Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROFESSORES FAZEM PROTESTO NA QUARTA POR REAJUSTE JÁ NAS UNEBES

Segue vacinação contra a Covid em Salvador
26/04/2022 às 11:45
  1. Nesta quarta-feira, dia 27 de abril, professores/as das Universidades Estaduais Baianas paralisarão as suas atividades e realizarão um ato público em Salvador, na Praça da Piedade, a partir das 14h. Aprovado em assembleias, o ato público com paralisação é parte do calendário de lutas da campanha salarial da categoria. Entre os principais pontos de reivindicações dos/as professores/as, estão a denúncia do arrocho salarial e a luta pela retomada da mesa de negociação permanente com o governador Rui Costa (PT).

  2. a manifestação contará com a presença de docentes de várias cidades do interior baiano, além de representações sindicais de outras categorias do funcionalismo público estadual. Movimentos sociais solidários à causa também estarão presentes. Um dos objetivos do ato é divulgar e dialogar com a sociedade baiana sobre a realidade dos (as) docentes que, atualmente, sofrem com os salários desvalorizados. 

  3. Após 7 anos de espera, o Governo do Estado aplicou um reajuste abaixo da inflação do ano de 2021. Com salários congelados desde 2015, quase metade do salário desses profissionais foi corroído pela inflação. Os/as professores/as lutam por um reajuste salarial que recomponha as perdas e a inflação.

  4. Outro ponto de reivindicação central da manifestação é a luta por diálogo com o Governo do Estado. Há mais de 800 dias a mesa de negociação está paralisada. A mesa é resultado do acordo de greve fechado em 2019, que foi quebrado pelo governo, mesmo após várias tentativas de contato e envio de ofícios.

  5. a defesa das Associações Docentes é que valorizar professores (as) e universidades não é gasto, é investimento. As universidades estaduais são um patrimônio do povo baiano e no enfrentamento à pandemia provam, mais uma vez, a importância do trabalho docente das estaduais no que tange a sua produção científica regionalizada. 

  6. Com pesquisa e extensão, professores (as) da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc colaboram com o poder público, produzindo EPIs, monitoramentos, ofereceram atendimento às pessoas infectadas, formação e outros insumos estratégicos voltados para sociedade civil e profissionais da saúde.

  7. A paralisação aprovada democraticamente pelas assembleias docentes é uma ação organizada pelo Fórum das ADs, instância que reúne as Associações Docentes das quatro universidades estaduais (ADUSB, ADUNEB, ADUSC e ADUFS). Os quase 280 cursos de graduação, 180 cursos de pós-graduação e 50 mil estudantes que são abarcados pelas universidades estaduais baianas estarão com as atividades acadêmicas por um dia.
                                               ******
  8. (Comentário do Yahoo) Maquiavel dizia que o ambiente social e político é imprevisível e o governante deve saber agir. Construir bons acordos é uma arte. E o governante deve ter a inteligência (virtu) para dominar o acaso (Fortuna) e fazer com que esse lhe favoreça. Mas como Maquiavel explicaria Bolsonaro?

  9. A vantagem de Lula sobre o presidente caiu 5 pontos na última pesquisa de intenção de voto. Mesmo com toda a mídia negativa de quem é vidraça Bolsonaro consegue se manter em crescimento. O ex-presidente Lula ainda não conseguiu organizar sua campanha nem fazer coligações que o garanta nos estados. Bolsonaro foi beneficiado pela janela partidária onde o PL, seu partido, saiu como o maior do país, e o Centrão, que o apóia como a grande base do Congresso.

  10. E é aqui que eu retomo Maquiavel: um bom governante precisa de Fortuna e Virtu, mas é impressionante como Bolsonaro abusa da Fortuna a seu favor (o acaso lhe sorri demais!). Sem muita capacidade de construir acordos a sorte parece lhe favorecer.

  11. Os 27 anos como parlamentar inexpressivo no Congresso foram usados na campanha de 2018 como tudo o que é distante da velha política. Bolsonaro conseguiu fazer prevalecer a ideia de que era a nova política confundindo no eleitor falta de historicidade com o novo. Uma série de acasos o levaram à eleição. E, a história parece se repetir.

  12. Bolsonaro foi presidente na pior pandemia que o país já viveu em sua história. Foi contra a vacina, um dos temas mais caros ao brasileiro, que sempre se vacinou, sendo, inclusive exemplo mundial. Trocou de ministro da saúde um sem número de vezes. Tem nas suas costas 600 mil mortos. E, segue subindo nas pesquisas.

  13. A partir desta quarta-feira (27), Salvador passa a contar com 60 postos de saúde com a oferta da vacina contra a Covid-19. Dentre as unidades, três estão localizadas nas ilhas da capital. A medida visa descentralizar o imunizante e ampliar o acesso dos residentes ao imunizante.

  14. A vacinação contra a Covid-19 acontece nesta quarta (27), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser residente em Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

   15. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

  16. Os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Segue ainda a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com nome na lista do site da SMS, em instituições de ensino da capital baiana.

  17. Na semana em que a lei que institui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) completa 20 anos, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) formou no idioma 22 profissionais do corpo docente do Hospital Irmã Dulce (Osid), nesta terça-feira (26).        

 18. “A necessidade dos profissionais da área de saúde de aprender Libras é promover uma grande inclusão social e ao mesmo tempo salvar vidas”, destacou Luana Rodrigues, coordenadora de Projetos da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD) e que também atua na coordenação da Central de Libras.  

 19. De acordo com o secretário Daniel Ribeiro, o objetivo da Sempre é "fazer com que servidores públicos e a sociedade civil se capacitem cada vez mais, para que sejam mais empáticos".  

 20. De acordo com o professor surdo Divanildo Oliveira, é grande o interesse dos alunos pela quebra da barreira de comunicação. "Quando chegavam as pessoas surdas, os funcionários não sabiam como atender ou se comunicar.  Estamos mudando essa realidade, promovendo a acessibilidade”, conclamou.    

  21. Ane Caroline Souza, instrutora da Osid, era só elogios. “Trabalhamos com jovens com deficiência auditiva e esse curso proporcionou o desenvolvimento para atuar com nossos alunos, de forma muito dinâmica, com várias habilidades e novas didáticas”, concluiu.  

 22. A segunda turma será concluída em julho próximo e somará mais 30 novos técnicos. Já o módulo avançado terá início em agosto deste ano.