Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA SE APROXIMA DE 30.000 MORTES PELA COVID; SSA SEGUE COM VACINAÇÃO

CMS diz que não perdeu prazo no Supremo Tribunal na ação movida por Duda Sanches
17/05/2022 às 08:42
     1. Lançado no mês de fevereiro deste ano, a Salvador Tech, plataforma direcionada ao mercado tecnológico de Salvador, já registra cerca de 5,6 mil pessoas inscritas e recebeu, em pouco mais de três meses, mais de 34 mil acessos. Desse total, 46% das visitas foram realizadas por adultos com idade igual ou superior a 30 anos.

 2. O diretor da Salvador Tech, Leandro Lima, avalia o interesse de profissionais nessa faixa etária por temas ligados à tecnologia. “Podemos trabalhar esse cenário sob duas perspectivas, sendo a primeira delas de que algumas pessoas na idade de 30 ou mais possam estar desempregadas e estão em busca de novas oportunidades no mercado através de nossa plataforma. A outra é que ainda temos muitas pessoas de mente aberta, com um emprego ou vida estabilizada, mas buscam por conhecimentos em inovação e tecnologia”.

 3. A plataforma é desenvolvida prela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).  O número de acessos também tem chamado a atenção da pasta. “Olhando para esse saldo, ficamos com a expectativa de que esses números cada vez mais possam crescer”, disse Lima.

 4. Durante o acesso, o usuário encontrará uma interface totalmente tecnológica e acessível. Poderão ser encontradas opções de navegação básica, como trilhas com conteúdos básicos e essenciais de matemática, lógica, inglês e português. Na trilha “Carreiras”, o usuário encontrará uma introdução sobre as carreiras de tecnologia do mercado e especializações do mundo tecnológico. 

  5. A capital baiana prossegue com a estratégia de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (18). A imunização contempla a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

  6. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizada, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

  7. As unidades seguem ainda com a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 65 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas, que tomaram a 3ª dose até 17 de janeiro de 2022. Assim como os idosos e imunossuprimidos, os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Continua também a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS, em instituições de ensino da capital baiana.

  8. Além disso, a interface disponibiliza cursos e palestras para desenvolvimento de habilidades comportamentais e performance com grandes nomes do empreendedorismo. Já na trilha técnica, o visitante tem acesso a assuntos técnicos, como programação e design.

  9. Policiais militares da 59ª CIPM apreenderam com um indivíduo 170 pedras de crack, 23 papelotes de maconha, 120 pinos e seis envelopes de cocaína, três munições calibre nove milímetros e uma munição calibre .40, na rua do Areal, em Barra do Pojuca, na início da tarde desta terça-feira (12).

  10. A equipe participava de uma operação de Intensificação de Policiamento na região, quando observou o indivíduo em atitude suspeita tentando fugir da abordagem, mas que terminou detido. Na busca pessoal, a guarnição encontrou o material ilícito com ele.

  11. Na sequência, os policiais deram voz de prisão ao indivíduo que foi conduzido à 33ª Delegacia Territorial em Monte Gordo para adoção de medidas cabíveis.

  12. Sallvador Tech disponibiliza mais de 120 cursos gratuitos e on-line, disponibilizados por mais de dez instituições parceiras. Dentre as opções estão “Lógica de programação essencial”, “Introdução a criação de websites com HTML5 e CSS3”, “Minicurso de Design” e “Introdução ao Excel 2016”. A plataforma pode ser acessada no endereço www. salvadortech. salvador. ba. gov. br 

  13. A Advocacia-Geral da União superou o dobro da meta de redução do consumo de energia elétrica estabelecida pelo Governo Federal entre setembro de 2021 e fevereiro deste ano. A redução foi de 44,9% em relação à média de consumo registrada no mesmo período dos anos de 2018 e 2019 em toda a AGU, o que equivale a 4.220.504 Kwh de economia. O Decreto Presidencial nº 10.779/2021, publicado em virtude do agravamento da crise hídrica,  determina que órgãos e entidades da administração pública federal devem reduzir o consumo de energia de 10% a 20% entre os meses de setembro de 2021 e abril de 2022.

  14. Em balanço divulgado pela Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice), instituída pela Advocacia-Geral da União para assessorar os dirigentes na implementação das medidas de redução de consumo, verificou-se que todas as Superintendências de Administração da AGU (Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), além da Unidade de Atendimento de Minas Gerais, apresentaram redução do consumo de energia elétrica.

  15. Em setembro, a redução média entre as unidades foi de 45,5%; em outubro de 45,7%; em novembro de 47,1%; em dezembro a redução ficou em 41,7%; em janeiro foi de 42,6%; e em fevereiro a redução alcançou 46,8% em relação à média de consumo registrada nos mesmos meses dos anos de 2018 e 2019.

  16. Os relatórios mensais elaborados pela Cice estão disponíveis no site da AGU, conforme prevê o decreto presidencial. Os resultados alcançados são fruto das ações de consumo consciente desenvolvidas pela AGU no âmbito do Plano de Logística Sustentável (PLS) ao longo dos anos, da revisão das ações propostas no decreto presidencial e do baixo fluxo de pessoas nas unidades do órgão em 2021 em função da pandemia de covid-19.

   17. Durante oito anos, Alex Brito sofreu ataques verbais do vizinho por conta de sua orientação sexual. Alex deixou de frequentar mercados, restaurantes e estabelecimentos do próprio bairro para evitar o vizinho, mas não denunciou os ataques. Em maio do ano passado, o agressor tentou atropelá-lo e, tendo falhado, avançou para o jovem com um facão que levava no carro, mas não acertou o golpe.

  18. Alex declara que, ao prestar queixa, policiais e delegados questionaram se o ataque foi motivado por homofobia, atribuindo a violência a uma briga de vizinhos, desconfigurando a natureza do crime. “Conheço outras pessoas que sofreram homofobia, mas não denunciaram por conta da impunidade. O estado é muito omisso”, comenta. 

  19. O caso de Alex ganhou notoriedade por levantar o debate sobre a realidade da homofobia após a criminalização dessa prática. Enquanto Alex espera o julgamento do caso, ele vive na mesma casa, em Salvador, e ainda convive com o agressor, que não lhe direciona mais ataques. 

  20. Até agora, segundo a imprensa do Sul, só duas pessoas da Bahia afirama convidadas para o casamento de Lula: Gilberto Gil e Daniela Mercury.