Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL PODE ALTERAR STATUS PANDEMIA PARA ENDEMIA DA COVID EM 31 MARÇO

Bahia ainda tem 2.182 casos de pacientes ativos com a Covid; hoje, 10 óbitos
16/03/2022 às 12:08
   
  1. Brasil é o terceiro país no mundo que mais aplica doses de reforço na sua população, segundo a plataforma Our World in Data, tecnologia vinculada à Universidade de Oxford. Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o País chegou a esta quarta-feira (16) a 60,5 milhões de doses de reforço aplicadas, o que corresponde a 39,78% da população acima de 18 anos, público-alvo desta etapa da campanha.

  2. O Ministério da Saúde reforça a importância da dose de reforço, uma vez que pesquisas revelaram um aumento significativo na imunidade de pessoas que tomaram uma terceira dose no braço. Uma pesquisa encomendada pela Pasta, em parceria com a Universidade de Oxford, apontou que a estratégia adotada para esta etapa da campanha amplia ainda mais a imunidade contra a Covid-19, especialmente na população idosa.

  3. Entre o público maior que 60 anos, mais de 67% tomou a dose de reforço contra a Covid-19. Já entre os idosos com idade de 70 a 74 anos, a cobertura vacinal é de cerca de 75%. “É importante que todos tomem a dose de reforço, pois esta etapa da campanha aumenta consideravelmente a proteção contra a Covid-19. O Governo Federal adquiriu doses suficientes e o Ministério da Saúde distribuiu a todos os estados e ao Distrito Federal. Não faltou vacina”, contou o ministro Marcelo Queiroga.

  4. Com o avanço na vacinação, o Brasil assiste a um cenário pandêmico mais arrefecido. Atualmente, a situação epidemiológica no País mostra tendência de queda de 40% na média móvel de casos e de 35% na média móvel de óbitos, em comparação com os últimos 14 dias. Atualmente, 91% da população acima de 12 anos tomou a primeira dose da vacina, 84,6% desse mesmo público completou o esquema vacinal.

  5. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (16) registra 2.182 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.161 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,08%), 1.321 recuperados (+0,09%) e mais 10 óbitos. Dos 1.521.110 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.489.397 já são considerados recuperados e 29.531 tiveram óbito confirmado.

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.785.815 casos descartados e 326.676 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 62.661 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

 7. Até o momento temos 11.413.080 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.444.500 com a segunda dose ou dose única e 4.310.781 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 717.445 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 50.900 já tomaram também a segunda dose.

 8. O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (16), que pretende alterar, até o dia 31 de março, o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia. O líder do Executivo nacional está na Bahia onde cumpriu agenda no Senai Cimatec e, em seguida, participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova unidade de biomagem das Obras Sociais Irmã Dulce, entidade filantrópica que atende milhares de pessoas todos os anos.

  9. "A tendência do Queiroga, que é autoridade nesta questão, tem conversado na Câmara de Deputados, parlamentares, também o Supremo, que é o órgão federal. A ideia é que até o dia 31, é a ideia dele, passar de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo", revelou.

  10. Desde março de 2020 a Organização Mundial de Saúde classifica como pandemia o cenário da Covid-19 no mundo. Em janeiro deste ano, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, emitiu alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus "não está nem perto do fim".

  11. Nesta quinta-feira (17), às 8h30, o governador Rui Costa entrega mais uma obra de contenção de encosta em Salvador. Desta vez, a intervenção beneficia moradores da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Campinas de Brotas.

  12. Em seguida, no bairro de Vila Canária, o governador fará uma visita às obras de construção de uma unidade escolar de Tempo Integral e de modernização do centro de treinamento do Esporte Clube Ypiranga.

  13. Em moção de pesar registrada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) manifestou seu protesto e dor em relação ao assassinato de Vítor Braz de Souza, mais conhecido como Vitor Pataxó, ocorrido no dia 14, segunda-feira. 

  14. “Jovem liderança do povo Pataxó do território Ponta Grande, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, aprendeu desde cedo a importância da luta, pois via na sua mãe Núbia, no seu avô cacique Jonga e na sua avó pajé Japira expressões vivas da resistência contra toda forma de preconceito, discriminação e racismo. Com apenas 22 anos, Vitor era ativista dos movimentos sociais, atuando em diversas frentes da luta Pataxó em defesa da retomada de seu território tradicional e da afirmação da cultura indígena”, afirma.

  15. Hilton Coelho avalia que “a vida de Vitor Braz foi ceifada de forma covarde, banal e violenta. O crime aconteceu dentro do próprio território indígena, em um imóvel que sediava uma festa de paredão. 

  16. Já passava das 23 horas e incomodados com o som alto, lideranças e integrantes da comunidade indígena, foram até o local para exigir da organização do evento respeito ao horário de silêncio. Foi exatamente nessa diligência que Vitor Pataxó foi baleado pelas costas por um não indígena participante da festa, sendo socorrido pela equipe da SAMU, mas não resistindo à gravidade dos ferimentos”. 
 
  17. O petismo e até o governador Rui Costa com sua declaração sobre a "faca no pescoço" querem transformar o "limão" que foi o desentendimento político entre Wagner e Rui, que gerou toda essa lambança e a mudança de Leão para um possível apoio a ACM Neto, numa "limonada". E começou a soltar notas dizendo que Leão foi bem tratado no governo e coisa e tal.

  18. Esse tipo de argumento não cola porque o mundo político tem alguma escolaridade e sabe exatamente o que aconteceu. Pode ser que, no futuro, Rui volte a ficar numa boa com Wagner, que Otto melhore seu humor, mas, por enquanto ainda é cedo. 

  19. Atacar Leão ou lançar cascas de banana em sua direção é perda de tempo. O "bonitão" é raposa velha da política e conhece tudo do ramo e não alguns imaturos petistas da Executiva que pensam que sabem alguma coisa de política e que a imprensa é boba ou vendida. 

  20. Vamos, portanto, com calma, que é possível que Wagner e Rui se acertem mais adiante com o ebeneplácito de Lula. Fora dai não ligam mais.