Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FESTIVAL DE CINEMA DE CACHOEIRA PERDE FORÇA E PASSA QUASE DESPERCEBIDO

O festival de Cachoeira vai até domingo
21/04/2022 às 19:13
    1. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (21) registra 480 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 522 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 505 recuperados (+0,03%) e mais 4 óbitos. Dos 1.540.511 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.206 já são considerados recuperados e 29.825 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.840.632 casos descartados e 330.974 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta. Na Bahia, 63.156 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.489.598 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.621.548 com a segunda dose ou dose única e 5.350.558 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 867.457 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 295.788 já tomaram também a segunda dose.
                                              ******
  4. Com o novo aumento na conta de energia anunciado na última terça-feira (19) pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a parlamentar Maria del Carmen faz um apelo para que as baianas e baianos de baixa renda se cadastrem na Tarifa Social de Energia Elétrica.

  5. “Muita gente não sabe da existência do programa da Tarifa Social e o nosso trabalho é incentivar para que conheçam e se cadastrem, afinal de contas é um direito para eles e que pode fazer diferença na hora de pagar as contas no final do mês”, afirmou Maria

  6. O alerta da deputada vem após a ANAEEL anunciar o aumento de 21,13% na conta de energia das baianas e dos baianos. A nova tarifa entra em vigor nesta sexta-feira (22), na Bahia e nos estados do Ceará, Sergipe e no Rio Grande do Norte, todos da região Nordeste do país.

  7. “Esse desgoverno gosta de desestabilizar a cabeça da população. Anuncia o fim da taxa extra na conta de luz, que entrou em vigor no dia 16 de abril e agora, três dias depois, um novo aumento é aprovado e só para alguns estados do Nordeste. Será que é algum tipo de castigo?”, provocou a parlamentar.

  8.A Tarifa Social beneficia as moradias de famílias com baixa renda diminuindo em até 65% a tarifa de consumo de energia e em até 100% para Quilombolas e Indígenas. O cadastro pode ser feito pelo site da Coelba (https://servicos.neoenergiacoelba.com.br).

  9. Realizadores, produtores, jornalistas e profissionais de turismo participam da segunda edição do Festival Internacional de Cinema FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco. O evento, que segue até domingo (24), reunirá muitas pessoas, com uma programação rica e diversificada em diversos pontos da cidade.

  10. O parlamento baiano, o deputado Rosemberg Pinto marca presença na atividade. Para ele, o lugar não poderia ser outro. “Com tradições seculares, riqueza cultural e da religiosidade, o Recôncavo tem tudo para se transformar em cenários de filmes e documentários”, considera.

  11. "Para além do festival de cinema, que já é internacional, essa edição, aqui na Bahia, cumpre um outro papel, que é o de retomada do protagonismo da Fundação Hansen Bahia, como um importante instrumento de pontencialização e fomento à cultura do estado. Quero parabenizar e desejar um sucesso imenso ao evento e à organização dele”.

  12. Além de inserir a região no roteiro internacional para produções cinematográficas e audiovisuais, o Festival fortalece a economia da cultura e o desenvolvimento do turismo no Estado, além de promover o intercâmbio Bahia x Brasil x Mundo. 

  13. O evento, que acontece durante as comemorações da Independência do Brasil (Bicentenário), é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e a Arrábida Film Comission, e conta com o apoio do Governo do Estado e de prefeituras.

  14. Participam da mostra, 171 filmes de 33 países. Desse total, 135 películas serão exibidas, em oito sessões, durante todos os dias de evento. De caráter publicitário, promocional ou informativo, elas ainda concorrerão à premiações em diferentes categorias.  O Festival tem a participação de profissionais de sete países, dentre eles: Portugal, Grécia e Estados Unidos.

  15. Os novos integrantes da Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia (OAB-BA), foram empossados na última terça-feira em Salvador.

  16. O grupo será presidido pela advogada Karine da Costa Rocha Batista e foi criado para assessorar a entidade no aprimorando da legislação relacionada ao direito das Organizações da Sociedade Civil. 

  17. Foi reconduzido ao cargo de integrante da comissão, o advogado Michel Torres. Ele é defensor dos direitos de diversas entidades sem fins lucrativos que prestam serviços ao município de Salvador e ao Estado da Bahia.

  18. Ele ratificou a importância do grupo na medida em que cresce, no Brasil, o segmento de atividades socialmente relevantes, desenvolvidas por entidades privadas sem fins lucrativos. "Esta iniciativa alinha-se ao papel de destaque e à indispensabilidade da OAB/BA no desenvolvimento e no progresso da sociedade baiana", frisa a advogada karine.

  19. O evento multicultural sediará ainda conferências, palestras, workshops, exposições de arte, literatura, artesanato e de produtos da agricultura familiar, culminando com um grande cortejo afrobarroco. 

  20. O ideário de liberdade de Tiradentes nos serve de farol para nossa luta cotidiana por tornar o Brasil uma grande nação, diz João Leão.