Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA DE SALVADOR DÁ REAJUSTE DE 11.37% AOS PROFESSORES DA REDE

Dilma deve se sentir confortada e certamente vai subir no palanque com Temer
31/05/2022 às 15:27
   1. Após intensa negociação entre a Prefeitura de Salvador e os professores da rede municipal de ensino, a categoria decidiu retornar às atividades normais nas escolas nesta quarta-feira (1°), após aceitarem a proposta oferecida pelo Município. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (31), no ginásio do Sindicato dos Bancários, no Centro.

  2. Na última reunião, intermediada pelo secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, a proposta contemplou uma majoração salarial da ordem de 11,37%, sendo um reajuste linear de 6% e mais duas progressões, a serem concedidas em junho e em agosto. O esforço municipal teve como intuito, considerando os limites orçamentários, promover a valorização salarial da categoria e evitar um prejuízo ainda maior para os estudantes, principalmente após quase dois anos de atividades remotas provocadas pela pandemia de Covid-19.

  3. O vereador Leandro Guerrilha (PP) foi escolhido, na tarde desta terça-feira (31), como embaixador de uma campanha municipal para ajudar as vítimas das fortes chuvas e deslizamentos de barreira que ocorrem há uma semana em Pernambuco. Já são 5 mil desabrigados nos municípios da Região Metropolitana de Recife e da Zona da Mata e o número de mortes subiu para 91 em todo o estado, além de 26 pessoas desaparecidas.

  4. “Eu fiz um pedido à Câmara que desse um apoio às vítimas das fortes chuvas que vem caindo em Pernambuco. O presidente Geraldo Júnior (MDB) me nomeou como embaixador a essa ação social pra levar alimentos não perecíveis, roupas e água ao Estado vizinho”, explicou o presidente da Comissão de Ação Social e Direito das Pessoas com Deficiência na Câmara Municipal de Salvador. A arrecadação será feita neste mês de junho na própria CMS e os detalhes serão divulgados nos próximos dias.

  5. Até o dia 10 de junho, o Procon Municipal de Lauro de Freitas irá percorrer o comércio local com a "Operação Dia dos Namorados 2022". A ação busca verificar se os estabelecimentos que mais prestam serviços e comercializam produtos para a data comemorativa estão agindo de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A fiscalização confere práticas como: precificação adequada, condições de pagamento, política de troca, venda casada, rotulagem dos produtos, validade e outros aspectos.

  6. A operação foi iniciada pelo órgão nesta segunda-feira (30). Fiscais da unidade de Proteção e Defesa do Consumidor visitaram dez estabelecimentos, localizados no comércio do Centro da cidade, na Av. Luiz Tarquínio Pontes e em shoppings. Serão visitados setores de roupas íntimas nas lojas de departamento, floriculturas, lojas de lingerie, joalherias, chocolaterias, sex shops e motéis.

  7. Nesta terça-feira (31), a equipe percorreu estabelecimentos do bairro de Itinga e Centro, com foco em lojas de sex shops e setores de moda íntima. Segundo Neemias Reis, superintendente do Procon, as ações preventivas do órgão são reforçadas nas datas comemorativas. “O trabalho de defesa do consumidor é constante, mas em épocas de grandes campanhas comerciais, como a do Dia dos Namorados, intensificamos a fiscalização, porque a movimentação de consumidores aumenta e precisamos garantir os seus direitos”, disse.

  8. Passeando pelo comércio de rua para procurar opções de presentes para reconquistar a ex-mulher, o consumidor Wandaick de Souza optou por um buquê de rosas e um conjunto de lingerie. “Compro tudo aqui em Lauro mesmo, pois é barato e mais comodidade. Essa ação do Procon se faz necessário e traz muitas vantagens para o cliente, já que estamos vivendo um período de inflação alta e algumas lojas acabam cobrando preços abusivos”, destaca. 

  9. Já a consumidora Alane Silva não tem namorado, mas prefere buscar o comércio sempre em datas comemorativas por conta das promoções. “Ainda não encontrei a metade da minha laranja, então eu sou a minha melhor companhia e os presentes são para mim mesma. Gosto dessas datas, de Dia das Mães, Namorados, São João, porque a gente encontra mais opções de produtos e com condições melhores”, contou a jovem que aprova a ação de fiscalização.

  10. O Procon alerta que o consumidor deve estar atento a aspectos como: precificação, qualidade, integridade, validade, propaganda enganosa, formas de pagamento e higiene dos estabelecimentos. Caso sinta-se lesado ou constate alguma irregularidade, deve procurar o Procon de Lauro de Freitas e fazer sua denúncia.

  11. O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), em parceria com a Tembici e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), fez uma ação voltada exclusivamente para motociclistas entregadores na manhã desta terça-feira (31). Nomeada de "Motociclista Vai de Boa", trata-se de uma adaptação da ação do movimento, realizada junto aos motoristas de ônibus e de táxi, e que agora também alcança as centenas de entregadores que circulam de moto na cidade.

  12. Essa primeira edição do projeto teve a parceria do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, e atingiu cerca de 40 motociclistas entregadores. Durante a manhã do treinamento, houve um bate-papo junto com especialistas da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), abordando temas como segurança e harmonização no trânsito, com conceito teórico e prático para os participantes.

  13. "O projeto se une a outras iniciativas que vêm acontecendo junto a outras categorias essenciais para o trânsito de Salvador, com o objetivo real de tornar o dia a dia das vias na capital baiana mais saudável e seguro", ressaltou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e fundador do MSVB, Isaac Edington.

   14. O "Motociclista Vai de Boa" também está aberto aos entregadores que se interessem no treinamento que garante certificação. A ideia é que novos treinamentos aconteçam mensalmente, até novembro, com o objetivo de alcançar 400 motoentregadores.

  15. Para participar basta enviar a solicitação através do email contato.msvb@ gmail. com , informando nome e contato telefônico.

   16. Ouvi na Assembleia Legislativa da Bahia depugados petistas chamares Temer de traidor, pongador, traira, todo tipo de adjetivação dizendo que tinha dado o golpe em Dilma Rousseff. Agora, Lula reconciliou com Temer. O que petista fala não deve ser levado a sério. Antes, essa bateria de "elogios" era dirigida a FHC e teve um deputado que quase fica rouco gritando "Fora FHC" no plenário. Agoa, Lula bajula FHC. 

   17. De Alckmin falaram tantas misérias na campanha passada que nem é bom lembrar. Que era direitiras, da OPUS Dei e por ai iam. Agora, Alckmin é o vice candidato a presidente na chapa de Lula. 

   18. Lula ainda não se aliou a Ciro Gomes porque este política, ao menos, parece ser uma exceção no país. E já disse que está escolado e não será enganado pelo "sapo barbudo", como dizia Leonel Brizola.

   19. Atualmente, a grita é contra Bolsonaro, "Fora Bolsonaro", negacionista, fascista e assim por diante. Mas, daqui a 4 ou menos anos, tudo pode mudar. 

   20. Outra coisa curiosa: os socialistas e petistas governam Pernambuco há décadas. Deu um temporal na Grande Recife, até agora, 100 mortos. Onde acnteceram as folhas no socialismo pernambucano? Ou a culpa é de Bolsonaro?