Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MATA DE SÃO JOÃO E PORTO SEGURO LIBERAM USO DE MÁSCARAS E RUI CRITICA

Governador Rui Costa acha que os prefeitos foram precipitados na liberação do uso das máscaras
12/03/2022 às 09:22
     1. O boletim epidemiológico deste sábado (12) registra 2.665 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.490 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,10%) e 1.659 recuperados (+0,11%) e mais 14 óbitos. Dos 1.518.103 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.485.954 já são considerados recuperados e 29.484 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.780.848 casos descartados e 325.899 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 62.550 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.428.443 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.430.812 com a segunda dose ou dose única e 4.166.291 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 688.956 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 40.764 já tomaram também a segunda dose.

  4. Com a queda nos números da pandemia na Bahia e no Brasil, o próximo mês deve ser de flexibilização do uso de máscaras, mas o governador Rui Costa pede cautela para a tomada de decisões. Neste sábado (12), o governador criticou as cidades de Porto Seguro e Mata de São João que se anteciparam e já liberaram o uso do equipamento.

  5. "Essas cidades, lá atrás, em dezembro, já tinham liberado também e é por isso que essas cidades lideram o número de casos de covid. Porto Seguro é o que tem o maior número de mortes e de contaminados do estado. Graças a deus os números continuam caindo e não é por mais 10 ou 15 dias que a gente vai mudar alguma coisa", analisou.

  6. Ainda segundo Rui, é preciso ter cuidado com as pessoas. "Vamos ter cuidado e paciência. O que a gente busca quando fala de vida humana é segurança. o que custa esperar um pouco mais para demonstrar que os números estão caindo?", questionou.

  7. Nessa sexta-feira (11), o governador anunciou que em abril o uso de máscaras em ambientes abertos pode ser dispensado, caso os números continuem em queda. Neste sábado, ele afirmou que o equipamento em ambientes fechados também pode ser flexibilizado. "Se os números continuarem caindo de forma consistente em mais 15 dias [após liberar em ambientes abertos], a gente pode avaliar liberar em ambientes fechados", disse.

  8. Seguindo a tendência de cidades como Belo Horizonte, Porto Seguro, Brasília, Rio de Janeiro e estados como Santa Catarina, Maranhão e Mato Grosso do Sul, o Município de Mata de São João também liberou, através do Decreto Nº 128, publicado na última quinta-feira (12), o uso de máscara de proteção em locais abertos.

  9. A medida, que tem validade até 24 de março, se justifica pela queda vertiginosas nos casos de contaminação pela doença na cidade. De acordo com o boletim epidemiológico de ontem (11), o município tem 4 pacientes em tratamento domiciliar e 3 internados.

  10. A medida também leva em consideração o avanço da imunização contra a doença no município, que já aplicou mais de 96 mil vacinas na população, que é de cerca de 46 mil habitantes.

  11. Os baixíssimos índices de ocupação de leitos de UTI-COVID-19, além das quedas da média móvel de novos casos confirmados, da média móvel de casos ativos e da taxa de transmissão também motivaram a decisão da gestão municipal.

  12. O decreto mantém a proibição de festas ao ar livre para qualquer quantidade de pessoas e amplia o limite de público em eventos fechados, para 8 mil pessoas, seguindo as medidas do Governo do Estado.

  13. O Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia), representante de mais de 2.400 postos de combustíveis, responsável por mais de 40 mil vagas de emprego e cerca de 30% da arrecadação do ICMS do Estado, comemora a aprovação pelo Congresso Nacional, nesta sexta (11/03), da PLP 11/2020 que regulamenta a monofasia do imposto sobre os combustíveis.

  14. O Projeto de Lei garante que a cobrança do imposto ocorra uma única vez na produção ou importação e para o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, além de simplificar a cobrança, facilitar a fiscalização e reduzir a sonegação do tributo, torna a competição mais igual no setor de combustíveis.

  15. “A alteração no modelo de cobrança do ICMS era um desejo das distribuidoras e dos postos de combustíveis e significa uma importante conquista do segmento”, comenta Tannus.

  16. Em convenção partidária realizada de maneira remota na manhã deste sábado (12), Roberto Freire foi reconduzido ao cargo de presidente nacional do Cidadania após aclamação dos 317 integrantes do diretório do partido. 

  17. Para Joceval Rodrigues, vereador de Salvador e presidente do Cidadania na Bahia, a recondução de Freire ao cargo represente a continuidade do crescimento da sigla em todo o território baiano.

  18. “A recondução de Roberto Freire é um ponto crucial para que o Cidadania continue crescendo na Bahia. Nosso partido tem realizado um papel de protagonismo nos últimos anos em nosso estado e estamos com grandes expectativas de demonstrar os frutos desse trabalho com um resultado expressivo nas urnas em outubro”, explicou Joceval.

  19. Deputada federal Lidice da Mata completa 66 anos de idade, hoje, e diz que seguirá na política como candidata à releição. Nada de aposentadoria. Renovação no PSB fica pra depois.

  20. Quem também é candidata a reeleição é a deputada federal AlicePortugal, do PCdoB, ao lado do também eterno deputado Daniel Almeida. Olivia vai ter muito que esperar.