Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CONVERSA PRETA ENTRA NA PAUTA DA EXPO FAVELA MAIOR DO BRASIL EM SP

Previsão de muita chuva em Salvador neste sábado, 16
15/04/2022 às 19:05
     1. O boletim epidemiológico desta sexta-feira (15) registra 677 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 451 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 484 recuperados (+0,03%) e mais 3 óbitos. Dos 1.538.987 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.508.510 já são considerados recuperados e 29.800 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1834554 casos descartados e 330799 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 63.115 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.463.710 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10..557.894 com a segunda dose ou dose única e 5.200.342 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 855.917 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 254.944 já tomaram também a segunda dose.
                                                                                                      *****
  4. A Defesa Civil Nacional informou, nesta sexta-feira (15), que um Sistema Frontal está entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, podendo causar pancadas de chuva localmente fortes. O fenômeno atmosférico tende a avançar para o norte, devendo causar elevados volumes de chuva na região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, entre este sábado (16) até a segunda-feira (18), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

  5. O informe soma-se ao alerta divulgado na última quarta-feira (13), pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão é de que a partir deste sábado (16) até a próxima quinta-feira (21) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento. Em consequência do mau tempo, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

  6. "Nossa orientação para as comunidades que estão em áreas de risco é que mantenham a calma e sigam os alertas da Defesa Civil, encaminhadas por SMS e pelas sirenes. Caso necessário deixem imediatamente suas casas, dirigindo-se às unidades de acolhimentos previamente estabelecidas nos treinamentos dos simulados de evacuação de área", indica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

  7. O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) está em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo a intensidade de forma gradativa.

   8. A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece em plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link www. codesal. salvador. ba. gov. br/ index.php/ boletins .

   9. A Codesal também emite alertas por SMS para que o cidadão não seja pego de surpresa. Basta enviar um SMS com o número do CEP de residência para 40199 e receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

  10. O programa Conversa Preta, da Rede Bahia, está na pauta da Expo Favela, feira de negócios que dá visibilidade a iniciativas criadas por moradores de favelas do país, e acontece este fim de semana, em São Paulo. A apresentadora Luana Assiz representa a equipe do programa e a emissora no evento, na mesa “Palavra por Palavra”. A Bahia foi o terceiro estado que mais aprovou projetos, selecionando 23 empreendedores. 

  11. “Será uma oportunidade de conhecer diferentes experiências de negócios criativos nas comunidades do Brasil. Vou falar sobre o Conversa Preta, que é um projeto que amplifica as vozes das comunidades baianas. No programa, contamos histórias de pessoas que transformam o mundo e a si mesmas a partir do momento em que descobrem suas potências no enfrentamento às barreiras sociais, raciais e de gênero”, afirma Luana Assiz. 

 12. A participação da jornalista acontece sábado (15), às 14h, na Arena Golden Hall, na mesa “Palavra por Palavra” – que conta com os palestrantes Jessé Andarilho, escritor, produtor cultural e presidente do Marginow Instituto, e Salvino Oliveira, cria da Cidade de Deus, que é o primeiro secretário da Juventude da Cidade do Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Favela Holding, traz feira de negócios, conferências, palestras, mentorias e salas de pitch. 

  13. A insegurança no ambiente de trabalho é uma realidade que precisa ser enfrentada. Diversos profissionais de saúde estão sendo vítimas de agressões físicas, verbais, golpes virtuais e trabalham em locais sem a segurança adequada, deixando-os suscetíveis a roubos,  assaltos e até sequestros. Dentre tantos casos, o noticiário baiano relatou a agressão sofrida pelo médico plantonista João Couto Neres, do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso; e assaltos na Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambas, na avenida San Martin, em Salvador. 

  14. Em solidariedade aos profissionais e à população, que também sofre com as inseguranças dos locais,  a Chapa 1 - Luta Médica, que concorre às eleições do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (SINDMED), cobra da entidade sindical e de autoridades da segurança pública, a adoção de medidas que garantam a proteção dos profissionais, assim como a investigação dos casos. Para o clínico geral Francisco Magalhães, que concorre à presidência do Sindicato, a situação é deplorável e precisa ser resolvida de imediato. 

  15. “Considero inadmissível a postura de apatia do Sindicato com tantos casos acontecendo no Estado. Precisamos unir a classe médica, para cobrarmos das autoridades públicas de segurança um estudo de prevenção das ocorrências e uma participação mais efetiva das guardas municipais, Polícia Militar e Civil nas unidades de saúde. 

  16. Além disso, com o objetivo de dar apoio, acompanhar os casos e compreender esse fenômeno, a Chapa 1 – Luta Médica, propõe a criação do Observatório da Violência Contra Médicos no sindicato, sendo um instrumento de luta pela defesa da dignidade do exercício profissional”, declarou o médico Francisco Magalhães.  

  17. Apesar dos dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) apontar uma redução de 53,7% no registro de denúncias de violência contra médicos nos últimos dez anos no Estado, na capital baiana, a  diretoria do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (SINDSEPS) verificou que, em 2022, já aconteceram dez ocorrências policiais em postos de saúde do município. 

  18. Na última terça-feira (13), profissionais que atuam na rede municipal de saúde de Salvador, realizaram um protesto e iniciaram a campanha "Parem de nos agredir" para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de respeito aos trabalhadores.

  19.