Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO QUER MANTER PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS CONGELADOS, DIZ BLOG OSID

OSID se mobiliza com missa e procissão para se salvar da falencia
24/05/2022 às 14:08
     1. Em reuniões internas do governo, o presidente Jair Bolsonaro tem dito a auxiliares que novas altas dos combustíveis o farão "perder a reeleição". Por isso, segundo apurou o blog da Ana Flor (Globo.com), Bolsonaro disse que não quer novos reajustes no diesel, gasolina e gás de cozinha até a eleição, em outubro.

  2. O governo anunciou nesta segunda-feira (23) a troca na presidência da empresa, indicando o atual secretário do Ministério da Economia Caio Paes de Andrade para comandar a petroleira. O atual presidente, José Mauro Coelho, está há pouco mais de um mês no cargo.

  3. Coelho, escolhido pelo ex-ministro das Minas e Energia Bento Albuquerque, perdeu a sustentação ao não segurar o novo reajuste do diesel. Bolsonaro está preocupado com o impacto do preço do diesel entre caminhoneiros, grupo que o apoia desde 2018 e que está insatisfeito.

  4. O governo tem ainda pesquisas internas que mostram que a população joga a responsabilidade do preço dos combustíveis no presidente da República – candidato à reeleição.
                                                                        *****
  5. Profissionais, pacientes, moradores, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de devotos e demais admiradores do Anjo Bom do Brasil sairão em procissão nesta quinta-feira (26 de maio), na Cidade Baixa, em um ato de apelo pela sobrevivência da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. A entidade atravessa uma crise financeira sem precedentes em sua história, cenário que já ameaça a continuidade dos atendimentos prestados a 2,9 milhões de pessoas por ano na Bahia, em especial ao pobre, ao doente, ao mais necessitado.

  6.  A procissão terá início às 8h da manhã (concentração a partir das 7h30), com saída dos Arcos do Bonfim, na parte baixa da Colina Sagrada, em direção à sede da OSID, onde será celebrada uma Missa em Ação de Graças no antigo galinheiro do Convento Santo Antônio – espaço emblemático no qual a freira baiana abrigou os primeiros 70 doentes, em 1949, gesto que deu origem às Obras Sociais. A mobilização, em favor de um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito, acontece no exato dia em que a instituição completa 63 anos de fundação, além de marcar o aniversário de nascimento de Irmã Dulce.

  7. Durante a realização da missa no espaço do antigo galinheiro, haverá uma singela encenação de acolhimento ao paciente, simbolizando a assistência prestada pela OSID às milhares de pessoas que diariamente chegam à entidade em busca de cura e esperança. A missa será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio, que também conduzirá a procissão ao lado de frei Giovanni Messias, reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, e do padre Manoel Oliveira Filho, coordenador arquidiocesano e nacional da Pastoral do Turismo.

  8. O cortejo pela Cidade Baixa, cujo público está sendo convidado a vestir branco, será acompanhado pela imagem peregrina de Santa Dulce dos Pobres, e será marcado também pelo badalar dos sinos de igrejas de Salvador. “Precisamos, mais do que nunca, da ajuda de todos para seguirmos atendendo à população baiana. Sempre fizemos muito com poucos recursos financeiros. Só que agora, esse pouco está pouco demais”, ressalta a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.

  9. O deputado estadual e líder do PT na Alba, Osni Cardoso, propôs a realização de um ato público para celebrar o Dia Estadual da Etnia dos Povos Ciganos. O evento acontecerá na Casa Legislativa na próxima quinta-feira (26), às 14h,no auditório Jorge Calmon.

  10. Além de comemorar o 24 de Maio, lei de sua autoria, Osni explica que o objetivo do evento é também discutir políticas públicas de integração dos povos das etnias ciganas. “Os desafios enfrentados pelos ciganos são gigantescos. Falta visibilidade, segurança, respeito e também direitos básicos, como registros civis, saúde e educação. Quando propomos a lei para celebração do Dia Estadual dos Ciganos, pensamos também em salvaguardar suas histórias e reconhecer a contribuição cultural destes povos para a história do Brasil”.

