Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EX-EMBAIXADORA DA UCRÂNIA DIZ QUE LULA FOI DESRESPEITOSO COM SEU POVO

X-EMBAIXADORA DA UCRÂNIA DIZ QUE LULA FOI DESRESPEITOSO COM SEU POVO
05/04/2022 às 07:02
   
  1. Um comentário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito da guerra na Ucrânia foi criticado pela ex-embaixatriz do país europeu no Brasil. Fabiana Tronenko compartilhou, em suas redes sociais, um vídeo em que o petista diz que o conflito poderia ser resolvido em "uma mesa de bar". Segundo ela, a fala foi desrespeitosa.

  2. "Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do presidente (ucraniano) Zelensky! Liberdade, Democracia e vidas, não se resolvem em uma mesa de bar", escreveu.
Continua após a publicidade

  3. Fabiana foi embaixatriz da Ucrânia no País de 2012 a 2021. Ela é mulher do embaixador Rostyslav Tronenko. No vídeo em questão, Lula sugere pedir para o presidente russo, Vladimir Putin, para o presidente americano, Joe Biden, e para líderes europeus que acabem com o conflito em curso no país do leste europeu.

  4. "A quem interessa essa guerra? A razão dessa guerra, por tudo o que eu compreendo, que eu leio e que eu escuto, seria resolvida aqui no Brasil em uma mesa tomando cerveja. Teria resolvido aqui, senão na primeira cerveja, na segunda; se não desse na segunda, na terceira; se não desse na terceira, até acabarem as garrafas a gente ia fazer um acordo de paz", disse o ex-presidente. Ele participava de um evento promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na última quarta-feira, 30.
                                                 *****

  5.  A relação de Natália e Eliezer no "Big Brother Brasil 22" tem dado o que falar dentro e fora da casa. Lá dentro já teve brother e sister se incomodando com a movimentação do edredom. Aqui fora também tem gente se sentindo assim. É o caso de Daniela, mãe da sister.

  6. A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti recebeu na manhã desta terça-feira, dia 5, a presidente da Ordem dos Advogados na Bahia (OAB-BA) Daniela Borges e o procurador-geral da entidade Rafael de Medeiros Mattos. Eles discutiram assuntos de interesse interinstitucional. Também participaram da reunião o chefe de gabinete do MP, promotor de Justiça Pedro Maia, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), promotor de Justiça Frank Ferrari.

  7. O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Gabriela Gomes Cerqueira Ferreira, recomendou nesta segunda-feira (4) ao Município de Filadélfia que intensifique a fiscalização para coibir a venda de bebidas alcoólicas e outras substâncias que causem dependência química a crianças e adolescentes. 
  8. Dentre as ações, o MP recomenda a divulgação, no prazo de 30 dias, de campanha de conscientização com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio de cartazes, faixas e panfletos, falando acerca da proibição de venda, entrega ou fornecimento de bebidas alcoólicas para esse público.

  9. Na hipótese de constatação de venda de bebidas alcoólicas e outras substâncias que causem dependência química a jovens, o Município deve efetuar a lavratura dos respectivos autos de infração, determinando as providências necessárias à remoção e fechamento dos estabelecimentos.

  10.  “O artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente tipifica como crime a conduta de vender bebidas alcoólicas nas ruas, praças, bares e festas, sem qualquer ação dos órgãos públicos de fiscalização”, destacou a promotora de Justiça.

  11. O MP expediu também recomendações aos donos de bares, restaurantes, lanchonetes, clubes, produtores de eventos, bailes e casas noturnas para que não vendam ou sirvam bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, sob pena de responsabilidade criminal, além da apuração de infração administrativa, o que pode resultar na interdição do estabelecimento; e que controlem, por meio da exibição obrigatória da entrega de documento de identidade ou outro documento oficial com foto, se o destinatário da bebida alcoólica que está sendo fornecida é maior de 18 anos. 

  12. A vacinação contra a Covid-19 em Salvador segue, nesta quarta-feira (6), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser morador de Salvador. Os cidadãos devem apresentar original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência de município do Estado da Bahia.

  13. Para serem vacinados, os cidadãos dos demais grupos não contemplados na estratégia “Liberou Geral”, incluindo os idosos a partir de 80 anos com a 4ª dose, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. Ainda nesta quarta (4), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.

  14. Os consumidores baianos não precisam sair de casa para pesquisar os menores preços desta Páscoa. Com o aplicativo Preço da Hora Bahia, que toma por base as informações extraídas das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), é possível economizar e buscar as melhores promoções de mais de 500 mil produtos à venda no varejo baiano, como ovos de Páscoa, chocolates, pescados e outros itens para a Semana Santa.

  15. Uma simples busca feita no aplicativo disponível para Android e IOS, ou no site precodahora.ba.gov.br, permite verificar os preços dos produtos desejados nos estabelecimentos mais próximos em um raio de até 30 Km.

  16. Ao digitar, por exemplo, "chocolate", é possível comparar os preços das diferentes marcas deste item, o histórico de preços e dia e hora em que ocorreu a última venda deste produto. Na pesquisa, o consumidor também encontra o telefone para contato e a rota para chegar até o local.

  17. A pesquisa de um ovo de Páscoa de mesmo tamanho e marca apontou uma diferença de até R$ 12 de um estabelecimento para outro. Por isso, destaca o auditor fiscal da Gerência de Sistemas da Sefaz-Ba, Felipe Abreu, vale a pena consultar o Preço da Hora antes de realizar a compra.

  18. “Sem precisar sair de casa, o usuário pode encontrar os melhores preços dos produtos que deseja e verificar os estabelecimentos mais próximos de sua residência. Desta forma, economiza tempo e dinheiro, pois já vai para as lojas que estão com os valores mais em conta”, afirma Abreu.

  19. Lançado em abril de 2020 pelo Governo do Estado, por meio da Sefaz-Ba, o Preço da Hora Bahia possui mais de 455 mil downloads efetuados em smartphones e um pico 92,8 mil usuários mensais. Além da consulta em lojas e supermercados, o app também inclui a pesquisa de medicamentos e combustíveis.

  20. A nova versão 1.2.128 do aplicativo trouxe novidades que permitem ao usuário checar a melhor hora para se deslocar ao estabelecimento escolhido, consultar as ofertas mais atraentes para seus produtos favoritos e pesquisar por faixas de preços.

  21. O botão “Melhor Hora” monitora o volume de notas fiscais emitidas ao longo do dia, indicando assim a maior ou menor presença de consumidores no estabelecimento no período entre as 7h e as 21h. A nova funcionalidade faz o cálculo com base na quantidade de notas fiscais emitidas por horário. Desta forma, antes de se deslocar para o estabelecimento, o consumidor deve consultar o aplicativo ou o site www.precodahora.ba.gov.br, obtendo no botão “Melhor Hora” o gráfico com o volume de notas emitidas pelo estabelecimento escolhido.