Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID: METADE DA POPULAÇÃO DE SALVADOR JÁ NÃO USA MÁSCARA NAS RUAS

Número de infectados pela Covid na Bahia é de 1.299
30/03/2022 às 12:30
     1. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (30) registra 1.299 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 877 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 852 recuperados (+0,06%) e mais 12 óbitos. Dos 1.531.824 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.500.825 já são considerados recuperados e 29.700 tiveram óbito confirmado. Uso da máscara segue obrigatório, mas, em Salvador, nas ruas, metade da população não usa.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.809.487 casos descartados e 327.485 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 62.926 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.459.535 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.501.681 com a segunda dose ou dose única e 4.794.220 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 799.999 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 146.457 já tomaram também a segunda dose.

  4. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com idade igual ou superior a 80 anos, nesta quinta-feira (31). Para ter acesso ao imunizante, o idoso deve ter um intervalo de quatro meses do recebimento da 3ª dose, ou seja, estão habilitados aqueles que tomaram até 30 de novembro de 2021. A ação acontece das 8h às 16h.

  5. A abertura do novo ciclo será realizada pelo titular da pasta, Decio Martins, a partir das 11h, na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Santa Clara, no bairro de Brotas, com a imunização coletiva de 30 idosos residentes do local. Outras casas de repouso da capital baiana também serão contempladas com a vacinação ao longo dos próximos dias.

  6. Ainda nesta quinta (31), a estratégia “Liberou Geral” prossegue com a para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, residentes em todo o estado. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município da Bahia.

 7. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

 8. Os cidadãos dos demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. Ainda nesta quarta (30), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS. Todos estes públicos também serão atendidos, das 8h às 16h.

  9. O PCdoB nasceu para ser muleta na Bahia e assim continuará.

  10. A data de pagamento do IPVA para os automóveis com placas de final 1, que terminaria nesta quarta-feira (30), foi prorrogada para o dia 4 de abril, em função de uma instabilidade no sistema que impossibilitou a escolha da opção de parcelamento pelos contribuintes. A nova data é válida tanto para pagamento da cota única com 10% de desconto quanto para quitação da primeira das cinco cotas do imposto.

  11. Não houve alteração porém da data para pagamento do IPVA 2022 dos automóveis com placas de final 2, que termina nesta quinta-feira (31) para quitação da cota única com desconto ou pagamento da primeira cota. As demais datas do calendário do imposto permanecem as mesmas. Para realizar a operação, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

  12. As informações do IPVA estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica, ou via 0800 071 0071 e faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

  13. A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promove, nesta quinta-feira (31) às 10 horas, rodas de conversa com o tema 'Saúde e Alimentação', no Restaurante Popular Cuidar Pau da Lima, localizado na Avenida Aliomar Baleeiro, 73.

  14. Serão três rodadas, com dez minutos de duração, para um público médio de 150 pessoas por vez, com acesso gratuito e prioridade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Durante o evento, que marcará o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, haverá a distribuição de folders informativos sobre saúde alimentar aos participantes.

  15. “Esperamos atingir 500 quinhentas pessoas com a atividade, que é o público diário do equipamento", explicou Wilson Neto, titular da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), palestrante nas rodas de conversa.

  16. A propósito da data comemorativa, Neto ainda destaca que as principais ações da Cosan são as de educação alimentar e nutricional, bem como a oferta de refeições nutricionalmente equilibradas, para a população na capital baiana. 

  17. Uma chapa moderna e representativa. Essa é a avaliação que o líder da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), faz sobre a composição da majoritária governista para disputa das eleições de 2022. 

  18. Hoje (30), foi anunciado o último nome que faltava para fechar o grupo encabeçado por Jerônimo Rodrigues, o do presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), para vice governador. A oficialização das pré candidaturas da base acontece amanhã (31), às 14h, em Salvador, durante um evento que terá a presença de Lula. 

  19. “Estou satisfeito com a escolha de uma pessoa jovem na idade e nas ideias. Agora, temos um nome do interior (Jerônimo), outro da capital (Geraldo Jr) e, no Senado, contamos com a experiência do amigo e atual senador Otto Alencar (PSD). Temos um histórico de grupo, de vitórias, e a certeza de que cuidamos da Bahia melhor do que todos os anos anteriores a 2006”, declarou o parlamentar petista.

  20. Instituto Geográfico e Histórico da Bahia faz homenagem a Cid Teixeira, na quinta, 31, 19h.