Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA COVID NÃO ACABOU E BAHIA AINDA TEM 2.386 INFECTADOS ATIVOS

Bahia alcançou marca de 29.501 mortos na pandemia e nesta segunda-feira foram 15 óbitos
14/03/2022 às 12:06
     1.O boletim epidemiológico desta segunda-feira (14) registra 2.386 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 47 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,003%) e 157 recuperados (+0,01%) e mais 15 óbitos. Dos 1.518.285 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.486.398 já são considerados recuperados e 29.501 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.781.549 casos descartados e 326.045 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 62.555 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.411.796 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.438.732 com a segunda dose ou dose única e 4.223.798 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 698.087 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 41.886 já tomaram também a segunda dose.
                                              *****

  4. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), inaugura nesta terça-feira (15), às 9h, a segunda unidade do SineBahia Mulher, em Salvador. O novo posto de atendimento será instalado no SAC de Cajazeiras para atender trabalhadoras do município e região. 
 
  5. Serão oferecidos os serviços de intermediação para o trabalho formal; habilitação do seguro-desemprego; cadastro na plataforma de intermediação para o trabalho autônomo - Contrate.Ba; orientação para Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital; acolhimento psicossocial; orientação trabalhista; inscrição para cursos de qualificação, além de brinquedoteca para crianças acompanhantes. 

 6. “A implantação da unidade busca fortalecer a participação feminina no mercado de trabalho através da realização de ações integradas de geração de trabalho, emprego e renda, visando melhorar a qualificação, empregabilidade e condição socioeconômica das mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das chefas de famílias que estão desempregadas e das vítimas de violência doméstica”, ressalta o titular da Setre, Davidson Magalhães.  

  7. A inauguração do serviço tem a parceria das secretarias estaduais da Administração e de Políticas para as Mulheres e integra a programação do Março Mulher da Setre, que conta com roda de conversa, lives temáticas, cursos, consultorias e palestras exclusivas para o público feminino. A primeira unidade do SineBahia Mulher funciona, desde 2019, no SAC Comércio. 

  8. O governador Rui Costa visita, nesta terça-feira (dia 15), às 9h, o município de Almadina, sul do estado, para anunciar novos projetos para a população. Rui vai assinar ordem de serviço para construção de sistema de abastecimento de água na localidade de Pancadinha, situada a 5km da sede da cidade. A obra será executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).

  9. Durante a viagem, Rui autoriza a Secretaria de Educação do Estado (SEC) a deflagrar o processo de licitação para modernização do Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho, com implantação de biblioteca, refeitório, auditório e quadra poliesportiva. 

  10. Já a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), receberá autorização do governador para firmar convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul) para construção de uma areninha campo society.

  11. O Avante do pastor Isidório, deputado federal, agora capitão PM da reserva, também desejaria a vice na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT).

  12. Da jornalista Nadja Vladi, no twitter: até agora não entendi porque o PT quer perder a eleição na Bahia.

  13. Da cúpula pepista as flechas estão sendo direcionadas a Jaques Wagner considerado o campeão da discórdia.

  14.  Os contribuintes que perderam o prazo para pagamento do IPVA 2022 com 20% de desconto, até fevereiro, ainda podem aproveitar o abatimento de 10% para quem quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. As informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica, ou via 0800 071 0071 e faleconosco@sefaz.ba.gov.br.
    
  15. Os primeiros da lista são os automóveis com placas de final 1 e 2, que podem contar com o desconto de 10% até os dias 30 e 31 de março, respectivamente. Para realizar a transação, o contribuinte deve utilizar uma agência, um caixa eletrônico ou o aplicativo e o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.
   
  16. Outra possibilidade é parcelar o IPVA em cinco vezes, sem desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em cinco vezes.

  17. Com o objetivo de proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação, o Governo do Estado ampliou os percentuais de descontos e o número de parcelas para pagamento do IPVA 2022. No caso do pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, o abatimento passou de 10% para 20%. Também foi dobrado o desconto para pagamento integral até a data da primeira cota, que mudou de 5% para 10%. Além disso, o parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano podia parcelar o imposto em três vezes.

  18. Em visita ao gabinete da Secretária Estadual de Saúde, Adélia Pinheiro, nesta segunda-feira (14), o deputado federal Waldenor Pereira se inteirou dos detalhes da programação oficial para a inauguração de unidades de saúde em Vitória da Conquista, na próxima sexta-feira, dia 18. 

  19. O governador Rui Costa vai ao município para autorizar novas obras e ações e entregar a reforma do Hospital Afrânio Peixoto – HAP, para a qual foram destinados R$ 3,8 milhões de recursos de emendas de  Waldenor e Zé Raimundo, e a ampliação da enfermaria do Hospital Geral de Vitória da Conquista-HGVC, com mais 48 leitos,  esta também com recursos de emendas deles. 

  20. “Temos muito orgulho de apoiar essas iniciativas do Governo do Estado, de fazermos parte do projeto político que na Bahia tem assegurado muito avanços; de integrar o grupo político de Lula, nosso pré-candidato a presidente, do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, e do nosso pré-candidato a governador, Jerônimo Rodrigues”, declarou Waldenor ao final da conversa com a secretária, que foi sua colega no Fórum de Reitores, pois ela foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

  21. Waldenor Pereira foi tratar com a secretária, especialmente sobre o andamento das aquisições de ambulâncias e equipamentos de saúde com recursos de emendas de sua autoria e de Zé Raimundo, visando fortalecer os sistemas de saúde dos municípios das regiões onde concentram as suas atuações políticas – Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Vale do Paramirim e parte da Chapada Diamantina.