Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRUNO REIS DIZ QUE O MORAR MELHOR RESGATA DIGNIDADE DAS PESSOAS

Policial investigado por crime de tortura é preso em Juazeiro da Bahia segundo nota do MPBA
21/03/2022 às 20:17
    1. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (21) registra 1.554 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 35 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,00%), 95 recuperados (+0,01%) e mais 17 óbitos. Dos 1.524.552 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.493.397 já são considerados recuperados e 29.601 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.792.811 casos descartados e 326.459 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste segunda-feira. Na Bahia, 62.763 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.419.384 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.454.464 com a segunda dose ou dose única e 4.451.300 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 751.051 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 80.406 já tomaram também a segunda dose.
                                                *****
  4. Fernanda Montenegro tem razão quando diz que estamos nas 'catacumbas', porém, ainda vivos. O presidente Lula quer um representantes da Opus Dei da Igreja Católica na sua vice; e Bolsonaro sinaliza Braga Neto representante dos militares.

  5. Na Bahia, está em aberto. Fala-se no deputado Alex Lima, PSB, na vice da base; e no deputado Marcelo Nilo na vice de Neto. Negociações e conversas estão em andamento.

  6. Essa anunciada pré-candidatura de João Roma a governador da Bahia estaria dando água. A polarização na Bahia vai ser maior do que no Brasil.

  7. Um investigador da Polícia Civil foi preso na manhã de hoje, dia 21, em Juazeiro, durante a “Operação Istambul”, realizada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). 

  8. O policial foi preso e afastado das suas funções, de forma preventiva, pois é investigado pelo crime de tortura cometido contra um idoso, na cidade de Remanso, durante uma prisão em flagrante, que depois foi relaxada pelo juiz pela ilegalidade. O agente também foi alvo de busca e apreensão pessoal, com base em decisão da Vara Criminal de Remanso. 

  9. O caso de tortura contra o idoso de 74 anos chegou ao MP pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH). Detido com substâncias entorpecentes, no dia 22 de janeiro, o idoso precisou ser internado por conta das lesões sofridas numa unidade básica de saúde de Remanso. 

  10. Diante da gravidade dos fatos, o MP colheu depoimentos de todos os profissionais que tiveram contato com o idoso, tanto da área de segurança pública, quanto de saúde, além de seus familiares. As oitivas realizadas pelo MP e demais elementos evidenciam, neste momento de apuração criminal, que o idoso foi vítima do crime tortura cometido pelo policial civil.

  11. A operação contou com o apoio operacional da Corregedoria da Policial Civil (Correpol), da Coordenação de Operações Especiais (COE) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati). Não serão concedidas entrevistas, em respeito à Lei de Abuso de Autoridade.

  12. Amorte de Erundino Barbosa Simão, de 60 anos, o Dôta,  foi o assunto mais comentado na manhã desta segunda-feira (21), na cidade de São Sebastião do Passé, Região Metropolitana de Salvador (RMS).  Entre muitas mensagens áudios e textos compartilhadas em grupos de aplicativo, uma gravação de um parente aponta que a vítima tinha muitos inimigos do que amigos. "Sei que tem muita gente que não gosta dele, mas...", disse uma  sobrinha da vítima.  

  13. O corpo de Dôta foi encontrado enterrado, com marcas de tortura e tiros. Dôta era dono de um sítio, no assentamento Rainha dos Anjos, na zona rural. Com o que produzia , ele vendia no centro da cidade. Além disso, Dôta trabalhava em algumas fazendas. "Ele tomava conta dos gados e parece que isso também teria a ver com a sua morte. É por isso que se faz necessário  ouvir os parentes", declarou um outro policial. 

  14. Nesta terça-feira (dia 22), às 9h, o governador Rui Costa estará em Gandu, onde vai assinar ordens de serviço para a Secretaria de Infraestrutura recuperar a rodovia BA-120, no trecho até Ibirataia. Ele também vai liberar o começo da construção de uma nova unidade escolar para sediar o Colégio Polivalente, com implantação de 36 salas, laboratórios, biblioteca, refeitório, auditório, administrativo, quadra poliesportiva coberta, vestiários, campo society dotado de arquibancada e pista de atletismo. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Educação do Estado (SEC).

  15. Além disso, Rui vai autorizar a SEC a firmar convênio com o município de Gandu para construção de três quadras poliesportivas cobertas, nas escolas municipais Manoel Timóteo, Padre Vieira, e Enelice Santos Baiardi.

  16.  A comunidade de Campinas de Pirajá está sendo beneficiada com a reforma de 200 casas em situação precária, através do programa Morar Melhor. O andamento da iniciativa foi acompanhado de perto pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (21), na Travessa Simone, uma das localidades onde os imóveis passam por intervenções. Também estiveram presentes a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, e diversas lideranças municipais.

   17. Somente em Campinas de Pirajá, das 200 residências, 174 já foram reformadas ou estão com obras em andamento, e outros 26 imóveis estão com o início das intervenções programado. Na ocasião, o prefeito Bruno Reis destacou que, dentre todos as iniciativas da Prefeitura, o Morar Melhor é um dos que mais o emociona.

  18. "Este programa resgata a dignidade e reforça a autoestima das pessoas. É em nossa casa que recebemos amigos e vizinhos para um café. E não adianta reformar as ruas, a iluminação, dar saneamento, se em casa as pessoas não têm condições dignas de moradia”, declarou.

  19. O programa significou uma verdadeira transformação da vida de Hilda Sena de Andrade, 55 anos, que trabalha como copeira e reside na comunidade há 37 anos, 14 destes no imóvel reformado, onde divide espaço com duas filhas e dois netos. "Quando chovia, molhava tudo. Estragava as paredes. Com o Morar Melhor, mesmo com chuva não houve infiltrações nem outros problemas. Estamos gostando bastante e trouxe uma grande reforma para nossa casa. Eu gostei bastante”.

   20. “Pessoas como a D. Hilda não teriam condições de fazer uma reforma assim, com o salário que recebe. Então, é possível perceber que esta é uma obra que, além de mudar a cidade, transforma para melhor a vida dos cidadãos”, completou o prefeito.

  21. Há anos convivendo com goteiras e más condições sanitárias, a autônoma Alaíde Cardoso, 72 anos, mora no local desde 2017, e agora teve a casa contemplada com a troca de telhado pelo Morar Melhor. “Graças a Deus está tudo maravilhoso agora. Cheguei a perder dois guarda-roupas devido à infiltração aqui em casa. Pra gente, que não tem condições de fazer uma coisa dessas, o programa chegou em boa hora”, relatou.