Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOBRE A FOTO DA SEMANA DIZ LEÃO: IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

Neste domingo morreu somente uma pessoa de Covid na Bahia
27/03/2022 às 12:23
     1. O boletim epidemiológico deste domingo (27) registra 1.346 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 48 horas, foram registrados 1.046 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%), 1.130 recuperados (+0,08%) e mais 01 óbito. Dos 1.530.054 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.499.050 já são considerados recuperados e 29.658 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.804.566 casos descartados e 326.929 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 62.891 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.490.956 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.499.271 com a segunda dose ou dose única e 4.705.656 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 790.002 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 116.703 já tomaram também a segunda dose.
                                                  *****
  4. O vereador Alexandre Aleluia se filia ao PL e será candidato a deputado federal.

  5. O deputado federal Cacá Leão chamou o secretário de Relações Institucionais do governo, Luiz Caetano, de "sonhador", neste domingo (27), após o petista afirmar que "70 prefeitos do PP" apoiariam a candidadura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia. "Não participou do processo, tem falado bobagem sobre o rompimento e agora anda fantasiando sobre nossos prefeitos", disse o parlamentar do Progressistas.

  6. Sobre a foto em aparecem João Leão, Lula da Silva e Rui Costa, disse Leão no twitter: "Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras,m né. Bom domingo. 

 7. Qual a narrativa apresentada por Jabes Ribeiro (PP): “ACORDO SELADO COM A PRESENÇA DE LULA. RUI SENADOR E LEÃO CONCLUIRIA O MANDATO. REUNIÃO NO INSTITUTO LULA EM SÃO PAULO, EM 16/02/2022”, diz o texto do post de Jabes.

 8. Com a foto, tirada no dia 16 de fevereiro, na sede do Instituto Lula, em São Paulo, Jabes buscou comprovar que, ao contrário do que diz o governador, o acordo foi selado entre eles, na presença, inclusive, do líder maior do petismo, o presidenciável Luis Inácio Lula da Silva.

 9. Em alusão à campanha de conscientização e combate ao Câncer do Colo de útero, conhecida como “Março Lilás”, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) promoverá uma semana de alerta, realizando um mutirão de preventivos ginecológicos, em mulheres que nunca tenham feito o exame ou que tenham realizado há mais de três anos. A ação será iniciada nesta segunda-feira (28) e segue até o dia 02 de abril. O público interessado deve se dirigir às Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

 10. A atividade será direcionada para mulheres dos 25 aos 64 anos. De acordo com dados do IBGE, Lauro de Freitas possui mais de 56 mil mulheres nessa faixa etária. Sendo que, 39.704 mulheres, cadastradas no Programa de Saúde da Família, ainda não fizeram o preventivo ginecológico neste ano. Atenta a estes números, a Secretaria identificou a necessidade de incentivar a realização dos exames.

  11. “O preventivo é fundamental. Queremos chamar a atenção da população para este assunto tão sério. Com o objetivo de diminuir a mortalidade por causa do câncer no colo do útero, iremos fazer o mutirão. A expectativa é que inicialmente, alcancemos aproximadamente 7.500 mulheres. As demais serão atendidas ao longo do ano, com agenda programada das Unidades Básicas de Saúde”, relatou Hadson Namour, superintendente da Atenção Básica da Sesa.

  12. O mutirão acontecerá de segunda a sexta, das 07h às 15h, e aos sábados, das 08h às 12h. As mulheres interessadas devem apresentar documento com foto e CPF.

  13. Clarindo Silva lança, no próximo dia 29 de março, das 18h às 21h, na Livraria Escariz, no Piso L2 Central, no Shopping Barra, o sucesso editorial “Conversa de Buzú”, livro que reúne conversas e situações muitas vezes escabrosas, registradas pelo jornalista, escritor e poeta Clarindo Silva a partir do eu ouviu transitando de ônibus em Salvador.

  14. São cinquenta crônicas, apresentadas em textos curtos, destacando diálogos que, trazendo a privacidade de histórias pessoais e íntimas para o ambiente coletivo e comum do interior dos “buzús” - como são chamados os ônibus pelos soteropolitanos -, desvelam sentimentos, impressões, vivências e tensões da vida cotidiana da capital baiana. A linguagem popular do povo baiano, que se desloca entre bairros, diariamente, junto a “motôs”, “cobras” e ambulantes, se evidencia no título: a conversa só poderia ser mesmo de “buzú”.

 15. A semana do aniversário de 473 anos de Salvador começa com mais duas importantes ações da Prefeitura: a entrega da nova estrutura do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eloyna Barradas, na Ribeira, e a apresentação do Plano de Bairros de Itapagipe. 

  16. As ações acontecem nesta segunda-feira (28), às 9h, no próprio Cmei, na Rua Clóvis de Almeida Maia, 33 (próximo ao Estaleiro da Ribeira), com as presenças do prefeito Bruno Reis e de gestores municipais.

  17. A estrutura antiga e em situação precária do Cmei Eloyna Barradas deu lugar a um imóvel em alto padrão, mais moderno, bonito, confortável e com equipamentos atualizados. Além disso, possibilitou a ampliação de 142 para 490 vagas, voltadas a crianças de 2 a 5 anos.

  18. Já o Plano de Bairros de Itapagipe foi construído pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em conjunto com a comunidade da região, e reúne 243 propostas para o desenvolvimento integrado e sustentável dos 14 bairros que integram a região. 

  19. O documento é um dos instrumentos previstos pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e tem como intuito a melhoria na qualidade de vida das pessoas e comunidades, na conservação ambiental, na elevação dos padrões do ambiente construído e na apropriação das oportunidades econômicas e culturais pelos moradores, trabalhadores e visitantes.

  20. A vacinação contra Covid-19 segue nesta segunda-feira (28), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª e 2ª doses em pessoas com 12 anos ou mais, além da 3ª dose para cidadãos com 18 anos ou mais, independentemente de ser morador de Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

 21. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

  22. Os cidadãos dos demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. Ainda nesta segunda (28), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.