Homenagem acontece na FJFC no Campo Grande, dia 14 de junho
1. No próximo dia 14 de junho a Fundação João Fernandes da Cunha realiza uma solenidade que recorda os 30 anos de criação e instalação da referida instituição e o encerramento das festividades do centenário do seu instituidor (em memória). A solenidade começa às 18 horas – no auditório da Fundação, localizada no Largo do Campo Grande, número 8.
2. Após a abertura solene conduzida pelo presidente da FJFC, Silvoney Sales, segue a programação com a outorga da Comenda 2 de Julho pela Assembleia Legislativa da Bahia ao Professor João Fernandes da Cunha (em memória). A honraria foi proposta pelo deputado Luciano Simões Filho, e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa.
3. Em seguida, a Sra. Zenaide Sento-Sé Fernandes da Cunha Almeida, vice-presidente e diretora de planejamento e articulação da instituição, filha do homenageado, discursa.
4. Logo depois, haverá a outorga da Medalha “Mérito Professor João Fernandes da Cunha” ao prefeito de Salvador, Bruno Reis; ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes; ao comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo José R. A. Coutinho; ao administrador da Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, padre Renato Minho Figueiredo Filho.
5. Depois das homenagens, haverá o lançamento do livro “Lições de mestre – a biografia de João Fernandes da Cunha”, de autoria da jornalista e escritora Kátia Borges. A solenidade se encerra com um momento musical seguido de coquetel de confraternização.
******
6. O núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinga II está de casa nova. A partir desta segunda-feira (30), às 10h, a unidade será entregue à população e funcionará no prédio localizado na Rua São Francisco de Assis no Parque São Paulo, em Lauro de Freitas.
7. A estrutura moderna conta com salas climatizadas, iluminação adequada e mobiliário novo, o que proporcionará mais conforto às 120 crianças e adolescentes que são acompanhadas na unidade.
8. A diretora do Departamento de Proteção Básica e Gestão do CRAS da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania (Semdesc), Marisa Souza, explica que o SCFV Parque São Paulo funcionava anteriormente no CRAS Itinga II, localizado no Residencial Dona Lindu. "O SCFV oferece às pessoas em vulnerabilidade social, reflexões sobre suas histórias de vida com a promoção do fortalecimento do elo familiar e comunitário através da troca de experiências entre os integrantes. Nosso foco são crianças e adolescentes com idade entre 07 à 16 anos das famílias referenciadas pelo CRAS Itinga II", disse.
9. Próxima terça-feira (31), em meio às comemorações pelos 34 anos da Casa do Benin, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, abre a temporada 2022 do Patrimônio É... com o tema Carnaval Negro – Ancestralidade e Pertencimento, a partir das 16h, presencial, na Casa do Benin e online, no canal do Youtube da FGM
10. Como novidade, a edição 2022 apresenta-se em formato híbrido, trazendo de volta os encontros presenciais, que passam a ser itinerantes, cada mês num bairro de Salvador e sempre com transmissão ao vivo, pelo canal do Youtube FGM.
11. Às 16h, acontece a abertura da exposição Ocupação Histórias em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento, de Alberto Pitta. O artista plástico e carnavalesco, promove ocupação com tecidos criados para Blocos Afro e Afoxés, que através dos quais são contadas histórias do carnaval negro. A exposição fica disponível para visitação de terça a sábado, durante todo o mês de junho, das 10 às 17h. Entrada gratuita.
12. Na sequência, às 17h, tem início a roda de conversa sobre educação patrimonial, Patrimônio É..., com a participação do professor, arte-educador, artista visual, graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos organizadores das festas populares do bairro de Itapuã – Lavagem, Carnaval e Festa da Baleia de Itapuã, além de responsável pela criação e produção das alegorias artísticas do Grupo Cultural Galera do Mar.
13. Ives Quaglia, do bailarino, ator, performer, instrutor de técnicas artistas, professor e coreógrafo dos alunos da Escola de Olodum, Negrizu Santos, da Mestra em Cultura e Sociedade, jornalista e gestora cultural do Bloco Alvorada, Camilla França e do artista plástico e carnavalesco, um dos pioneiros na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas, utilizando-se de símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração, Alberto Pita.
14. Os postos SAC Barra, Pau da Lima, Pituaçu e Salvador Shopping realizam um atendimento especial para Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Pau da Lima e Pituaçu, as unidades vão abrir, excepcionalmente, neste sábado (28) somente para a ação, que vai acontecer, em ambos os postos, de 8h às 12h. No Barra e Salvador Shopping, que já abrem normalmente aos sábados de 9h às 13h, o atendimento especial será estendido até às 15h.
15. O SAC Pau da Lima fica no Maxxi Atacado; e o SAC Pituaçu funciona no Terminal de Integração, próxima à estação de metrô Pituaçu. Para agendar o atendimento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br e selecionar o horário para se dirigir ao posto escolhido.
16. Para ter acesso aos serviços da Rede SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo a dose de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza também o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
17. A prefeita Moema Gramacho, ao lado da titular da Secretaria Municipal de Lauro de Freitas (SEMED), Vânia Galvão, assina neste sábado (28) a ordem de serviço que autoriza a construção da creche-escola de Vida Nova.
18. A solenidade de lançamento para formalização do novo empreendimento educacional será realizada a partir das 11h, na Avenida Santo Amaro de Ipitanga, ao lado do Mais Supermercado, na rotatória de Vida Nova.
19. A edificação deve ter uma área construída nova de 1.266,97m², acrescida de mais 259,92m² da área já existente. No total, o município deverá investir cerca de R$ 11 milhões para a construção de dois complexos escolares, o segundo deles no Quingoma.
20. A unidade terá quatro salas com capacidade de atendimento para 168 alunos do ensino fundamental. Serão mais sete salas disponíveis para crianças em idade escolar para creche, uma delas habilitada para berçário.