Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CENSO ESCOLAR DA BAHIA COMEÇA A SER REALIZADO E VAI ATÉ 1º AGOSTO

A população do Litoral de Mata de São João recebe, às 17h desta sexta-feira (27), mais um importante equipamento para a Educação do município.
26/05/2022 às 08:03
     1. O prazo para a coleta de dados do Censo Escolar 2022 foi iniciado e prossegue até o dia 1º de agosto. As escolas estaduais devem declarar as informações no Sistema Educacenso por migração e as demais devem fazê-la de forma on-line, pelo endereço https://bit.ly/3lGWXNu. O preenchimento dos dados deve ser realizado com base nos registros administrativos da escola, tais como fichas de matrícula; frequência escolar; fichas cadastrais dos profissionais; e documentação pessoal dos gestores, alunos e profissionais escolares.

  2. A Coordenação Estadual do Censo Escolar promoverá uma série de encontros virtuais para a mobilização do levantamento do Censo Escolar da Educação Básica 2022 na Bahia. Os encontros irão contar com a participação dos técnicos responsáveis pela execução do Censo Escolar no âmbito dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das secretarias municipais de Educação. Os técnicos vão conduzir os encontros, cuja pauta está relacionada ao cronograma para preenchimento do censo; alterações dos formulários disponíveis no Sistema Educacenso; conceitos; e orientações.

  3. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Além disso, subsidia políticas públicas para a melhoria da educação e sua realização cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

  4. Sobre o Censo Escolar – O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área. O processo é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

  5. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação Estadual do Censo Escolar na Bahia, através do e-mail censoescolar@enonva.educacao.ba.gov.br ou dos telefones: (71) 3115-9172/ 9067.
                                                                    *****
  6. Com caráter de aprimoramento técnico do efeito, a Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), realiza na noite desta quinta-feira (26) e nas primeiras horas de sexta-feira (27), na Rua Pedro Lago, centro de Jacobina, um exercício simulado de roubo a banco com treinamento preventivo sobre as primeiras respostas contra esse tipo de crime. O 1º simulado foi realizado em novembro de 2021, na cidade de Jequié.

  7. “Durante a simulação usaremos artefatos de grande impacto, tiros de festim, sirenes de viaturas para criar um cenário real de treinamento de resposta com o efetivo, dentro dos limites de segurança, garantindo a integridade da população e dos policiais militares participantes", explica o capitão Érico, coordenador de inteligência do Comando de Policiamento Especializado (CPE). Um vídeo informativo foi veiculado para que a população da região tenha ciência da atuação da polícia.

  8. Na última terça-feira (24), foi realizado o Seminário de Primeiras Respostas a Crimes contra Instituições Financeiras, presidido pelo coronel Valter Araújo, comandante do CPRN, que serviu de referencial teórico e técnico. O evento ressaltou a importância da união dos órgãos de defesa social e do planejamento estratégico integrado, seguindo recomendações do Comando Geral da PM, de aprimoramento técnico do efetivo.

  9. Para aprimorar o funcionamento da gestão pública, servidores da Prefeitura de Lauro de Freitas deram início, nesta quinta-feira (26), ao ciclo de capacitação sobre a nova Lei de Licitações, a Federal 14.133/2021. Promovida pela Escola de Governo, órgão vinculado à Controladoria Geral do Município (CGM), a atividade contará com 16 horas de exposição teórica e 12 horas de oficinas práticas. A capacitação segue até o dia 1º de junho, na Faculdade Unime . 

  10. De acordo com a CGM, a capacitação visa atualizar um conjunto de servidores da gestão municipal em relação às modificações implementadas pela nova Lei de Licitações, temática essa que já foi desenvolvida por um grupo de estudos. O conteúdo será trabalhado pelo procurador federal em exercício, advogado, professor de pós-graduação da Faculdade Bahiana de Direito, da pós-graduação da Universidade Católica do Salvador e do Complexo de Ensino Renato Saraiva e outros especialistas.

  11. Ainda segundo a Controladoria, a iniciativa de capacitação ocorre quando se aproxima a data na qual a nova Lei de Licitações, sancionada em 01 de abril de 2021, entra em vigor de forma plena, com a revogação completa da Lei 8666/93, Lei de Licitações atualmente em uso majoritário, aspecto previsto para o próximo dia 01 de abril de 2023. 

