Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOTA E A CAPA EM MÃOS: FIM SEMANA COM CHUVAS EM SALVADOR, DIZ CODESAL

Tensões entre o STF e o presidente da República vão aumentar
22/04/2022 às 19:14
     1. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa que, neste sábado (23) e domingo (24) a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra.

  2. Os maiores acumulados de chuvas em 24h (atualizados às 16h30) foram registrados em Mont Serrat (28,4 mm), Base Naval de Aratu (21 mm), São Tomé de Paripe (19,3 mm), Ondina (15 mm) e Federação (14,4 mm). Do dia 1º até as 16h30 desta sexta-feira (22), foram registrados 368,2 mm de acumulados de chuvas, 29% a mais do que a média histórica de 284,9 mm, aferida pela estação de referência em Ondina.

  3. Até as 17h de hoje (22), já entraram 163 solicitações pelo sistema 199. Foram 43 ameaças de desabamento, quatro ameaças de desabamento de muro, 30 ameaças de deslizamento, nove árvores ameaçando cair, três avaliações de área, 35 avaliações de imóveis alagados, seis desabamentos de imóveis, 20 deslizamentos de terra, um galho de árvore caído, oito infiltração e oito orientações técnicas.

 4. A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site www. codesal. salvador. ba. gov. br/ index.php/ boletins .

 5. Quem quiser receber os alertas da Defesa Civil pelo celular basta mandar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. O serviço é gratuito.
                                                *****
  6. A ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, foi sorteada relatora das ações da oposição que visam derrubar o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado aliado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por atacar ministros da Corte, as instituições e a democracia. 

  7. A magistrada vai analisar processos movidos pela Rede, PDT e Cidadania, além de uma reclamação movida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

  8. Rosa Weber será responsável pelas primeiras providências aos pedidos da oposição, podendo decidir sozinha sobre o caso, ou levá-lo diretamente para julgamento em plenário. Antes disso, porém, é esperado que ela cobre pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU), como é de praxe em casos que tratam de atos do governo.

  9. Face à situação que se vivia em Portugal (Guerra Colonial e ditadura), um grupo de militares começou a organizar uma revolução com o objetivo de derrubar o governo. Foi o MFA – Movimento das Forças armadas- que, a 25 de abril de 1974, pôs em marcha um golpe militar que terminou com o Estado Novo. 

  10. Duas personalidades destacaram-se nesta revolução: Otelo Saraiva de Carvalho, que planeou e coordenou, do posto de comando no Quartel da Pontinha, as operações militares, e Salgueiro Maia, que coordenou as operações no terreno. Os militares cercaram o Quartel do Carmo, onde estava refugiado Marcello Caetanos, que, juntamente com Américo Tomás, foi preso e, posteriormente, autorizado a partir para o exílio, no Brasil. 

  11. Este movimento teve, desde o início, a adesão popular: as pessoas saíram às ruas, comemoraram o sucesso das operações e distribuíram cravos aos soldados. É por essa razão que esta revolução ficou também conhecida como a Revolução dos Cravos.

  12. Quer saber mais? Acompanhe a nossa live com as participações dos professores Miguel Corrêa Monteiro (Academia Portuguesa da História) e Alfredo Matta (UNEB), no dia 25 de abril de 2022 (segunda-feira), às 17 horas, no canal youtube.com/ighbba.

  13. O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura da Bahia). Mais informações no site www.ighb.org.br

  14. Para mitigar os impactos do período chuvoso na capital, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) está de prontidão 24h por dia para realizar atendimentos emergenciais. A operação conta com o suporte de 119 agentes de limpeza e 24 equipamentos, sendo distribuídos por turnos.

  15. Durante os meses de abril, maio e junho, o órgão intensifica a execução dos serviços de capinação, roçagem, limpeza superficial de bueiros e canaletas, gancheamento, remoção de resíduos nas encostas e retirada de terra das vias, a fim de evitar situações como alagamentos e deslizamentos de terra. 

  16. Além disso, mediante vistoria técnica e liberação de lonas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), agentes treinados em técnicas de rapel realizam a instalação de lonas nas encostas, de forma a proporcionar mais segurança aos cidadãos.

  17. A fim de preservar a integridade física dos profissionais envolvidos e da população local durante a operação, em casos de deslizamento de terra ou desmoronamentos, a limpeza ou remoção dos escombros só é feita após os órgãos responsáveis atestarem a viabilidade técnica para a execução dos serviços em segurança. Equipamentos como caminhão-carroceria, caminhão tipo munck, pá carregadeira, caçamba e caminhão pipa são utilizados para dar suporte às demandas operacionais.

  18. “É importante ressaltar que a Limpurb atua preventivamente durante todo o ano, já que os serviços são realizados diariamente por nossos agentes de limpeza. No entanto, durante os meses que compreendem a Operação Chuva, toda a nossa atividade é intensificada com o objetivo de reduzir os impactos do período chuvoso. 
  19. Aproveitamos para pedir à população que colabore com o trabalho dos agentes e evite descartar os resíduos de forma irregular nas vias, encostas e córregos da nossa cidade”, destacou o secretário de Ordem Pública (Semop) e presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

  20. Balanço e contato – Na Operação Chuva de 2021, a Limpurb atendeu 428 solicitações, instalou 84 mil metros quadrados de lona e coletou 90 toneladas de resíduos sólidos. Qualquer situação de emergência deve ser comunicada pelo cidadão através do número gratuito 199.