Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO DE ITABUNA QUER EMPRÉSTIMO R$150 MILHÕES DE BANCO DA BOLIVIA

Cruz das Almas anuncia que fará São João
18/03/2022 às 10:21
     1. Um empréstimo com cifras milionárias e a solicitação de transparência da operação.  É o que pede a Comissão de Legislação da Câmara de Itabuna, ao Governo Municipal, a respeito da operação de crédito no valor de U$S 30 milhões de dólares que o Município pretende contratar junto ao Fonplata, Banco de Desenvolvimento, sediado na Bolívia, segundo noticia o portal A Tarde.

  2. Na última segunda, 14, a solicitação de informações adiou a designação de relatoria do Projeto de Lei em que o Executivo busca prévia autorização dos vereadores para contratação do empréstimo. O presidente da Comissão, Manoel Porfírio (PT), declarou que a relatoria vai sair tão assim que a diligência for concluída com o envio dos dados ao órgão técnico do Legislativo itabunense. 

  3. A Prefeitura inicialmente informou que os recursos do empréstimo devem ser usados em obras de urbanização de bairros, expansão de avenidas, recomposição ambiental e reurbanização geográfica das bordas do Rio Cachoeira.
A gestão do município diz que a necessidade do empréstimo é por causa dos prejuízos na infraestrutura da cidade, causados pela última enchente do Rio Cachoeira em dezembro do ano passado. 
                                                                      *****

  4. A mulher flagrada pelo marido com um homem em situação de rua em Planaltina, no Distrito Federal, está passando por um tratamento psicológico ainda sem saber sobre a repercussão criada com o caso, disse Cleyton Costa, ex-marido dela.

  5. O professor de educação física contou, em entrevista ao Globo, que teme um possível novo episódio de surto psicótico uma vez que ela saiba que se tornou um dos assuntos mais comentados no país.

  6. "Isso pegaria qualquer um que a conhece de surpresa. A Sandra é uma pessoa de coração muito bom, sempre ajudou a família dela e quando fomos casados ela também se uniu à minha família. Isso o que aconteceu (um possível surto psicótico) provavelmente foi por ela ser uma pessoa muito emotiva, mas somente um médico pode explicar melhor", declarou Cleyton.

  7. O ex disse ainda que o personal trainer Eduardo Alves, atual de Sandra, é o responsável pelo tratamento da mulher e acompanha o inquérito policial. "Por enquanto, ela está afastada da TV e internet", diz o professor, que informou estar tentando não comentar sobre o assunto. "Posso dizer somente que ela é uma ótima mãe, uma pessoa muito boa e não merecia estar passando por isso. A preocupação é com a repercussão pois, quando ela souber, pode ser ruim para ela. Mas espero que o marido e a família dela possam dar o apoio que ela precisa para superar toda essa situação.

  8. O personal trainer Eduardo Alves, de 31 anos, conhecido por ter aparecido em imagens de câmeras de segurança agredindo um homem em situação de rua, no Distrito Federal, afirmou que a esposa foi vítima de violência sexual, pois estaria em surto psicótico.

  9. Depois de dois anos sem São João, a prefeitura de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, divulgou, nesta segunda-feira (18), as primeiras atrações confirmadas para as festanças de 2022. O evento acontecerá por cinco dias consecutivos, entre os dias 22 e 26 de junho. 

  10. As novidades foram divulgadas em primeira mão para convidados durante um almoço na Churrascaria Boi Preto nesta sexta-feira, em Salvador. Entre as atrações confirmadas estão Wesley Safadão e Maiara e Maraísa. No evento de lançamento da festa, além do prefeito Ednaldo Ribeiro, estiveram presentes artistas que vão abrilhantar o palco da cidade, como o forrozeiro Adelmario Coelho. Também esteve presente Jefinho Dias, sanfoneiro cruzalmense, que foi homenageado publicamente.

  11. Quem passar pela cidade também poderá acompanhar as apresentações de Tarcísio do Acordeon, Solange Almeida, Tayrone e outros. “Para nós, que vivemos e respiramos o São João, é um marco. Voltar a confirmar a festa, especialmente em Cruz das Almas, que sedia um festejo tão tradicional, é para celebrar de verdade. Tenho certeza que 2022 em Cruz será não apenas o melhor São João da Bahia, mas também o melhor de todo o Brasil”, conta Adelmario Coelho.

  12. O Arraiá, considerado o melhor da Bahia, acontecerá na Praça Senador Temístocles e são esperadas 200 mil pessoas em Cruz das Almas para curtir o São João. O Prefeito destacou que durante o período junino são injetados cerca de 15 milhões de reais na economia da cidade.

  13. “Passamos dois anos enfrentando uma pandemia, e agora estamos num momento propício e empenhados em fazer o nosso São João renascer ainda melhor.  Essa é a maior tradição da nossa terra, que movimenta todo o município, garantindo mais empregos e aquecendo o turismo”, comentou o gestor.

  14. Entre estrutura, som, iluminação, produção, segurança, decoração, bombeiros e outros profissionais, são mais de 1200 postos de trabalho abertos temporariamente durante o Arraiá. Considerando os meses que antecedem o São João e toda a preparação, estima-se que são abertos 5 mil postos temporários diretos e indiretos.

  15. O comércio de varejo da cidade tem um acréscimo de 30% na contratação de mão de obra temporária e um incremento de 40% do seu faturamento, no período. Já o atacado cresce principalmente em razão da distribuição de alimentos e bebidas.

  16. Quem também se beneficia com a realização da festa são os pequenos produtores locais. A agricultura familiar garante praticamente todo o escoamento de sua produção. Além disso, são mais de 200 trabalhadores ambulantes cadastrados, que faturam uma receita que sustenta as despesas de suas famílias por vários meses.

  17. O ex-governador Jaques Wagner deve coordenar a campanha de Lula. Já sumiu de andar com Rui pelo interior da Bahia. Nas últimas viagens sua foto desapareceu do cenário nas divulgações da Secom.

  18.  Ednaldo Rodrigues deverá ser o novo presidente da CBF eleito pelas confederações do esporte nos estados. O baiano que já foi laterial direito é bom articulador e alcança uma posição invejável na direção do futebol nacional por méritos próprios.

  19. Até correligionários próximos do governador Rui Costa estão estranhando seu comportamento diante do rompimento com Leão.

  20. A executiva estadual do PSB se reúne neste final de semana para decidir o comportamento na campanha de 2022.