Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR REÚNE 400 CRIANÇAS NO DIA MUNDIAL DE BRINCAR NO SUBÚRBIO 360

Inaugurado há cinco meses, os 10 primeiros leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Simões Filho, seguem em pleno funcionamento. Desde dezembro de 2021 até abril deste ano, 161 pacientes
28/05/2022 às 06:01
    1. Celebrado neste sábado (28), o Dia Mundial do Brincar reuniu cerca de 400 crianças e adolescentes durante uma programação recheada de apresentações musicais e oficinas artísticas no Subúrbio 360, em Coutos. A atividade foi promovida pelo Núcleo Especial Apoio à Primeira Infância, da Secretaria de Governo (Segov), dentro da programação da Semana do Brincar em Salvador e que integra o Maio Laranja – campanha de combate à exploração sexual infantil.

  2. Os tambores da banda mirim do Movimento Erê na Praça, organização social com sede no bairro da Cidade Nova, abriram o evento, agitando o público presente com cânticos afro. Em seguida, a conselheira tutelar Viviane Peixoto, caracterizada de personagem infantil similar a uma boneca com peruca, vestido e maquiagem em tons laranja (cor em alusão à campanha neste mês), explicou de forma lúdica as formas de violência e abusos contra crianças e adolescentes. A apresentação teve interação dos pequenos no palco do teatro do local.

  3. "Precisamos trabalhar com a prevenção sobre esse assunto. Muitas crianças, por falta de orientação, são abusadas sexualmente e não conseguem falar para os pais. Essa forma de abordagem, portanto, serve para que elas entendam quais tipos de atitudes disfarçadas de carinho não são boas”, pontuou a conselheira tutelar, que atua na região do Subúrbio/Ilhas.

  4. Ela acredita que educar a população infantojuvenil desde cedo é essencial para o enfrentamento aos casos de abuso. “Crianças com dois, três anos de idade já podem começar a aprender, junto aos pais, quais as partes íntimas delas não podem ser tocadas. Esse trabalho de educação sexual fará com que esses os meninos e meninas se tornem adolescentes e adultos esclarecidos”, afirmou Viviane.

 5.  Diversas atividades artísticas tomaram conta das salas do Subúrbio 360. A garotada presente teve a chance de participar de oficinas de pintura, capoeira e percussão. Na primeira, a tinta guache, o pincel e o papel sulfite serviram de instrumentos para que os artistas mirins exercitassem a imaginação. Na capoeira, teve quem arriscasse o gingado do movimento. Para a oficina de percussão criativa, até materiais recicláveis como garrafas pet foram utilizados para fazer som.

  6. “Tudo o que realizamos hoje, no Dia do Brincar, é para mostrar para as crianças que é possível elas serem o que são mesmo com tantas dificuldades. E nós, adultos, não devemos acelerar esse processo como normalmente temos feito. A arte tem o papel de educar, de trazer perspectivas, de abrir a mente e de mostrar que somos capazes de tudo”, ressaltou uma das coordenadoras do Movimento Erê na Praça, Madalena Gomes. A instituição ficou responsável pela programação do dia.

  7. Brincadeiras infantis, a exemplo de pula corda e amarelinha, além de distribuição de brindes e brinquedos fizeram a festa da criançada. Moradora de Alto de Coutos, Iraci Pereira de Jesus, 37 anos, levou seu filho, Iuri, 7 anos, para se divertir no Subúrbio 360. “Essa é uma manhã de sábado diferenciada. Poder trazê-lo para brincar à vontade ao lado de outros coleguinhas é uma oportunidade fundamental para o desenvolvimento dele”, celebrou.

  8. Para a coordenadora do Núcleo Especial Apoio à Primeira Infância, Simone Café, as atividades do Dia do Brincar fecharam com chave de ouro as ações promovidas com este viés nos últimos dias.

  9. “Foi uma alegria fechar a Semana do Brincar com a participação de tantas crianças e também de seus pais, que abraçaram nosso convite de brincar junto com seus filhos. Nossa intenção de promover essa ação foi aproximar a criança da natureza, dos espaços públicos, de outras crianças, para estimular a construção de vínculos sociais e o compartilhamento de saberes e novas descobertas. Tudo de forma livre e espontânea, como o brincar deve ser”, destacou.

