Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA PODE LIBERAR MÁSCARA EM ABRIL; NÚMERO INFECTADOS CAI PARA 2.043

A chapa de ACM Neto ganha em humor e simpatia com a chegada de Leão
17/03/2022 às 12:09
1. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (17) registra 2.043 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 985 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%), 1.106 recuperados (+0,07%) e mais 18 óbitos. Dos 1.521.110 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.490.503 já são considerados recuperados e 29.549 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.787.652 casos descartados e 326.591 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 62.691 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Até o momento temos 11.405.233 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.443.423 com a segunda dose ou dose única e 4.351.190 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 726.176 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 55.842 já tomaram também a segunda dose.
                                          *****

4. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá vir a capital baiana na próxima sexta-feira (25) para o lançamento da chapa governista, se até lá Rui Costa conseguir escolher o candidato a vice-governador.

5. Por enquanto, a chapa governista tem o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmado como pré-candidato a governador. Além dele, o senador Otto Alencar (PSD) que tentará a reeleição. Os postos de vice-governador e suplentes de senador ainda estão indefinido.

6. A participação de Lula no lançamento da chapa governista tem como objetivo alavancar os pré-candidatos e associá-los a imagem do ex-presidente da República.

7. A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) decidiu sair do PT e estuda se filiar ao MDB ou ao Solidariedade, legenda com as quais intensificou as conversas nesta semana. Com isso, a base de suporte da candidatura de Lula à Presidência fica rachada em Pernambuco.

8. Uma das principais lideranças do partido no estado, Marília está contrariada com o que considera veto do senador Humberto Costa (PT-PE) à candidatura dela ao Senado.

9. Ele defende o nome do deputado Carlos Veras (PT-PE) para concorrer ao cargo. O problema é que, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Empetec e publicada pelo jornal Diário de Pernambuco, Veras tem apenas 1% dos votos, e Marília, 25,8%.

109. De acordo com interlocutores da parlamentar, além de Humberto Costa tentar barrar a liderança de Marília, ela considera que não tem sido respeitada pelos dirigentes da legenda e sequer é ouvida sobre a condução dos rumos políticos do partido.

11. O presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, declarou hoje (17) o "apoio integral" do partido à pré-candidatura de João Leão ao Senado Federal. Hoje  o vice-governador da Bahia e seu partido, o PP, selaram aliança política com o pré-candidato a governador e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil).

12. “João Leão é um político comprometido com as causas populares. Foi prefeito de Lauro de Freitas, ex-deputado federal e
vice-governador da Bahia. Sua experiência política e seu trânsito em Brasília serão revertidos em ações em prol da população baiana quando assumir a função de senador”, afirmou Luciano Araújo.

13. Após encontro em Brasília (DF), no último dia 8, Luciano Araújo  anunciou o apoio da sigla à pré-candidatura de ACM Neto ao Governo do Estado da Bahia. E, em nível nacional, o partido marcha com o pré-candidato a presidente Luís Inácio Lula da Silva.

14. Também estiveram no encontro o presidente nacional do Solidariedade; Paulinho da Força; Alipinho da Doce Mel, pré-candidato a deputado federal; Adriano Meireles, pré-candidato  a deputado estadual, e Luis Adriano, secretário do Solidariedade, além de outros dirigentes da sigla.

15. Nas eleições proporcionais deste ano a legenda terá 40 pré-candidatos a deputado federal e 64 a estadual.

16. A vacinação contra Covid-19 segue em Salvador, nesta sexta-feira (18), com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais. Todos devem ter Cartão SUS vinculado a algum município da Bahia.

17. O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

18. Os cidadãos dos demais grupos não incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’ devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Ainda nesta sexta (18), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.

18. Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

19. Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

20. Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

21. Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

22. Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

23. Erro grosseiro do PT atacar Leão. O "Bonitão" é o camarada mais bem humorado que existe e existia na base governista que só tem carrancudos.

24. Nos bastidores da Assembleia comenta-se que a indicação para vice-governador se couber ao PSB seria o deputado estadual Alex Lima. A deputada Lidice da Mata teria declinado o convite.