Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL VOLTAM A FUNCIONAR EM SALVADOR NA SEGUNDA

Justiça decreto ilegal a greve politica da APLB
29/05/2022 às 15:29
     1. A Prefeitura de Salvador informa que todas as escolas municipais vão funcionar nesta segunda-feira (30) e orientou que os pais levem seus filhos para as respectivas unidades de ensino, após a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que determinou a suspensão da greve dos professores e o retorno imediato dos docentes à sala de aula.

  2. A sentença diz que a greve tem claros indícios de ilegalidade e abusividade e ainda proíbe que a APLB Sindicato faça bloqueios para impedir o  acesso de servidores às repartições públicas e escolas. A multa em caso de descumprimento é de R$ 20 mil por dia.

  3. Neste sentido, a gestão municipal ressalta que irá garantir o funcionamento das unidades de ensino. Informa também que os professores que forem para as salas de aula não terão corte em suas folhas de ponto.

  4. De acordo com a decisão, "observa-se que a greve deflagrada pelo Demandado possui claros indícios de ilegalidade e abusividade, especialmente porque ocasiona enormes prejuízos para os administrados, que se veem privados dos serviços educacionais, além de sofrerem com a falta de alimentação de alunos, através do fornecimento de merenda escolar, dentre outras dificuldades enfrentadas pelos discentes e seus familiares, em virtude do não cumprimento do calendário letivo".

  5. A sentença diz ainda que "o perigo de lesão para a municipalidade mostra-se latente, especialmente para os alunos da rede pública de ensino, a ensejar, portanto, a imprescindibilidade da concessão da tutela de urgência, a fim de obstar a suspensão das atividades escolares, enquanto não se mostrar inequívoco o preenchimento dos requisitos de validade do movimento paredista", informa outro trecho.
                                                                                                         *****
  6. Foi com muita alegria, emoção e esperança que aconteceu na manhã deste domingo (29), o lançamento da pré-candidatura de Maria del Carmen a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).  O encontro virtual contou com a presença de representantes de vários municípios baianos, entre prefeitos e vereadores.

  7. “Estou extremamente emocionada com a quantidade de gente aqui presente e agradecida a Deus por estarmos com saúde depois desse tempo difícil que todos nós passamos”, declarou, com a voz embargada, a pré-candidata. Falando sobre a sua reeleição, Maria afirma que sua vontade de melhorar a vida das pessoas é o que a motiva a colocar seu nome à disposição, novamente, ao pleito legislativo. “ Eu gosto de cuidar de gente, de ver as pessoas sorrindo, trabalhando e sei que o nosso mandato pode continuar proporcionando, junto com o governo de Estado, melhoria na vida do povo baiano'', afirmou Del Carmen.

  8. Com centenas de pessoas presentes, o evento fez um resumo da trajetória política de 40 anos de Maria e mostrou o seu extenso trabalho em prol das baianas e baianos. Atualmente, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o mandato de Maria está presente em 13 deles atuando nas questões de desenvolvimento urbano, agricultura familiar, mobilidade, habitação, educação, saúde e direitos da mulher. 

  9. Após dois anos sem acontecer por conta da pandemia, o Ciclo Hospitalar para Redução da Mortalidade Materna do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) chega à sua 5ª edição no dia 3 de junho. O evento ocorre em alusão ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna e ao Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, celebrados em 28 de maio. Serão abordados temas relacionados à gestação, como pré-natal de alto risco e as dificuldades enfrentadas pela mulher negra durante a gravidez.

  10. A iniciativa está inserida no projeto “Todas as Mães Importam”, que busca prevenir as três principais causas de óbito materno: hipertensão, hemorragia e infecção hospitalar. De acordo com Rosângela Lima, coordenadora da Comissão Hospitalar de Mortalidade Materna e Infantil (CHMMI)) do HGRS, por conta desses riscos, é essencial realizar a investigação dos casos de óbito materno para aperfeiçoamento da prevenção a nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

  11. “O nosso papel é dar instrumento à investigação que é feita em nível estadual e combater em nível intra-hospitalar. Um evento desse tipo busca despertar em cada profissional o interesse pelo tema e gerar o entendimento da importância do combate ao óbito materno e a conscientização de que a morte materna não se trata apenas de uma questão de saúde individual e sim coletiva”, explica.

  12. De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há um predomínio de óbitos maternos entre mulheres de cor parda (56,9%), seguida de mulheres de cor preta (16,3%). A faixa etária de 30 a 39 anos é considerada a mais atingida com o percentual 45,8%, seguido pelo grupo de 20 a 29 anos (23,5%). Quanto à escolaridade, observa-se predomínio de óbitos maternos entre mulheres que possuíam de 8 a 11 anos de estudo (32,7%), seguido de 4 a 7 anos (15,7%).

  13. O V Ciclo Hospitalar para Redução da Mortalidade Materna do HGRS acontece no dia 3 de junho, das 8h30 às 12h30, no auditório 2 da unidade, com transmissão virtual através do link: https://shre.ink/GvZ. O evento é voltado a profissionais de saúde, residentes e estagiários do HGRS, com direito a certificado.

  14. A capital baiana segue com a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos postos, nesta segunda-feira (30), das 8h às 16h. A imunização engloba a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

  15. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

  16. As unidades seguem ainda com a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19. Para ter acesso ao imunizante, estão habilitados aqueles que tomaram a 3ª dose até 29 de janeiro de 2022. É necessário também estar com o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

  17. Os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS. Continua ainda a vacinação para crianças de 5 a 11 anos em instituições de ensino da capital baiana.

  18. Na noite de sábado (28), policiais militares da 53ª CIPM foram acionados por uma mulher que compareceu ao posto policial de Imbassaí relatando ter sido vítima de violência doméstica por parte do companheiro. Segundo a versão da vítima, a motivação da violência seria por ciúmes.

  19. Os policiais militares acompanharam a vítima de volta à residência com o objetivo de localizar e prender o agressor, contudo, ele já havia deixado o local. Os militares perceberam  um princípio de incêndio no imóvel e as válvulas do fogão a gás  abertas tornando o ambiente propício a uma explosão.

  20. A situação ficou ainda mais dramática quando a mulher informou ter cinco crianças dormindo em colchonetes no interior da casa. Incontinente, os policiais resgataram as cinco crianças deixando-as a salvo no lado de fora da edificação.