Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VEREADORES DE SALVADOR VÃO AO MP PARA CONTER O AUTORITARISMO NA CÂMARA

Vereadores vão ao MP-BA e pedem anulação de eleição da Mesa Diretora e das comissões da CMS
Governistas afirmam que presidente não seguiu o Regimento Interno da Casa
20/04/2022 às 19:12
    1. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (20) registra 467 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 248 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 250 recuperados (+0,02%) e mais 4 óbitos. Dos 1.539.989 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.509.701 já são considerados recuperados e 29.821 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.838.411 casos descartados e 331.411 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta. Na Bahia, 63.140 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.488.119 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.618.354 com a segunda dose ou dose única e 5.334.634 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 863.970 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 291.440 já tomaram também a segunda dose.
                                              ******

  4. Um grupo composto por 22 vereadores de Salvador foi ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a decisão do presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), de alterar a composição das comissões permanentes sem observar o critério da proporcionalidade dos assentos dos partidos na Casa. O documento encaminhado ao MP aponta a prática de improbidade administrativa.

  5. Assinam: o vice-presidente da Casa, Duda Sanches (UB), o corregedor Claudio Tinoco (UB), o líder do governo, Paulo Magalhães Jr (UB), Emerson Penalva, José Antônio, Fábio Souza, George O Gordinho da Favela, Isnard Araújo, Sandro Bahiense, Ricardo Almeida, Marcelo Maia, Luiz Carlos, Anderson Ninho, Cris Correa, Sabá, Alberto Braga, Joceval, Leandro Guerrilha, Kiki Bispo, Téo Senna e Débora Santana.

  6. O documento que chegou ao MP afirma que as “Comissões Permanentes, são, por assim dizer, o coração da Câmara Municipal de Salvador. Fragmentam-se pelas diferentes temáticas, valendo destacar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e Finanças, Orçamentos e Fiscalização, comissões imprescindíveis para o controle da constitucionalidade e respeito às diretrizes orçamentárias mínimas das proposituras legislativas sob análise do Poder Legislativo”. Esses colegiados foram alterados, de maneira autoritária, por Geraldo.

  7. Os vereadores ressaltam ainda que o ato de Geraldo não observou a proporcionalidade ao mudar a composição dos colegiados. “Notório que partidos detentores das maiores bancadas da Casa, a exemplo do União Brasil com 7 (sete) vereadores e Partido Progressista com 6 (seis) vereadores, figuram timidamente no quadro publicado no diário”.

  8. (CORREIO) O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, acusou nesta quarta-feira (20), o governo do estado de pressionar veículos de imprensa para que não divulguem pesquisas eleitorais sobre a corrida pelo Palácio de Ondina.

  9. Para o parlamentar, a ação, com a participação do próprio governador Rui Costa (PT), demonstra desespero. “Depois de Rui ter sido condenado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por divulgar fake news e pesquisas falsas, o governo e o governador pessoalmente agora estão pressionando diversos veículos de imprensa para não divulgar pesquisas eleitorais que retratam a situação da Bahia atualmente”, afirmou o deputado.

  10. Em decisão liminar nesta terça-feira (19), o desembargador Vicente Oliva Buratto, do TRE da Bahia, proibiu o governador de falar sobre dados de uma suposta pesquisa, realizada pelo grupo aliado à atual gestão, e não registrada na Justiça Eleitoral. Rui terá que prestar esclarecimentos à Justiça por ter divulgado os números em entrevistas para veículos de comunicação.

  11. “Soube que Rui chegou ao cúmulo de ligar para veículos de imprensa fazendo ameaças caso publicassem uma determinada pesquisa. O episódio mais recente aconteceu essa semana. Mas não é a primeira vez”, ressaltou Azi.

  12. Paulo Schneider é o novo Diretor de Operações da Aviva. Ele assumiu o cargo nesta quarta-feira, 20 de abril, em substituição a Flávio Monteiro, que deixa a companhia após 5 anos com grandes experiências compartilhadas.

  13. Schneider tem mais de 20 anos de atuação no mercado, possui visão holística de gestão de negócios e tem formação nas áreas de Turismo/Hotelaria, Estratégia Empresarial, Gestão Financeira e Controladoria.  Ocupou, até recentemente, o cargo de Diretor de Operações do Blue Tree Hotels e foi vencedor, em 2014, do Prêmio VIHP, que reconhece os melhores profissionais em posição de liderança no mercado hoteleiro nacional.

  14. O novo Diretor responderá por todas as áreas de Operações da Aviva de forma corporativa, incluindo Costa do Sauipe, na Bahia, e Rio Quente e Hot Park, em Goiás.

  15. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, mais um mutirão de aplicação de doses complementares da vacina contra a Covid-19. A 3ª e 4ª doses serão oferecidas nos pontos de vacinação, das 8h às 13h.

  16. A 3ª dose de adultos será na modalidade “Liberou Geral”, ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses na capital baiana, o cidadão será vacinado. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

  17. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia. Para o acesso à 4ª dose do imunizante, as pessoas com 80 anos ou mais e indivíduos imunossuprimidos devem estar com o nome no site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

   18. Devido ao mutirão exclusivo da 3ª e 4ª dose, estará suspensa, nesta quinta-feira (21), a vacinação de 1ª e 2ª doses para crianças, adolescentes e adultos; a 1ª, 2ª e 3ª dose para gestantes e puérperas; e a 2ª dose da CoronaVac, Oxford e Pfizer para pessoas com 18 anos ou mais.

  19. O Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) de Lauro de Freitas foi informado sobre a situação do ônibus ilhado no cruzamento entre as ruas 15 de Janeiro e Baixa Grande, no Caji, por volta das 4h da manhã. A Prefeitura, por meio da Settop (Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública) e da Defesa Civil do município, se juntou ao Corpo de Bombeiros para ajudar no resgate dos passageiros.

  20. De acordo com a Settop, devido às fortes chuvas, o local estava interditado com cones para evitar a passagem de veículos, e que o motorista do ônibus assumiu o risco ao passar pela rua.

  21. Segundo a Defesa Civil de Lauro de Freitas, o último Aviso Meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia-INMET informou a possibilidade de chuva entre 50 e 100mm/dia entre os dias 19 e 20. O pluviômetro Automático registrou acumulado de 76,94mm de chuvas nas últimas 12 horas, muito superior ao volume esperado para o período normal.