Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SINDPOC SUSPENDE GREVE NA POLICIA CIVIL BAHIA APÓS ABERTURA DE DIÁLOGO

Deputado Bacelar deixa o Podemos para ingressar no PV com o anúncio de que seu partido apoiará Neto.
24/03/2022 às 20:21
   1. O Governo do Estado da Bahia decidiu abrir um diálogo com os Policiais Civis, dessa forma, a greve que estava prevista para acontecer nesta sexta – feira (25/03) foi suspensa. A partir das 15h, na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) será realizada a primeira rodada de negociação entre os servidores e o estado.  

2. “Foi uma grande vitória para o nosso movimento. Agradecemos o bom senso da gestão estadual, nos chamando para o diálogo", diz a nota do Sindpoc. 

3. Vamos sentar à mesa e apresentar as nossas demandas ao governo. O nosso foco é a regulamentação da Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado da Bahia, nº 11.370/2009, em seu artigo 46, parágrafo 1º, no que tange ao salário de nível superior, essa é a nossa reivindicação, e disso não abriremos mãos. 

4. No entanto, o gesto do governo já é um alento e esperança para a categoria”, afirmou Eustácio Lopes.
                                                  ******
5. Um dos principais equipamentos esportivos da Prefeitura de Salvador, o Centro Integrado de Esportes (CEI) Armindo Biriba, em Itapuã, será gerido pelo Instituto Dani Alves e permitirá que a capital baiana tenha um espaço dedicado à descoberta de talentos juvenis do esporte. 

6. O convênio será assinado nesta sexta-feira (25), no próprio equipamento esportivo, situado na Rua da Ilha, 364, Itapuã, com as presenças do prefeito Bruno Reis e de representantes do instituto. Também está prevista a presença do jogador da Seleção Brasileira, Daniel Alves.

7. Por meio da parceria, o CEI Armindo Biriba vai promover o desenvolvimento da infância e da juventude na capital baiana, beneficiando o público de 7 a 17 anos com programas e atividades voltadas não apenas ao esporte, mas também a promoção de educação, saúde e cidadania. O Instituto Dani Alves vai colaborar com a gestão do projeto, mão de obra de professores, auxiliares e administrativos, além de todo suporte necessário para o crescimento dos jovens atletas.

8. Maqueila Santos Bastos, amiga da esposa de Leandro Troesch, encontrado morto em uma pousada de luxo em Jaguaripe, no baixo sul da Bahia, foi presa nesta quinta-feira (24) em Sergipe, de acordo com reportagem da TV Bahia. Ela teve a prisão temporária decretada no dia 14 de março.

9. Maqueila respondia em liberdade a processos por estelionato e fez amizade com Shirley, esposa do empresário, durante a prisão. Ao ser liberada pela Justiça, ela trabalhou na pousada Paraíso Perdido.

10. Além da morte de Leandro, a polícia também investiga se Maqueila teve participação na morte de Marcel da Silva Vieira, conhecido como Billy. Ele era funcionário de Leandro, e era considerado pela polícia testemunha chave para esclarecer as circunstâncias da morte do empresário.

11. Partido do pré-candidato à presidência da República, Sérgio Moro, o Podemos oficializará apoio à pré-candidatura de ACM Neto ao Governo do Estado em evento nesta quinta-feira, no Edifício Tomé de Souza. 

12. O evento contará com a presença da presidente nacional da sigla, a deputada federal por São Paulo, Renata Abreu. Estarão presentes também outras lideranças e parlamentares do Podemos, além de representantes do União Brasil e dos demais partidos que apoiam ACM Neto. O Podemos não tem representante na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e conta com um deputado federal pelo estado, Bacelar.

14. O Podemos será a quarta legenda a declarar apoio oficial à pré-candidatura de ACM Neto. Já estão nessa base o Cidadania, o Solidariedade e o PP, que faz parte da chapa com o vice-governador da Bahia, João Leão, como pré-candidato ao Senado.

15. Único deputado federal baiano do Podemos, Bacelar informou nesta quinta-feira, 24, sua saída do partido. Aliado do governo Rui Costa, ele vai se filiar ao PV, que negocia fazer parte de uma federação partidária com PT e PCdoB. Só lembrando que Bacelar era deputado estadual no primeiro governo Wagner e adversário do governo petista. 

16. No dia nacional dos oficiais de justiça, 25 de março, a categoria tem pouco o que comemorar. Sobrecarregados e tendo que cumprir muitos mandados que ficaram represados com a pandemia, os oficiais de justiça estão reivindicando abertura de concurso público já! 

17. De acordo com informações passadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), datadas de 14 de março deste ano, em resposta ao requerimento da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores da Bahia (AOJUS-BA) do ano passado, a quantidade de cargos de oficial de justiça, prevista na lei de estrutura administrativa do órgão estadual, é de 2.434, sendo que ocupados estão 1.542. O déficit é de 892 vagas. 

18. A ausência de concurso público para preenchimento de vagas de oficial de justiça, desde 2006, fez com que entidade classista solicitasse ao TJBA dados para quantificar e avaliar a qualidade do serviço prestado pela categoria. O requerimento se baseia na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011).  

19. De acordo com Itailson Farias, presidente da AOJUS-BA, a ideia é sempre a parceria. “Com as respostas, esperamos poder contribuir de forma efetiva, também na elaboração de ações estratégicas que visem melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos oficiais de justiça e sua qualificação, assim como na elaboração de políticas públicas de segurança para este grupo, cuja atuação se concretiza extramuros forense, nos exatos locais onde o conflito social se instala; e invoca a manifestação do estado pela prestação jurisdicional para a pacificação social”.  

20. “Queremos que o Tribunal de Justiça da Bahia adote as providências necessárias para preenchimento dessas vagas, visto que temos colegas que estão contando os dias para pedir aposentadoria, com medo das reformas trabalhistas e administrativas”, disse Farias. A entidade destaca que, por conta da falta de concurso, a categoria está envelhecida, sendo que muitos já não aguentam o desgaste do trabalho na rua, e já existem comarcas sem esses servidores.  

21. Dentre as informações solicitadas ao TJBA pela entidade classista estão: carreira e estrutura organizacional, quantidade de oficiais de justiça e suas habilidades acadêmicas, além de segurança da categoria, treinamento e qualificação, faixa etária, produtividade, entre outros.