Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

APÓS 2 ANOS DA PANDEMIA, A BAHIA TEM MENOS DE MIL INFECTADOS POR COVID

Policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam 120 aves silvestres e conduziram quatro homens na Feria Livre de Simões Filho, na manhã desta sábado (9).
09/04/2022 às 18:21
     1. Depois de dois anos, o boletim epidemiológico de Covid-19 registra menos de mil casos ativos de Covid-19 na Bahia, ao todo são 953. A última vez que esse patamar havia sido registrado foi em 20 de abril de 2020, quando foram 979 casos ativos. Nas últimas 24 horas, foram registrados 476 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 524 recuperados (+0,03%) e mais 6 óbitos. Dos 1.536.763 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.506.042 já são considerados recuperados e 29.768 tiveram óbito confirmado.

  2. A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, alerta que para que os números da doença continuem reduzindo é preciso o avanço da vacinação. “Cerca de 90% da população baiana com 12 anos ou mais já iniciaram o esquema vacinal, mas há muitas pessoas ainda em atraso para completar o esquema vacinal. São 4,1 milhões de pessoas que não buscaram os postos de saúde para tomarem a segunda dose ou a dose de reforço [terceira dose]”, afirma.

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.827.857 casos descartados e 329.825 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 63.055 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Até o momento temos 11.449.927 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.538.629 com a segunda dose ou dose única e 5.075.145 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 836.514 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 224.016 já tomaram também a segunda dose.
                                                  *****
  5. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, neste sábado (9), o edital para abertura de inscrição, confirmação e atualização de informações para o auxílio permanência de estudantes nas universidades públicas estaduais. 

  6. O procedimento poderá ser feito a partir desta segunda-feira (11), no endereço, e é voltada para estudante regularmente matriculado em curso de graduação presencial, desde que não tenha concluído nenhum outro curso de nível superior, com situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

  7. Os estudantes interessados na participação do Projeto Estadual de Auxílio Permanência (Programa Mais Futuro) deverão identificar, no momento da inscrição, um dos perfis: 1) Perfil Básico - estudantes em município localizado até 100 km do campus de matrícula e frequência do curso superior, corresponderá ao auxílio de R$ 300,00; 

  8. 2) Perfil Moradia- estudantes em município localizado a uma distância superior a 100km do campus de matrícula e frequência do curso superior, e que mudou de domicílio para frequentar o curso, corresponderá ao auxílio de R$ 600; 3) Perfil Complementar: estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições de Ensino Superior ou entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos Perfis Básico e Moradia, sendo o auxílio variável e limitado aos valores estabelecidos.

  9. O coordenador de Projetos e Programas Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou da importância do benefício para os estudantes universitários. "O Governo do Estado dá continuidade a este programa que é importante para os universitários e foi fundamental, também, durante a suspensão das aulas ocasionada pelo combate à Covid-19. 

  10. Com a retomada presencial, vamos fortalecer as universidades garantindo que os estudantes com maior vulnerabilidade socioeconômica tenham seu direito de permanecer cursando o Ensino Superior em nossas universidades públicas estaduais".

  11. Médicos e médicas do estado já têm novas datas marcadas para a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) pelo período 2022-2026. A votação será realizada nos dias 24 e 25 de abril, conforme acordo homologado pela 14ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. 

  12. Nesta sexta-feira (8), representantes das três chapas inscritas e da Comissão Eleitoral tiveram uma audiência com o juiz Benilton Brito Guimarães, que definiu os passos para a realização da eleição sindical.

  13. “Temos exercido um protagonismo determinante nessas eleições. O juiz teve uma excelente postura, ouvindo nossos pleitos e definindo, inclusive, o calendário, com resolução de conflitos diversos. Se não fosse pelos posicionamentos da nossa chapa e a determinação do poder judiciário em buscar o acordo, certamente não teríamos eleições”, comemora o médico do trabalho e candidato à Diretoria de Comunicação e Cultura pela Chapa 1 - Luta Médica, Renan Araújo.

  14. Com a homologação do acordo, a eleição será realizada das 8h às 18h, de forma on-line, podendo o voto ser  registrado através do celular, tablet, computador ou notebook, em link que será disponibilizado pelo sindicato aos filiados. Cerca de 4.200 profissionais habilitados para votação devem manter os dados cadastrais atualizados no site do Sindimed.

  15. O deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) Projeto de Resolução que cria a Comissão Permanente de Legislação Participativa. “É fundamental que a Comissão de Legislação Participativa (CLP), além da formulação de leis e incidência no orçamento, dedique-se também à proteção e promoção dos direitos humanos, que esteja atenta e possua meios eficazes de atuar no combate à violência política.

  16. É fundamental que a CLP seja mais que uma comissão comum. Deve ser um observatório, uma ponte, uma instância deliberativa em permanente mobilização com os anseios populares”, justifica o proponente.

  17. A participação popular no cenário legislativo é fundamental para a construção e fortalecimento da democracia de um país. Com essa ideia na cabeça, os mandatos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de várias cidades propuseram em 14 Casas Legislativas a criação de Comissões de Legislação Participativa em suas localidades. 

  18. “Aqui na Bahia, com a aprovação do nosso projeto, teremos um espaço em que denúncias sejam recebidas, examinadas e encaminhadas; onde políticas públicas sejam fiscalizadas e avaliadas; um colegiado itinerante, que receba cotidianamente a sociedade, sem qualquer discriminação no acesso das pessoas à estrutura física do Legislativo, e que esteja presente nos territórios com a mesma frequência”, afirma Hilton Coelho.


  19. Policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam 120 aves silvestres e conduziram quatro homens, após uma operação de combate ao tráfico e comércio ilegal de animais silvestres na Feria Livre de Simões Filho, na manhã desta sábado (9).

  20. Entre as espécies apreendidas, foram catalogadas: canário da terra; papa-capim; pássaro preto; cardeal; azulão; sangue de boi; sabiá; chapéu de couro; entre outras.

  21. O comandante da Coppa, Major Sérgio Dias, afirmou que o tráfico de animais, além de prejudicar o ecossistema, também pode ocasionar à saúde humana. “Sobretudo, porque muitos animais silvestres são hospedeiros de vírus que causam doenças em humanos como a febre amarela, leishmaniose e toxoplasmose”, pontuou.

  22. Todos os suspeitos, as aves e os materiais apreendidos foram apresentados à 22ª delegacia de Simões Filho.

  23. Bolsonaro foi aplaudido por uma multidão em sua visita a Londrina, no Paraná.