 10.  Na última quarta (25), a primeira ação, "De um brincar que ensina”, foi marcada pela visita de 20 crianças acolhidas no Lar Pérolas de Cristo, em Paripe, ao Parque dos Dinossauros, no Stiep. Já a segunda ação, na quinta (26), teve o tema “De um brincar mais próximo da natureza”, onde as crianças assistidas pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Mirim visitaram o Jardim Botânico, em São Marcos, e participaram de atividades lúdicas e educativas.

 11.  O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999 pela associação de brinquedotecas International Toy Library (ITLA), com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de então, é celebrada em mais de 40 países.
                                                                                                 *********
  12. Atendendo a um pedido antigo dos moradores da região de Cajazeiras VIII, uma nova linha com destino à Estação Mussurunga começou a operar neste sábado (28). A linha 1036 - Estação Mussurunga x Fazenda Grande II/ Jaguaripe/Cajazeiras VIII foi implementada após estudos técnicos da Secretaria de Mobilidade (Semob), nos quais foram avaliadas a viabilidade, demanda e as necessidades dos usuários da região.

   13. A região já conta com atendimento direto para a Estação Pirajá. A nova linha passará por trechos importantes, conectando os bairros de Cajazeiras, Jaguaripe e Fazenda Grande à Avenida Paralela, sem a necessidade de integração.

  14. O secretário de mobilidade, Fabrizzio Müller, visitou a região para acompanhar a operação e conversou com moradores. “Desde o momento que cheguei na Semob, esta é uma das demandas mais recorrentes que recebi. Sei que a criação desse atendimento tem uma importância gigantesca para região de Cajazeiras e é uma determinação da gestão que a gente ofereça um sistema de transporte eficiente e de qualidade para toda a cidade”, destacou o secretário.

  15. Líder comunitária de Cajazeiras VII e adjacências, a moradora Ruth Nascimento falou da importância da criação da linha para a região. “Os moradores de Cajazeiras VII precisavam andar muito para conseguir transporte, as crianças precisavam ir andando para a escola por falta de uma linha que fizesse esse atendimento. A chegada dessa linha é muito importante para toda a comunidade”, destacou.

  16. Na última sexta-feira (27), a PM, através das 73ª, 74ª, 75ª e 76ª CIPMs, da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Norte, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), garantiu a segurança de aproximadamente 30 mil juazeirenses e turistas que acompanharam um show público na orla de Juazeiro.

  17. Os militares empregados atuaram no patrulhamento, nos portais de abordagem, em postos elevados de observação, no policiamento motorizado nas adjacências da região e nas rodovias estaduais e corredores de acesso.

  18. A ação conjunta envolveu a participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Municipal de Juazeiro, dentre outros órgãos de defesa social. 

   19.Inaugurado há cinco meses, os 10 primeiros leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Simões Filho, seguem em pleno funcionamento. Desde dezembro de 2021 até abril deste ano, 161 pacientes em situação de saúde classificada como graves foram atendidos. O novo Centro está instalado no Hospital Municipal. Os atendimentos são coordenados pela Secretaria de Saúde e as atividades "contribuem para a manutenção da vida", segundo a Prefeitura.
 
  20. “Esse é mais um importante equipamento entregue pela administração do nosso Prefeito Dinha para a manutenção da vida e cuidado com os simõesfilhenses. Hoje, temos um equipamento que acolhe a maioria das demandas que a nossa Unidade recebe. Isso é realmente muito gratificante. Já avançamos muito e ainda vamos continuar o trabalho pela saúde da nossa população”, disse Iridan Brasileiro, secretária da Saúde.
 
  21. A UTI foi construída e segue sendo mantida com recursos próprios e conta com equipamentos de última geração, como Cardioversores com Monitoramento, Monitores Multiparamétricos, Raio-X Móvel Digital, Camas Hospitalares, máquina de hemodiálise, respiradores e carro de emergência. Além do mamógrafo, que estará à disposição no Centro de Bioimagem para dar suporte às atividades de saúde.