nesta terça-feira (7) e vai até a quinta-feira (9). A iniciativa proposta pelo deputado Marcelino Galo Lula (PT) acontece na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

  24. O deputado Luciano Simões Filho (UB) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia moção de pesar pelo falecimento do engenheiro Juvenalito Gusmão, de 82 anos, que morreu na manhã do último sábado (04), em Salvador. Segundo Luciano, o engenheiro era natural de Vitória da Conquista. “Em seu belo currículo, foi presidente da Ademi e um dos grandes responsáveis pela Construção Civil do município de Vitória da Conquista. 

  25. A Secretaria de Política das Mulheres do Estado iniciou em 2019, em parceria com a ONU Mulheres, a construção de um Protocolo do Feminicídio da Bahia com o objetivo de prevenir, investigar, processar e julgar, esse tipo de crime que vem crescendo no Brasil. O resultado desse trabalho virou um livro, que será lançado nesta quarta-feira (7) pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), através do programa ALBA Cultural. O lançamento ocorrerá a partir das 10h30, no Saguão Deputado Nestor Duarte.