Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A COVID NÃO ACABOU ALERTA A PMS; HOJE, NO ESTADO, NÃO HOUVE CASO NOVO

Politicos acham que Prefeituras e Estados são deles e o pior é que são mesmo
04/04/2022 às 07:00
     1.Na Bahia, nas últimas 24 horas, não foram registrados novos casos confirmados de Covid-19. Essa é a primeira vez que não há novos registros da doença em um dia, desde a confirmação do primeiro caso no Estado, em 6 de março de 2020. Trinta e cinco casos são considerados recuperados (+0,002%) e mais 5 óbitos foram registrados.

  2. Desde o início da pandemia, dos 1.534.051 casos confirmados, 1.503.032 já são considerados recuperados, 1.288 encontram-se ativos e 29.731 tiveram óbito confirmado.

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.817.063 casos descartados e 327.880 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 62.999 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
                                             *****
  4. O subsecretário da Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), José Acácio Ferreira, entregou o cargo ao prefeito Bruno Reis (UN) nesta segunda-feira (4). Ele é irmão de Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador e pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Jerônimo Rodrigues (PT).

  5. “Vou sair pela porta da frente com a certeza de ter prestado relevantes serviços à população de Salvador. Agradeço ao prefeito Bruno Reis pela oportunidade que tive”, disse José Acácio Ferreira. 

  6. O governado Rui Costa esteve hoje (04/04) pela manhã no município de Santanópolis, onde assinou a autorização para licitação da 3ª etapa das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Feira de Santana. 

  7. A obra vai contemplar a ampliação do Sistema Produtor e Adutor do SIAA de Feira e prevê a ampliação da Estação de Tratamento de Água existente, a construção de um reservatório com capacidade de armazenar 600 m3 de água, a implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo, entre outras melhorias.

  8. Com investimentos da ordem de R$ 74 milhões, a obra será realizada com recursos próprios da Embasa e beneficiará os municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, Santanópolis, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho e Santa Bárbara, com a ampliação do volume de água. “Esta importante obra vai aumentar a capacidade de produção de água no Sistema Integrado de Feira de Santana e dará maior segurança hídrica para o abastecimento na região" explica o gerente regional Euvaldo dos Santos Neto. "E vem se somar aos demais investimentos que a Embasa vem fazendo nos últimos anos, que já ultrapassaram a marca de R$ 350 milhões”, relembra.

  9. Apesar da recente flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (4), e da redução no número de casos registrados da Covid-19 em Salvador nos últimos dias, as medidas sanitárias para prevenir a contaminação pelo vírus precisam ser mantidas. 

  10. Com o objetivo de incentivar estas medidas nos coletivos de Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em parceria com a Integra, realiza nesta semana uma ação nas estações de transbordo junto aos usuários do sistema.

  11. Durante a ação, são distribuídos panfletos com informações que reforçam os cuidados que devem ser mantidos por quem utiliza o sistema. “Foi anunciada a liberação do uso de máscaras em locais abertos, entretanto, especialmente nos horários de pico, quando há maior concentração de pessoas dentro dos ônibus, é ainda mais importante que os usuários mantenham determinados cuidados e não arrisquem sua saúde e nem do próximo”, destacou o titular da Semob, Fabrizzio Muller.

  12. A ação também é parte do acordo definido entre Prefeitura e Ministério Público para reduzir as contaminações pela Covid-19 nos ônibus de Salvador, durante os horários de pico, quando a movimentação de usuários é maior nas estações e nos ônibus. Além disso, também ficou definido o aumento do número de viagens em linhas de maior demanda de passageiros.

 13. “Com o avanço da vacinação e a redução do número de casos, muitas pessoas vêm se descuidando, mas ainda estamos vivendo uma pandemia e, até que as autoridades sanitárias considerem seguro, devemos manter os cuidados”, lembrou o secretário. 

  14. “É importante também destacar que aquelas pessoas que porventura apresentem sinais gripais, que procurem um atendimento médico imediatamente e, assim, sejam orientados por um profissional de saúde e possam adotar os procedimentos necessários para tratar a doença”, pontuou Muller.

  15. A ação é realizada nos horários de 7h às 8h e das 17h às 18h, a partir desta segunda (4) até sábado (9), nas estações de transbordo da cidade. Na segunda, quarta e sexta-feira (4, 6 e 8), a atividade acontece nas estações Lapa e Mussurunga, enquanto na terça e quinta-feira (5 e 7), na Estação Pirajá e Terminal Acesso Norte. Já no sábado (9), a ação acontece apenas pela manhã, das 8h às 10h, também nos terminais Acesso Norte e Pirajá. 

  16. A vacinação contra a Covid-19 segue, nesta terça-feira (5), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser morador de Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

  17. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

  18. Para serem vacinados, os cidadãos dos demais grupos não contemplados na estratégia “Liberou Geral”, incluindo os idosos a partir de 80 anos com a 4ª dose, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. Ainda nesta terça (5), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.

  19. Os políticos acham que as Prefeituras e os Estados são deles e nomeiam parentes à mão cheia. Quando acontece mudanças em bases governistas a gente fica é sabendo de coisa, de imrãos e parentes de políticos que deixaram os cargos e já se engajaram em outros. 

  20. É fantástico ou não é?