Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID: AINDA EXISTEM 907 CASOS NA BAHIA; SALVADOR VOLTA À VIDA NORMAL

Lembrando que segue a vacinação contra a Covid
10/04/2022 às 18:23
   1. O boletim epidemiológico deste domingo (10) registra 907 casos ativos de Covid-19 na Bahia, mantendo o número abaixo de mil pelo segundo dia consecutivo. Nas últimas 24 horas, foram registrados 35 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,00%) e 76 recuperados (+0,01%) e mais 5 óbitos. Dos 1.536.798 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.506.118 já são considerados recuperados, e 29.773 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.828.094 casos descartados e 329.854 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 63.055 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.450.972 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.543.817 com a segunda dose ou dose única e 5.083.271 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 839.858 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 222.774 já tomaram também a segunda dose.
                                              *****
  4. Na manhã deste sábado (9), a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, visitou as instalações do Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), que passará por intervenções estruturais e terá o perfil redefinido para integrar a Rede Estadual de Saúde. Acompanhada do prefeito Luiz de Deus e de gestores municipais, a secretária mapeou as principais demandas da unidade a fim de ampliar o atendimento à saúde da população com mais serviços, infraestrutura e qualidade assistencial.

  5. Para Adélia, é interesse do estado garantir a descentralização da saúde através da ampliação da rede de assistência e prestação de serviço. “Hoje nós discutimos a gestão do HMPA e nosso objetivo é ter o Estado presente, ampliando a realização de cirurgias e compondo uma oferta de serviços para atender os munícipes de Paulo Afonso e pacientes da região”, assegurou.

  6. Após a visita, a secretária e a equipe técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) se reuniram com o prefeito, o secretário municipal de saúde, além de lideranças da região para levantar as necessidades da unidade. “Nosso foco é estruturar o Hospital Municipal de Paulo Afonso para que ele funcione dentro da Rede Estadual, em colaboração com o município”, afirmou a titular da Saúde, Adélia Pinheiro.

  7. “Na próxima semana, voltaremos a dialogar com as equipes da Sesab o perfil assistencial de cada unidade do nosso município, bem como a melhor forma de desenhar o acolhimento e distribuição do fluxo de pacientes”, ressaltou o secretário da Saúde de Paulo Afonso, Adonel Gomes.

  8. Os moradores de Lauro de Freitas poderão contar com serviços gratuitos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), entre os dias 11 e 14, na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga. A ação faz parte do projeto “TRE em Todo Lugar”, que busca atender os cidadãos que possuem pendências com a Justiça Eleitoral ou que precisam solicitar o primeiro título. No dia 11, os serviços serão realizados das 13h às 19h, e nos demais dias, das 08h às 19h.

  9. Este é o 6º ciclo do projeto itinerante. Entre os serviços disponíveis estão o alistamento, transferência do domicílio, atualização de dados e regularização para quem não está com o título cancelado, não votou nem pagou a multa ou para quem deixou de comparecer à revisão do eleitorado. As pessoas que declararem hipossuficiência, também poderão ser dispensadas de pagar multas, em decorrência de ausência nas urnas.

  10. No dia 4 de maio, ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral, por determinação da legislação. Quem perder este prazo não vai poder votar nas eleições de 2022, que ocorrem no dia 2 de outubro. De acordo com Miguel Oliveira, chefe do Cartório Eleitoral de Lauro de Freitas, é importante que a população esteja atenta ao prazo e resolva as suas pendências. “Essa ação itinerante amplia os canais de atendimento, facilitando o acesso de todos. É muito importante que o eleitor esteja atento, procure a Justiça Eleitoral e regularize a sua situação” disse.

   11. A Justiça Eleitoral também disponibiliza um portal de autoatendimento na internet, onde estão disponíveis diversos serviços. Os interessados podem acessar o seguinte endereço: https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/

  12. Com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e promoção à saúde, a Polícia Militar da Bahia realizou neste domingo (10), a 43ª Corrida Tiradentes, uma das mais antigas e tradicionais corridas de rua de Salvador, em homenagem ao patrono da Corporação.

  13. Com saída e chegada na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), na avenida Dendezeiros, mais de 1.400 corredores profissionais e amadores percorreram 5 e 10km, nas ruas da cidade baixa. A atual edição foi formatada para ocorrer em 2020, sendo suspensa atendendo as recomendações sanitárias vigentes. À época, contava com mais de 700 inscritos e apenas 25 participantes desistiram do evento, mostrando a importância que tem a corrida para a sociedade baiana. 

  14. Para o comandante geral da PM, coronel  Paulo Coutinho, que também participou da corrida, o evento proporciona o estímulo à saúde e a congregação com a sociedade civil em geral. “A polícia militar, sempre próxima ao cidadão”, afirmou.  

  15. Para a corredora Iolanda, de 66 anos, moradora da Baixa do Bonfim, pela primeira vez participando deste evento, correr é importante para a saúde, para o vigor físico e para a beleza. “O primeiro lugar é de quem vai e tenta, que seja o último, mas o importante é chegar. 

  16. A corrida Tiradentes, que integra o calendário da Federação Bahiana de Atletismo, é promovida anualmente pela Polícia Militar através do Centro de Educação Física e Desportos da PM – CEFD e do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). 

  17. O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), autarquia federal vinculada ao Sistema Conselho Federal de Enfermagem/Conselhos Regionais de Enfermagem, abriu as inscrições de processo seletivo para contratação temporária de pessoal e formação de cadastro reserva. Os interessados devem fazer a inscrição no período de 08 a 14 de abril, a partir de formulário eletrônico disponível no site www.coren-ba.gov.br

  18. “Esse processo seletivo tem como objetivo ampliar a demanda de atendimento aos profissionais de enfermagem do estado que buscam os serviços do Conselho. É um compromisso da nossa gestão melhorar e fortalecer o atendimento, por isso abrimos essa seleção para contratação imediata”, comentou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

 19. A oportunidade é destinada à contratação temporária de cinco técnicos de nível médio para desenvolver atividades de auxílio administrativo na autarquia, além da formação de cadastro reserva. As inscrições são gratuitas. Para participar do processo seletivo é necessário experiência profissional e qualificação. A carga horária do trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração composta de salário base (R$1.212,00) acrescida de auxílio alimentação e cesta básica (R$1.227,81).

  20. São cinco vagas disponíveis para Salvador com formação de cadastro reserva para os municípios de Paulo Afonso, Irecê, Jequié, Guanambi, Alagoinhas, Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro. A seleção será realizada em duas etapas, compreendendo análise de experiência profissional, análise de currículo (qualificação profissional) e entrevista de caráter eliminatório e classificatório. O prazo de validade do processo seletivo simplificado é de 1 ano, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.