Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A BAHIA É TAMBÉM ESTADO CAMPEÃO NACIONAL DO DESEMPREGO COM 16 ANOS PT

Lojistas de Salvador e Região Metropolitana da capital interessados em participar da 16ª edição do DLI – Dia Livre de Impostos já podem se cadastrar na campanha, marcada para o dia 2 de junho (quinta-feira).
13/05/2022 às 08:28
   1. A Bahia também lidera o ranking de estados com maior taxa de desemprego no país durante o primeiro trimestre de 2022, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

2. O índice no estado durante os três primeiros do ano foi de 17,6%, o maior registrado no país. Na sequência, vêm Pernambuco (17,0%) e Rio de Janeiro (14,9%). As menores taxas de desemprego foram registradas em Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%) e Mato Grosso do Sul (6,5%). Na região Nordeste, o estado do Ceará teve o menor índice: 11%.

3. Na média nacional, a taxa de desemprego ficou no 11,1% no primeiro trimestre, ficando estável quando comparada ao quarto trimestre de 2021 e em 26 das 27 unidades da federação. Porém, a falta de trabalho formal ainda atinge quase 12 milhões de brasileiros, conforme já divulgado anteriormente pelo IBGE.

4. A única queda entre os estados do país ocorreu no Amapá, onde a taxa recuou 3,3 pontos percentuais, saindo de 17,5% no quarto trimestre de 2021 para 14,2% nos três primeiros meses.

5. Confira o ranking completo: Bahia: 17,6%; Pernambuco:17%; Rio de Janeiro: 14,9%; Sergipe: 14,9%; Acre: 14,8%; Paraíba: 14,3%; Alagoas: 14,2%; Amapá: 14,2%; 
Rio Grande do Norte: 14,1%; Amazonas: 13%; Maranhão: 12,9%; Distrito Federal: 12,6%; Piauí: 12,3%; Pará: 12,2%; Brasil: 11,1%; Ceará: 11%; São Paulo: 10,8%; 
Minas Gerais: 9,3%.

6. Na próxima terça-feira (17), o LIDE BAHIA recebe o empresário Wilson Poit para falar sobre “Os desafios de empreender no Brasil”, em almoço-debate no Fera Palace Hotel, das 12h00 às 14h30. Para o presidente do LIDE BAHIA, Mário Dantas, esse é um tema de grande abrangência e interesse, já que vivemos em um país de empreendedores. “Um dos propósitos primordiais do LIDE BAHIA é fortalecer o empresariado local, possibilitando a divulgação e a implantação das melhores práticas, desde startups até grandes empresas”, ressalta.

7. Empreendedor, focado em estratégias de negócios, especialista e mentor de pequenas e médias empresas, o convidado é fundador da Poit Energia, companhia de fornecimento de energia temporária, líder de mercado no Brasil, vendida em 2012 para a inglesa Aggreko, a líder mundial do setor. É Empreendedor Endeavor desde 2002 e recebeu em 2009 o Prêmio "Empreendedor do Ano” da Ernst & Young (EY). Em 2013, passou a se dedicar a projetos de transformação no setor público

8. Participou de três gestões municipais na Prefeitura de São Paulo, nos mandatos de Fernando Haddad, João Dória e Bruno Covas, tendo liderado, como Secretário Municipal de Desestatização e Parcerias, a condução do Plano Municipal de Desestatização, programa referência em todo Brasil. É Presidente do Conselho de Administração da Light e membro do Conselho de outras grandes organizações, como Endeavor, Centro Paula Souza e Instituto Via de Acesso.

9. Está chegando ao fim o período de inscrições para o Vestibular Uesb 2022. O prazo encerra na próxima segunda, 16. Para participar, inscreva-se aqui e efetue o pagamento do boleto até a data de vencimento, que consta no documento. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, cidades onde a Uesb possui campus.

10. Depois de quase dois anos de incertezas, com a pandemia de Covid-19, a Uesb retoma a realização do Vestibular e abre o cronograma de seleções do estado, com novidades, como a realização das provas pelo Instituto Avalia e a oferta exclusiva de cursos pelo processo seletivo.

