Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SUSPEITA DA MORTE DE EMPRESÁRIO DA POUSADA PARAÍSO FOI PRESA EM IAÇU Secom não anuncia se

Secom não anuncia se Rui fez reunião com a cúpula da SSP
09/05/2022 às 05:12
   1. A viúva do empresário Leandro Troesch, encontrado morto dentro de um dos quartos da Pousada Paraíso Perdido, chegou em Salvador, na tarde desta segunda-feira (9). Shirley da Silva Figueredo foi presa durante a manhã, na cidade de Iaçu, que fica a cerca de 280 km de Salvador. Ela é suspeita de envolvimento na morte do marido.

2. Shirley foi detida por descumprir as medidas de prisão domiciliar. Ela já havia sido condenada a nove anos de detenção por participar de um crime de extorsão mediante sequestro, junto com o marido, em 2001. Ela estava em prisão domiciliar e fugiu após a morte do empresário, ocorrida em fevereiro deste ano.

3. Leandro foi encontrado morto dentro da própria pousada, que fica em Jaguaripe, no baixo sul da Bahia. A polícia acredita que Shirley tem envolvimento na morte do então companheiro, e informou que a prisão dela "vai ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte do empresário".

4. Segundo a Polícia Civil, Shirley foi apresentada na sede do Departamento de Polícia do Interior (Depin) no Centro de Salvador.

5 Em seguida, ela foi levada para o Instituto Médico Legal (IML). Após os exames de corpo de delito, Shirley foi encaminhada para a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), onde está à disposição da Justiça. (G1, informações)
                                                                                                                        *****
6. A Prefeitura de Lauro de Freitas convida toda a população a participar, nesta quinta-feira (12), da audiência pública online para apresentação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. Organizada pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), a audiência será transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura (facebook.com/PrefeituradeLaurodeFreitas), a partir das 10h. 

7. Como explica a Sefaz, a LDO é uma peça legal que estabelece as diretrizes orçamentárias e as metas da administração pública, planejada anualmente para fundamentar a composição da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na audiência, a população vai poder acompanhar a apresentação das prioridades da gestão, as metas e os riscos fiscais para o exercício de 2023.

8. O prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União Brasil), realizou, neste sábado (07), o lançamento do Calendário Oficial de Eventos para o segundo semestre deste ano. O lançamento aconteceu no Clube Juá e foi transmitido através do canal do Youtube da prefeitura (Prefeitura de Campo Formoso).

9. O evento teve o objetivo de oferecer uma prévia da programação e despertar nos campo-formosenses expectativas para os principais festejos do município, além de atrair turistas, resgatando a cultura e fortalecendo a economia da sede e interior.

10. Na ocasião, foram anunciadas as atrações que animarão os grandes eventos de nossa cidade, desde o Arraiá da Freguesia; São João de Poços; São Pedro da Caraíbas; Aniversário da Cidade;  a 1ª edição do Festival de Músicas (para setembro) e a Semana de Comemoração da Consciência Negra.

11. Serão mais de 20 atrações, com variedade de estilos e de período de tempo diferentes, que alcançarão o máximo de diversidade da preferência do público, segundo a Prefeitura

12. A programação contará com artistas locais e também com cantores de renome como Wesley Safadão, Léo Santana, Zé Vaqueiro, Amado Batista e Zé di Camargo e Luciano. A lista oficial com o nome dos cantores  será publicada, gradativamente, no instagram da prefeitura.

13. O prefeito Elmo mostrou-se feliz por realizar festejos com essa dimensão. “ Esses festejos contribuem muito para o desenvolvimento do nosso município. A gestão está se organizando para proporcionar aos cidadãos um ano cheio de alegria. Essas ações vão nos ajudar a construir uma nova história para nossa cidade".

14. Como diria o saudoso Vavá Lomanto dineheiro não falta nas Prefeituras para esse tipo de evento.

15. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes para as datas de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em maio. Os donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 possuem prazos terminando neste mês. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica, ou via 0800 071 0071 e faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

16. Os proprietários de veículos com placas de final 5 podem quitar o imposto em cota única com 10% de desconto até o dia 30 e os de placa final 6 até o dia 31, também com o abatimento de 10%. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, nessas mesmas datas. Já os donos de automóveis com placas 3 e 4 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 30 de maio, respectivamente. Por fim, os proprietários de carros com placas 1 e 2 que também parcelaram o imposto precisam pagar a terceira cota até dias 30 e  31 de maio, respectivamente.

17. Para realizar pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

18.  De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto. 

19. Com o objetivo de proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação, o Governo do Estado ampliou os percentuais de descontos e o número de parcelas para pagamento do IPVA 2022. No caso do pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, o abatimento passou de 10% para 20%. Também foi dobrado o desconto para pagamento integral até a data da primeira cota, que mudou de 5% para 10%. Além disso, o parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano podia parcelar o imposto em três vezes.

20. Nem uma reunião com a cúpula da PM o governador Rui Costa parerece ter feito., A Secom nada falou, ao menos.