Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CÂMARA DE SALVADOR HOMENAGEIA 8 MULHERES GUERREIRAS DA CAPITAL

Número de infectados pela Covid cai para 1.631 e duas mortes no estado
20/03/2022 às 10:30
     1. O boletim epidemiológico deste domingo (20) registra 1.631 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 94 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%), 159 recuperados (+0,01%) e mais 2 óbitos. Dos 1.524.517 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.493.302 já são considerados recuperados e 29.584 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.792.576 casos descartados e 326.392 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 62.763 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.420.437 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.455.523 com a segunda dose ou dose única e 4.448.453 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 745.844 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 70.449 já tomaram também a segunda dose.
                                                 *****
  5. Nesta segunda-feira (21), das 8h às 12h, a Prefeitura de Lauro de Freitas aplica a 1ª dose da vacina Janssen contra Covid-19, no público com 18 anos ou mais. Também serão vacinadas as pessoas com a 2ª dose da Janssen, acima de 12 anos, que tenham tomado a 1ª há pelo menos dois meses. Também será disponibilizada a 3ª dose do imunizante para quem tomou a 2ª há 4 meses. Serão vacinadas ainda pessoas com a 2ª dose da Pfizer as pessoas com prazo marcado até o dia 21 de março.

  6. O público que for se vacinar com a 2ª e 3ª dose, deverá apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação. Para quem for tomar a 1ª será cobrada a apresentação de documento oficial, cartão do SUS e comprovante de residência. A vacinação para todos os públicos será das 8h às 12h.

  7. A vacinação será realizada nos drivers do Ginásio de Esportes do Aracuí e no Colégio Municipal Dois de Julho, além das Unidades de Saúde da Família Irmã Dulce e Vila Nova, em Portão; Vida Nova; Tarumã e São Judas Tadeu, na Itinga; Manoel José Pereira, no Capelão, além das USFs Pe. João Abel, no Jambeiro, e Antônio Rodrigues, no Bairro de Areia Branca.

  8. Nesta segunda-feira (21), às 15h, em Jequié, o governador Rui Costa inaugura o Hospital da Criança, acompanhado da primeira-dama da Bahia, Aline Peixoto, e da secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro. A unidade, construída em forma de castelo, atenderá crianças residentes em 26 municípios da região.

  9. Ainda em Jequié, Rui visitará a Feira Cidadã, que leva serviços de saúde e cidadania para a população. Realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a 56ª edição da feira deve atender cerca de 10 mil pessoas.

  10. O governador também vai entregar a pavimentação em CBUQ no trecho entre a BR-330 e o acesso ao conjunto penitenciário estadual. Assinará ainda ordens de serviços para pavimentação em CBUQ no trecho entre os acessos a BR-330 e Jequié e para modernização dos colégios estaduais Professora Faraildes Santos, Luiz Viana Filho e Luísa Mahim.

  11. Por fim, Rui vai autorizar ordem de serviço para implantação dos sistemas de esgotamento sanitário (SES) dos loteamentos Vila Aeroporto e Vila Vitória.

  12. Artistas, agentes culturais, gestores, estudantes e pessoas interessadas em festivais de artes cênicas estão convidadas a participar do Fórum de Festivais de Teatro do Interior da Bahia, que será promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb) nos dias 23 e 24 de março, das 9h às 11h30, de forma online e gratuita, através do Facebook e Youtube da Funceb.

  13. O evento é uma ação de desdobramento do Prêmio Jorge Portugal (Lei Aldir Blanc - Bahia) e vai promover um encontro entre idealizadores/realizadores de festivais e mostras de teatro do interior do estado, com trajetórias extensas e aqueles que se consolidaram a partir do fomento da LAB. 

  14. "Após a realização dos festivais e mostras de teatro do interior com o fomento do Prêmio Jorge Portugal, percebemos a importância de realizar uma ação de desdobramento que contemple uma investigação do modo de produção desses processos", revela o coordenador de Teatro da Funceb, Guilherme Hunder. 

  15. Na ocasião, convidados que foram contemplados pelo Prêmio irão expor e debater sobre desafios, conquistas, modos de produção e atuação dos agentes culturais envolvidos na realização desses eventos, além da configuração, conceito curatorial e fomento público e privado.

  15. "Entendemos a necessidade de uma maior aproximação entre a coordenação de teatro e as equipes realizadoras desses festivais. Buscamos propor a discussão em torno de temas como gestão cultural, rotinas, técnicas de trabalho, relação com artistas, produtores, patrocinadores, apoiadores, público, suas potencialidades e dificuldades", destaca o coordenador da Funceb.

  16. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, o vereador Marcelo Maia (PMN) homenageou, durante sessão especial, oito “Mulheres Guerreiras de Salvador” com flores e uma placa alusiva a data, destacando a importância da mulher no contexto social e comunitário.

  17. “Todos os dias todas as mulheres merecem reconhecimentos e homenagens, mas hoje, em especial, selecionamos oito mulheres guerreiras por suas contribuições sociais, histórias de vida e superação para serem celebradas. Elas são exemplos de força e luta e mostram que as mulheres são capazes e merecem ocupar todos os espaços que quiserem”, enfatizou Marcelo Maia.

  18. Durante a sessão, receberam homenagens a vice-prefeita da cidade do Salvador, Ana Paula Matos - a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Bianca Torres Andrade - Vanilda Maria dos Santos Nascimento, Ialorixá do terreiro Ilê Asé Iji Atí Oyá - bem como Romilza Medrado dos Santos, fundadora e dirigente do Núcleo Assistencial para Pessoa com Câncer (NASPEC) e sacerdotisa do terreiro de umbanda Força e Luz - Tânia Souza Gomes, líder comunitária, agente de saúde e bombeira civil - Maria de Fátima Santos Santana, ministra extraordinária da Comunhão Eucarística da Paróquia Deus Menino - além de Soane Nascimento Lima, diretora do Colégio Estadual Luiz Viana - a cantora Zeni Ramos e Alda Macário, do Instituto Irmãs De Valdir.

  19. A solenidade contou também com a presença do Reverendíssimo Jurandí Dantas, pároco da Igreja Deus Menino, no Engenho Velho de Brotas.

  20. Melhora o estado de saúde do jornalista Levi Vasconcelos que sofreu infarto.