  12. Cerca de 100 servidores de todas as secretarias da Prefeitura e gabinetes da prefeita e do vice-prefeito, vão participar da capacitação, dando à gestão as condições necessárias para efetivamente implementar a nova Lei de Licitações no município, inclusive antes da data prevista para vigência plena.

  13. Para Verena Carvalho, que atua na Secretaria da Fazenda, a capacitação é o momento de dirimir dúvidas. “Teremos de implantar a nova Lei na prática, tendo em vista que a partir de 01/04/2023 os processos de licitação serão fundamentados na nova Lei de Licitações. Diante disso, toda e qualquer contratação para atender as necessidades da secretaria da fazenda e do município em geral serão com base nas normas trazidas na nova legislação”, destacou.

   14. Até esta sexta-feira (27), os jovens que foram aprovados na primeira e segunda etapa do Programa Integra Jovem da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) de Lauro de Freitas, participam da sequência do processo seletivo. Desta vez, na terceira e última etapa, eles irão passar por uma entrevista social. A iniciativa, que tem foco na qualificação profissional de estudantes do ensino médio com idades entre 15 a 17 anos, tem aula inaugural prevista para início de junho, na Faculdade Unime. 

   15. Acompanhada da mãe, Estefani Santos, de 15 anos, respondeu aos questionamentos feitos pela assistente social. O diálogo é realizado presencialmente na Estação de Cidadania (PEC 3000) localizada na Itinga, com horário de atendimento das 8h às 16h. A jovem é estudante no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação e está ansiosa para iniciar as aulas do curso de assistente administrativo. “Eu escolhi esse curso com foco no mercado de trabalho. É importante ter esse desenvolvimento, acredito que é um grande passo para mim”, disse.

  16. Uma das perguntas feitas pelas assistentes sociais é: quais os motivos que levaram a escolha do curso?. Os jovens também foram orientados quanto aos horários, vestimenta adequada e sobre pendências na documentação. “A entrevista é para averiguar as informações passadas pelos candidatos na inscrição. O tempo que residem no município, se estão inscritas no Cadúnico e se estão referenciadas no CRAS”, frisou o secretário da Semdesc, Tito Coelho. 

  17. De maneira calma e segura, Danilo Gomes, de 16 anos, tirou de letra a entrevista. O garoto estuda no Colégio Estadual Agostinho de Deus, na Itinga, e sonha em abrir sua barbearia. “Já passei por alguns processos seletivos, acho que vou ter êxito neste. Me inscrevi no curso de empreendedorismo para que eu tenha conhecimento adequado e possa iniciar meu próprio negócio”, falou entusiasmado. 

  18. A população do Litoral de Mata de São João recebe, às 17h desta sexta-feira (27), mais um importante equipamento para a Educação do município. A Prefeitura entrega a Escola de Educação Infantil Ana de Santana Rodrigues. A unidade vai atender 240 crianças de 2 a 5 anos de idade e oferece 10 salas de aula, brinquedoteca, refeitório, sala multimídia, banheiros com chuveiros quentes, parquinho, entre outros serviços.

  19. A creche de Malhadas, que já tem cerca de 180 alunos matriculados, vai atender também as comunidades de Campinas e de Olhos D’Água. A unidade é a terceira entregue pela gestão municipal entre 2021 e 2022. A do Diamante foi inaugurada no início do ano passado e a do Amado Bahia no início deste.

  20. Ainda em 2022, a Prefeitura vai entregar as Escolas de Educação Infantil do Tereré, em Açu da Torre, e de Imbassaí, que estão em construção.

  21. “O investimento na educação infantil, além de promover uma atenção exclusiva e mais especial para as crianças de 2 a 5 anos, proporciona que as mães possam trabalhar tranquilas, seguras de que seus filhos estão muito bem cuidados”, pontua o prefeito João Gualberto.

   22. “Nenhum país do mundo cresceu sem educação e aqui não vai ser diferente. Enquanto a gente não tiver educação para o nosso povo e prepará-lo, capacitá-lo, não vamos ter crescimento econômico. É impossível, incompatível”, destaca Gualberto.

  23.  A creche de Malhadas terá o nome da professora Ana de Santana Rodrigues, uma grande referência como mulher e como educadora da comunidade. Professora Ana Rodrigues, mãe do presidente da Câmara de Vereadores matense Neném de Dadinho, prestou serviços relevantes para a Educação do município. Ela faleceu em 2017.