  11. Para compor o evento, estão previstas representações da Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), da Defensoria Pública da Bahia e do Instituto Cigano Brasil.

  12. A Secretaria Municipal de Gestão (Semge), através do Setor de Educação Corporativa (Secor), realiza nesta sexta-feira (27), das 9h às 11h, por meio da plataforma Teams, a live “Como você enfrenta o racismo”. A atividade será ministrada por Oilda Rejane, coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) da Secretaria Municipal de Reparação (Semur).

 13. A atividade destina 500 vagas para servidores públicos municipais (funcionários de carreira, terceirizados, cargos, estagiários e admitidos via Reda) e tem por objetivo fortalecer a capacidade do setor público na identificação, prevenção e enfrentamento do racismo institucional. As inscrições podem ser feitas no link https:// bityli. com/YWNaJs .

  14. “A live abordará aspectos do racismo, como racismo estrutural, racismo institucional, ações e omissões, PCRI no planejamento estratégico da PMS, práticas antirracistas no ambiente de trabalho, bem como o enfrentamento ao racismo ser um dever de todos e todas”, sintetizou Oilda.

  15. O Programa de Combate ao Racismo Institucional foi implementado em 2005 pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Semur, para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. O programa está incluído no Planejamento Estratégico municipal e possui um plano que propõe ações distribuídas em quatro eixos, sendo eles Gestão do Programa, Qualificação, Monitoramento e Avaliação, e Divulgação.

  16. A Semur coordena as ações do PCRI em Salvador através do Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional, formado por órgãos da Prefeitura e por instituições da sociedade civil organizada, a exemplo do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN). O programa conta, ainda, com os Núcleos Internos do PCRI nos órgãos do município.

  17. A Defesa Civil, órgão vinculado ao gabinete do vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro, divulgou o balanço parcial da Operação Chuva. A iniciativa, que acontece de forma integrada com outras sete secretarias da Prefeitura, foi intensificada no final do mês de abril e início de maio, quando o município registrou 115 ocorrências. Os bairros de Portão, Caji e Itinga (Tropical de Baixo) foram os mais atingidos.  

  18. Além da intensa precipitação de chuvas, o município sofreu com a abertura das comportas das barragens do Rio Joanes II. O nível de água dentro das casas, localizadas nas áreas afetadas, chegou a 1,60 m de altura. “As principais chamadas registradas foram: colapso de estruturas, deslizamentos de encostas, risco de queda de árvores, alagamentos de vias e inundação nos imóveis. Entre os dias 19 de abril e 19 de maio, os equipamentos registraram um acumulado de 290,79mm”, informou o superintendente da Defesa Civil, Tiago Max.

  19. A força-tarefa contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de Infraestrutura, de Desenvolvimento Social, de Ordem Pública e de Desenvolvimento Urbano que juntas desenvolvem 15 estratégias para minimizar os impactos relacionados a chuvas como a limpeza de rios, córregos e ruas, desentupimento de bueiros, remoção de moradores das áreas de risco para abrigos e concessão de auxílio aluguel.

  20. Através do programa Condutor Cidadão, agentes da equipe de Educação no Trânsito da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) realizam ações educativas com colaboradores de entidades privadas e órgãos públicos da capital baiana. Na manhã desta terça-feira (24), 100 funcionários da empresa Morel, terceirizada da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), participaram de uma palestra de conscientização e oficinas de direção defensiva com o tema Juntos Salvamos Vidas.

   21. Durante a manhã, os condutores puderam ter orientações sobre direção defensiva, conhecer as regras de circulação e sinalização de trânsito, além de tirarem dúvidas e aprenderem sobre como dirigir com mais cautela e atenção. Na oportunidade, os agentes apresentaram práticas responsáveis no trânsito, condutas adequadas e falaram sobre as inovações legislativas e direção segura.

  22. Ministrada pelo chefe do Setor de Campanhas Educativas da Transalvador, Lenildo Galdino Azevedo, a palestra busca orientar e ajudar os motoristas a dirigirem de forma mais segura e consciente. “A receptividade dos conteúdos é muito positiva. Sentimos que os colaboradores se atentam sobre o tema e o feedback é o melhor possível”, pontuou.