Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER DIZ QUE LULA VIRÁ DIA 31 A SALVADOR PARA REFERENDAR JERÔNIMO

O senador Wagner garante que agora vai e será dia 31 de março o lançamento de Jerônimo com Lula
22/03/2022 às 20:19
   1. O boletim epidemiológico desta terça-feira (22) registra 1.405 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.105 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%), 1.229 recuperados (+0,08%) e mais 25 óbitos. Dos 1.525.657 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.494.626 já são considerados recuperados e 29.626 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.795.360 casos descartados e 326.508 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste terça-feira. Na Bahia, 62.781 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.426.021 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.454.274 com a segunda dose ou dose única e 4.492.546 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 763.280 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 96.838 já tomaram também a segunda dose.        
                                                   *****
  4. Uma manifestação de rodoviários e ex-funcionários da Concessionária CSN, do sistema de transporte público de Salvador, está deixando o trânsito lento no Centro da capital baiana na tarde desta terça-feira, 22. Após ter fechado o acesso de ônibus na Estação da Lapa, o grupo segue em caminhada nas imediações do Politeama e Vale dos Barris.

  5. Na Lapa, os manifestantes bloquearam a entrada e saída dos veículos, impedindo a circulação. Com isso, os passageiros precisaram seguir a pé ou encontrar outro meio de locomoção.

  6. Em seguida, eles saíram em direção aos Barris, onde ocupam uma via. De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o trânsito na região está lento.

  7. O senador Jaques Wagner anuncia no seu twitter que a vinda do ex-presidente Lula da Silva para referendar a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues a ao governo da Bahia seria dia 31 de março. Como já foram pré-anunciadas várias datas e não aconteceu vamos aguardar para ver se a informação passada pelo senador será real. Dia 31 de Março é uma data agíaza, pois, foi nesta data em 21 de março de 1964 que aconteceu um golpe de estado no Brasil levando ao poder o marechal Castelo Branco.

  8. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, o golpe já está completando quase 60 anos que se iniciou e 40 que findou, mas, há sempre uma lembrança nefasta. Mas, como a informação partiu do senador Jaques Wagner, o político baiano do PT mais ligado a Lula, o benbeplácito de Lula a Jerônimo será dia 31.

  9. A vacinação contra a Covid-19 segue em Salvador, nesta quarta-feira (23), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª e 2ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais. Todos devem ter Cartão SUS vinculado a algum município da Bahia.

 10. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

 11. Os cidadãos dos demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Ainda nesta quarta (23), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.

 12. Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

 13. Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

14. Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

 15. Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

 16. Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

 17. Imunossuprimidos - 4ª dose: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia. Além disso, é necessário, obrigatoriamente, estar com o nome no site da SMS, no link www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ gruposprioritariosvacinacao/.

 18. Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

 19. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e as escolas da rede estadual de ensino realizaram diversas atividades pedagógicas alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, dia 22 de março. A data traz uma reflexão a respeito da importância da preservação e conservação dos recursos hídricos para a sobrevivência dos seres vivos. Dentre as atividades promovidas, se destacaram visitas a rios, aulas de campo, live e discussões sobre a temática.

20. No município de Cipó, os estudantes do Colégio Estadual Professora Ivone Victor Fernandes Santos visitaram o Rio Itapicuru durante uma aula de campo interdisciplinar, na qual abordaram sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, nas salas de aula, eles interpretaram músicas temáticas de artistas como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Guilherme Arantes, bem como discutiram sobre a Declaração Mundial dos Direitos da Água, redigida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

21. O estudante David Souza, 16, 2º ano do Ensino Médio, que estuda na unidade escolar, disse que gostou muito das atividades, pincipalmente da visita ao rio de sua cidade. “Foi muito bom sair da escola e ter uma aula diferente, em contato com a natureza. É muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da água, pois um dia ela pode acabar”, comentou.