Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HOSPITAL ROBERTO SANTOS FAZ APELO PARA DOAÇÕES DE LEITE HUMANO

Depois do casamento de hoje, Lula não pode mais falar da elite brasileira
18/05/2022 às 08:44
    1. A Universidade Corporativa do Serviço Público, ligada à Secretaria da Administração (Saeb), realiza no mês de junho 17 cursos voltados à formação dos servidores do Poder Estadual baiano, sendo 15 online – EAD ou síncrono – e dois presenciais, totalizando 575 vagas. As inscrições podem ser feitas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) no período indicado ou enquanto durarem as vagas. 

  2. Até o dia 28 de maio, é possível se matricular nos cursos EAD da UCS/Saeb, entre eles: Análise e Melhoria de Processos, Excel Básico 2007, Power Point 2007, Redação Oficial, Legislação Aplicada à Logística de Suprimentos, Primeiros Passos para Uso da Comunicação Não Violenta; Novo Acordo Ortográfico e Gestão da Qualidade, com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Gestão de Pessoas e Planos de Carreira e Sistema Eletrônico de Informações – SEI, com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na área de licitação serão realizados três cursos EAD: Preparatório para Pregoeiro, Elaboração do Termo de Referência e Noções Básicas de Licitação, com inscrições até 25 de maio. Estes 13 cursos somam 490 vagas.  

  3. Ainda na área de licitação, o curso Noções Básicas de Licitação terá uma turma presencial, com vagas abertas também até 25 de maio, no Portal do Servidor. As aulas acontecem nos dias 02 e 03 de junho. O segundo é de Comunicação Interpessoal no Ambiente de Trabalho, que inscreve até 31 deste mês pelo link https://bit.ly/3wDv5yX. As aulas acontecem de 06 a 10 de junho. As duas capacitações somam 35 vagas e serão ministradas no auditório da Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDE/Saeb), no sub-solo da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

  4. Já os cursos síncronos serão realizados em tempo real, por meio da plataforma Microsoft Teams. O Curso em Excel – Imersão 24h, ministrado por Izaak Candeias, mestre me Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, acontece nos dias úteis entre 06 e 15 de junho, das 9h às 12h. As inscrições seguem abertas até 31 de maio. O Curso Gestão do Tempo, que acontece de 27 de junho a 1º de julho, abre inscrições no próximo mês. 

  5. O conteúdo de todos os cursos EAD ficará disponível aos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UCS/Saeb, que utiliza a plataforma Moodle. Os servidores inscritos poderão assistir às aulas e realizar as atividades no período estipulado para cada capacitação. O conteúdo poderá ser acessado de casa, do trabalho ou de qualquer local onde o servidor tenha acesso à internet, conforme sua conveniência de horário.  

 6. Dúvidas sobre as inscrições de cursos pelos telefones (71) 3115-1590 / 1654 / 1620 ou pelo e-mail noce@saeb.ba.gov.br.  
                                                                                                                     *****
  7. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está promovendo ações de incentivo à doação de leite humano e de frascos de vidro. Até o dia 20 de maio, serão realizadas rodas de conversa com a equipe sobre aleitamento materno, atividades com as gestantes do pré-natal de alto risco, entrega de certificados e ações educativas com as puérperas doadoras e distribuição de folder informativo na recepção da unidade.

  8. Celebrado em 19 de maio, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano representa um momento para sensibilização e estímulo da sociedade sobre a importância da doação. O objetivo final da ação é ampliar o estoque dos Bancos de Leite Humano.

  9. De acordo com a coordenadora de enfermagem do Banco de Leite Humano do HGRS, Nilma Dourado, o incentivo à doação é essencial neste momento, pois os estoques da unidade estão baixos. A profissional ressalta que não há um substituto tão completo para a alimentação do bebê quanto o leite materno.

  10. "Os benefícios do leite materno é único. Ele protege o bebê contra doenças, dá o suporte nutricional adequado, células de defesa e ainda promove um vínculo afetivo. É o alimento completo", pontua.

  11. As mães que desejam fazer a doação podem se candidatar no Banco de Leite Humano mais próximo. É necessário que a mulher esteja saudável e apresente exames de pré-natal e sorologia.

  12. Quem não amamenta também pode ajudar os Bancos de Leite Humano com a doação de potes de vidros. Os vidros devem ter tampa plástica, como as usadas em café solúvel. Não importa o tamanho, mas é essencial que seja de vidro e com tampa plástica.

  13. O Banco de Leite Humano do Hospital Geral Roberto Santos está situado no 3º andar, ala C da instituição. Interessados em realizar doações ou obter informações adicionais podem entrar em contatos pelo telefone (71) 3117-7532 ou pelo WhatsApp (71) 98225-9453.

  14. Em votação realizada em plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi aprovada a Medida Provisória 1090 de 2021, que estabelece os requisitos e condições para renegociação das dívidas do FIES - Fundo de Financiamento Estudantil.

  15. O texto aprovado propõe desconto integral fixo de 99% para os alunos que integram no CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais e foram beneficiários do Auxílio Emergencial.

  16. A medida prevê ainda descontos de 12% a 77% para outros estudantes que não estão inscritos nos programas sociais, dependendo da dívida e perfil do aluno.

  17. De acordo com o deputado federal baiano, Alex Santana (Republicanos), a iniciativa é fundamental para viabilizar a quitação da dívida por parte dos formandos de baixa renda de toda a Bahia. O parlamentar votou a favor da aprovação da MP.

  18. “Demos nossa contribuição para que os estudantes baianos e demais estados brasileiros endividados com o FIES e que passam dificuldades para quitação do compromisso possam seguir a carreira profissional sem o peso na consciência em relação a dívida”, explicou Alex Santana.  

  19. Agora, a medida deverá ser analisada pelo Senado para ser promulgada.

  20. O vereador, Átila do Congo (Patriota) atribui às plataformas que disponibilizam os aplicativos de mobilidade, a culpa sobre as ocorrências de violência contra os trabalhadores de Salvador. Nesta terça-feira (17) mais um profissional foi vítima de uma tentativa de latrocínio, no bairro de Vista Alegre, subúrbio da capital baiana, além deste caso, nas últimas 24h, mais quatro trabalhadores foram alvos de roubo.

  21. O parlamentar lamenta a investida de roubo dos suspeitos, que quase vitimou fatalmente, o jovem de prenome Jackson, que segue internado no Hospital do Subúrbio com estado com saúde estável. “Sabemos que as forças policiais ‘enxugam gelo’, prendem e em uma audiência de custódia muitos são soltos. O que cabe, então, às empresas que se beneficiam e lucram em cima de vidas que são ceifadas de forma injusta, é estabelecer melhores critérios de segurança como o rigor no cadastro do passageiro. É uma roleta russa você buscar alguém desconhecido e, que, inclusive, pode ter um chamado vindo de um celular que pode estar no presídio, acaba sendo atraído para uma armadilha”.