11. A oportunidade chega no momento em que estudantes que concluíram o Ensino Médio, tanto em 2020 quanto em 2021, buscam uma chance de ingressar no Ensino Superior. Neste processo seletivo, a Uesb oferta 1.264 vagas em 47 opções de cursos para todos aqueles que anseiam por uma escolha que possa mudar destinos. O Vestibular Uesb dispõe, ainda, da reserva de vagas e cotas adicionais aos grupos, historicamente, excluídos do universo acadêmico.

12. Todas as informações estão disponíveis no site do Vestibular. Acompanhe as novidades pelos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram,Twitter e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo telefone (73) 3528-9695, pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp (77) 3424-8721, em horário comercial.

13. Vai até o dia 20 o Edital de Seleção Pública para a Celebração de Convênios de Cooperação Técnica e Financeira para a Viabilização do São João da Bahia e demais Festas Juninas. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), engloba eventos a serem realizados de 01 de junho a 02 de julho de 2022. 

14. As prefeituras interessadas devem levar sua documentação, presencialmente, na sede da Bahiatursa, de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 12h, e de 13h30 às 18h, no Protocolo Central da Bahiatursa, na 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, térreo, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O valor do apoio vai de R$ 50 mil a R$ 140 mil.  

15. O Museu do Saneamento Embasa (MuSa) foi aberto à visitação após cerimônia de reinauguração realizada nesta semana. Antes conhecido como Museu Arqueológico da Embasa, o espaço passou por reforma e reestruturação do seu acervo que passa a abrigar, além das peças arqueológicas resgatadas durante obras realizadas pela empresa, equipamentos utilizados na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

16. O acervo conta parte da história do saneamento no estado através de objetos como balas de canhão resgatadas no bairro do Comércio, em Salvador; sifão de porcelana oriundo de Cachoeira; pilões e machados de pedras pré-históricos e roda de fiar vindos de Cristalândia e Lagoa da Torta (Igaporã); fósseis encontrados em Cachoeira e Muritiba; moedas achadas em Vila de Igatu; moenda de cana-de-açúcar e ralador de mandioca resgatados em Lagoa da Torta; dentre outros achados arqueológicos.

17. O MuSa está instalado em um prédio de estilo colonial, tombado pela Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), anexo ao antigo reservatório Cruz do Cosme, situado no bairro da Caixa D'Água, em frente ao Hospital Ana Nery, em Salvador. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; a marcação de visitas pode ser realizada através do site www.embasa.ba.gov.br (Institucional > Universidade Corporativa > Museu do Saneamento Embasa).

18. Lojistas de Salvador e Região Metropolitana da capital interessados em participar da 16ª edição do DLI – Dia Livre de Impostos já podem se cadastrar na campanha, marcada para o dia 2 de junho (quinta-feira). A ação, realizada pela CDL Jovem, órgão da CDL Salvador, tem como objetivo conscientizar os consumidores locais e varejo a respeito das altas taxas de tributação pagas no Brasil. Interessados em participar da campanha precisam apenas se cadastrar pelo site www.dialivredeimpostos.com.br. Após o cadastro, um material gráfico será enviado, para impressão e sinalização nas lojas e uso nas redes sociais.

19. Assim como em 2020 e 2021, a CDL Jovem vai realizar o projeto de forma online. "A campanha é destinada para todos os lojistas, independente do setor ou tipo de loja. Nossa expectativa é atrair cerca de 250 estabelecimentos, mesmo número de 2021. Entretanto, esperamos que mais pessoas sejam impactadas, por conta do arrefecimento da pandemia e maior presença das pessoas nas ruas e shoppings", explica o presidente da CDL Jovem de Salvador, Bruno Thomaz.

20. Na campanha do DLI, produtos selecionados do estoque são colocados à venda com valor sem tributações. Em alguns casos, o tributo chega a ocupar até 80% do valor. “Isso é para o consumidor ter a dimensão da alta carga tributária e do quanto isso afeta o consumo. Para se ter uma ideia, o indivíduo trabalha cerca de seis meses no ano só para pagar impostos”, afirma.